• Marcas Inesquecíveis 2018 09/04
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Cocal de Telha

18 de abril de 2018

2º Desafio dos Amigos movimenta Cocal de Telha neste fim de semana

Haverá entrega de materiais esportivos e sorteio de uniformes completos para os clubes amadores de Cocal de Telha

Acontecerá no Ginásio Poliesportivo Prefeito Raimundo Anísio em Cocal de Telha na manhã deste Domingo, dia 22 de Abril, a partir das 8 horas da manhã, a 2ª Edição do Desafio de Futsal dos Amigos. O evento movimentará o primeiro domingo dos Festejos de São José Operário.

Organizado por Rodrigo Ibiapina, o evento reunirá as equipes dos Amigos da Polícia e a Seleção Master de Cocal de Telha. Na oportunidade será distribuido materiais esportivos aos clubes amadores do município e ainda haverá sorteio de um uniforme completo.

O Deputado Federal Capitão Fábio Abreu, Deputado Estadual Antônio Félix e o Deputado Estadual Marden Meneses, já confirmaram presença e na disputa de futsal. Diversas lideranças como a Vereadora Karyne do Rodrigão, Prefeita Ana Célia, Vice-Prefeito Kilson Oliveira e diversas lideranças políticas se farão presentes no evento.

A expectativa é muito grande e de ginásio cheio de torcedores. Temos uma programação prevista a partir das 8 horas da manhã com amistoso de futsal organizado pela Secretaria Municipal de Esportes. Em seguida haverá o Desafio de Futsal e depois será a entrega dos materiais esportivos e sorteio da equipe. No ano passado a equipe do Juventude ganhou e recebeu um uniforme completo e todos receberam uma bola de futebol profissional.

17 de abril de 2018

Cocal de Telha instala Comissão Intersetorial do Selo Unicef

No encontro foi assinada pela Prefeita Ana Célia a portaria de posse da Comissão Intersetorial municipal para o Selo Unicef.

Na manhã desta Quarta-Feira, 16 de Abril, reuniu-se na Sala de Reunião da Prefeitura de Cocal de Telha os representantes dos órgãos e entidades que estarão representados na Comissão Intersetorial do Selo Unicef Edição 2017 – 2020.

O encontro foi aberto pela Articuladora do Selo Unicef Professora Joelma Bona que saudou todos os presentes e falou sobre o objetivo da reunião. O Professor Marcelo Barros, Coordenador de Comunicação do Programa Prefeito Amigo da Criança e do Selo Unicef, apresentou aos presentes as metas, indicadores e a missão do município de Cocal de Telha. Na oportunidade ainda foi realizado uma explanação e discussão sobre os indicadores sociais do município. No final a Prefeita Ana Célia assinou a portaria de composição da Comissão Intersetorial.

A Prefeita Ana Célia solicitou de todos os envolvidos e especialmente aos secretários municípios, todo o empenho possível para atender as demandas orientadas pela Comissão Intersetorial. Já está na hora de Cocal de Telha ganhar o Selo Unicef e para alcançar essa honra, depende somente de nossas ações em garantir com eficiência os direitos de nossas crianças e adolescentes. Disse confiante a Prefeita Ana Célia.

O Selo Unicef – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que a cidade conquista pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

Iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o Selo estimula os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODMs. Esta edição do Selo Unicef contempla a realização de dois fóruns comunitários, o primeiro realizado ainda neste semestre, e a criação dos Nucas como atividades obrigatórias.

Cocal de Telha irá receber recursos para investir em projetos

Duas entidades devem serem beneficiadas com recursos para investir em projetos produtivos.

A Associação Comunitária do Povoado Lagoa Alegre em Cocal de Telha que se dedica a produção de cajuína recebeu nesta Terça-Feira(17) uma equipe técnica formada por Raimundo Soares, Consultor do Progere II em cadeias produtivas e o Lucas Gomes da Regional da Emater além de Cleudiane Marques, chefe do Escritório da ADAPI em Cocal de Telha e Francisco Costa, Presidente da Associação Comunitária.

A Reunião teve como objetivo apresentar a comunidade o Progere (Programa de Geração de Emprego e Renda) além de esclarecer sobre a obtenção de recursos para investimento locais e verificar em loco a documentação básica necessária para aquisição dos investimentos pela associação. A iniciativa proporciona impulsionar a economia da comunidade e das famílias que serão atendidas. A proposta do Progere é investir cerca de 150 mil reais em projetos mantidos pelas associações comunitárias do município. Segundo informações cerca de duas entidades devem receber o investimento.

A Prefeitura de Cocal de Telha vem buscando firmar parcerias para fortalecer a agricultura familiar e a geração de renda contemplando os pequenos empreendedores com apoio na construção de projetos e principalmente na formação. O resultado da parceria efetivamente conquistada que traz resultados positivos é Proger através da Emater. Disse a Prefeita Ana Célia.

02 de abril de 2018

26 de março de 2018

22 de março de 2018

Cocal de Telha implantará projeto internacional em defesa das mulheres

Uma Missão do Banco Mundial e Oxford Policy Management (OPM) estiveram na cidade para dar início à implantação do projeto.

Nos últimos anos a cidade de Cocal de Telha vem desenvolvendo dezenas de ações relacionadas ao combate da violência contra a mulher. O município foi pioneiro na implantação do projeto Lei Maria da Penha nas Escolas. O trabalho em Cocal de Telha fez o município construir uma rede de proteção criando o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

Na manhã desta Quinta-feira(22) o município recebeu uma missão do Banco Mundial e da Coordenadoria Estadual com objetivo de apresentar um projeto que está sendo executado no pais africano da Uganda e que no Brasil será implantado no estado do Piauí, Teresina e Cocal de Telha foram escolhidas.

Estiveram participando do encontro os representantes da rede de proteção cocatelhense e representantes da Oxford Policy Management (OPM) Roberta, Consultora Local, e Terry Roopnarame, Coordenador do projeto SASA e de Layssa Maia, Diretora de Planejamento da Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulher.

Por ser uma referência, Cocal de Telha será a única cidade do interior do estado a receber o projeto que terá como objetivo fundamental a formação de ativistas para trabalhar a conscientização das comunidades para combater de todas as formas a violência contra a mulher. Durante o encontro ficou definido uma agenda e que no mês de Abril haverá um novo encontro com equipes de trabalho no município.

14 de março de 2018

Banco Mundial vai executar projeto em Cocal de Telha

No Piauí somente Cocal de Telha e Teresina foram contemplados pelo Banco Mundial para executar projeto internacional em beneficio das mulheres. Veja!

O município de Cocal de Telha participou em Teresina, no último dia 7 de Março, por ocasião das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, de uma oficina “Violência contra a Mulher” a convite da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as mulheres com presença do Banco Mundial e outras entidades.

Cocal de Telha foi representada pela Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres Leticia Rocha e da Assistente Social Ronicleide Oliveira. Na oportunidade foi anunciado que o município de Cocal de Telha foi o único do interior do estado do Piauí a receber o projeto que será executado pelo Banco Mundial. No Piauí apenas a capital do estado, Teresina e Cocal de Telha no interior do estado foram contempladas. Esse projeto terá como moldes o já executado na Uganda, África.

A escolha do município se deu graças ao trabalho sério desenvolvimento na cidade pelos diversos órgãos de proteção da mulher como a Coordenadoria e o Conselho da Mulher. Uma missão do Banco Mundial visitará Cocal de Telha no próximo dia 20 de Março realizando visita técnica nas áreas que serão atendidas pelo projeto.

Na manhã dessa Quarta-Feira(14) a prefeita Ana Célia recebeu em seu gabinete uma equipe da Coordenadoria da Mulher que apresentou a gestora um planejamento de mobilização para recepção do Banco Mundial. Cocal de Telha é no Território dos Carnaubais um das grandes referência no combate a violência contra a mulher.

10 de março de 2018

23 de fevereiro de 2018

Encontro prepara diretores e coordenadores para início do ano letivo

Encontro aconteceu na Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva na manhã desta Sexta-Feira(23)

O ano letivo de 2018 começará no dia 05 de Março para cerca de 1.300 alunos da rede municipal de Cocal de Telha nas modalidades ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos em 7 escolas municipais espalhadas na zona urbana e rural. Para tanto, a SEMED reuniu todos os diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, coordenações de programas educacionais e equipe técnica, para apresentar o calendário letivo 2018 e metas a serem alcançadas pela educação municipal.

Conduzida pela Secretária Municipal de Educação Professora Helena Carvalho, a 1ª Formação Continuada dos gestores escolares, aconteceu na Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva. Na oportunidade ainda foi apresentada e discutida a programação da Jornada Pedagógica que acontecerá na próxima Segunda-Feira(26) e reunirá todos os professores da rede.

Segundo a Professora Helena Carvalho o encontro foi bastante motivador e serviu de incentivo ao trabalho da equipe. A secretária destacou em sua fala as várias medidas que já foram adotadas para o início das aulas, garantindo que todas as unidades estejam preparadas para receber os alunos, para a tranquilidade dos pais.

De acordo com a secretária, o Núcleo Gestor das maiores escolas do município passou por alterações de pessoal. As modificações foram necessárias para atender a proposta de reorganização visando atender melhor as demandas das unidades tanto no ponto de vista pedagógico quanto administrativo. O outro ponto foi focar no planejamento e realização de projetos pedagógicos dentro do período letivo.

22 de fevereiro de 2018

Secretaria de Educação confirma início das aulas no dia 5 de Março

Jornada Pedagógica inicia dia 26 de Fevereiro e todos professores serão convocados a participar. Escolas começaram a serem reformadas e limpas.

A Secretaria Municipal de Educação de Cocal de Telha anuncia início do período letivo 2018 para dia 5 de Março. A informação foi confirmada na manhã desta Quinta-Feira(22) após a SEMED publicar as lotações dos professores e demais profissionais da rede municipal. Na última Terça(20) foi dado início as reformas e limpezas das escolas municipais. Todos os profissionais serão convocados para participar da Jornada Pedagógica já marcada para Segunda-Feira, dia 26 de Fevereiro.

Com o anuncio das reformas, lotações, Jornada Pedagógica e início do período letivo a SEMED dar uma tranquilidade maior aos pais de alunos do município.  Amanhã, Sexta-Feira(23) tanto diretores de escolas quanto os coordenadores pedagógicos além da equipe técnica da SEMED participarão do planejamento inicial e preparatório do ano letivo onde será discutida a proposta de trabalho para 2018.

Segundo a professora Helena Carvalho, a Jornada Pedagógica acontecerá na Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva, a partir das 7:30 hs da manhã do dia 26 de Fevereiro, portanto, Segunda-Feira. Todos os professores serão convocados por seus respectivos diretores e a partir do dia 27 de Fevereiro(Terça) ao dia 2 de Março(Sexta), os professores participaram das formações e planejamentos nas escolas onde foram lotados.

Estamos trabalhando para dar todo o suporte necessário aos profissionais e aos alunos da rede municipal nesta reta inicial, ou seja, no início do período letivo e ao longo dele. O esforço da gestão municipal em oferecer melhores condições de estrutura física e apoio pedagógico para os profissionais da rede municipal de ensino. Finalizou a Professora Helena Carvalho.

06 de fevereiro de 2018

29 de janeiro de 2018