Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campo Maior reúne criadores de cavalos da raça Mangalarga Marchador

Campo Maior reúne criadores de cavalos da raça Mangalarga Marchador

22/06/2015 10:31

O município de Campo Maior reuniu dezenas de criadores de cavalos da raça Mangalarga Marchador. O encontro foi no último sábado, dia 20 de junho, no Haras SR. As atividades, iniciaram com um café da manhã, seguindo de uma cavalgada, troca de experiências e confraternização entre os criadores e admiradores da raça. O evento foi organizado pelos médicos e criadores Samuel Rêgo e Washington Bonfim Filho, e o objetivo foi destacar a qualidade dos cavalos Mangalarga no Piauí e o crescimento no número de criadores.

cavalgada2

Segundo Samuel Rêgo, o Piauí vem se destacando em todo o Nordeste na criação da raça Mangalarga Marchador e o município de Campo Maior é o local onde há o maior número de criadores. “Essa é uma raça nobre e que vem se valorizando a cada dia por ser um tipo de cavalo tranquilo e confortável. É uma raça admirada em todo o mundo e o Piauí tem se destacado na criação. Temos, inclusive, alguns premiados nacionalmente pela sua qualidade”, destacou o criador Samuel Rêgo.

cavalgada7

Washington Filho, um dos organizadores do encontro, explica que o Mangalarga Marchador tem como função principal a marcha, que é distinta das outras encontradas nos demais marchadores do mundo. “A marcha, que é o passo acelerado, se caracteriza por transportar o cavaleiro de maneira cômoda, pois não transmite nele os impactos ocorridos com os animais de trote”, destaca.

cavalgada6

Samuel e Washington fazem parte da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e pretendem desenvolver uma série de atividades para estimular e divulgar a criação dos cavalos da marcha e a prática de cavalgadas. A ABCCMM é hoje a maior associação de equinos da América Latina, com mais de 300 mil animais registrados e mais de 20.000 sócios registrados, com cerca de dez mil ativos.

cavalgada3

O encontro aconteceu no Haras SR, localizado no localizado cruzamento da BR 343 com a PI-115, Campo Maior-PI, seguindo por algumas fazendas da região, totalizando 19 km de cavalgada.

cavalgada4

Fonte: Campo Maior em Foco
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: