• monge executivo
  • e-titulo
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Campo Maior

14 de setembro de 2018

Campo Maior fez a escolha dos Livros Didáticos 2019

Campo Maior fez a escolha dos Livros Didáticos 2019

O município de Campo Maior fez a escolha dos livros didáticos que serão utilizados nas escolas da rede municipal no próximo ano. A escolha é feita por professores, após  avaliação pedagógica,  análises das resenhas e conhecimento do Guia do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. O Livro Didático a ser utilizado, segundo o MEC , deve ser adequado ao projeto político-pedagógico da escola; do aluno; do professor e à realidade sociocultural das instituições.

Segundo a assessora de Educação do município, a professora Rogevalda Brito esta escolha é importante e reflete no resultado que o município alcança na educação em cada ano. " A escolha do PNLD acontece a cada três anos, este ano de 2018 nós fizemos a adesão e escolha do PNLD 2019, para as séries do 1° ao 5° ano do ensino fundamental", destacou a assessora.

livv5

A novidade deste ano, segundo  a professora Rogevalda Brito foram as escolhas das obras de Educação Infantil e Educação Física para os professores. " São duas obras que nós ainda não tínhamos sido contemplados com o Programa do Livro Didático", explicou. Esta escolha deu ao município a oportunidade de estar escolhendo para utilizar na rede pública de ensino livros de arte, ciência, história, geografia, língua portuguesa, matemática e também a opção de um projeto integrador.

"A proposta do Programa do Livro tem que ser ampliada e o Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE tem garantido esta política, que é livro didático para todos os alunos da rede pública", falou a assessora. Na avalição dela, todos os resultados positivos que as escolas da rede municipal de Campo Maior têm alcançado, como: crescimento nos índices de avaliações (IDEB); premiação em Olimpíada( OBMEP)/ (OBA) e outras têm tudo a ver com as politicas de valorização do ensino público da rede municipal.

"Temos as políticas de valorização para garantir o sucesso e a aprendizagem dos alunos nas escolas, mas o livro didático com certeza é uma das mais importantes porque ela ampara diretamente a aprendizagem", enfatizou Rogevalda Brito, ressaltando, que a adesão foi feita de forma democrática por um modelo para contemplar toda a rede e por meio de um concenso.

O prefeito Professor Ribinha e a secretária de Educação Conceição Lima acreditam que o número de alunos das escolas deve aumentar no próximo ano com os resultados positivos na qualidade do ensino que a rede municipal que Campo Maior vem alcançando. As escolas estão sendo ampliadas para receber a demanda. Eles esperam quase 10 mil alunos. Todos eles vão receber livro didático no início do ano letivo.

kkkn

11 de setembro de 2018

IDEB de Campo Maior avança e já bate a meta de 2021

IDEB de Campo Maior avança e já bate a meta de 2021

Campo Maior uma cidade com aproximadamente 45 mil habitantes tem histórico de comemorações e conquistas. Nestes últimos dois anos, tem na educação à principal delas, sendo a mais recente, vinda com os resultados dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2017, o principal indicador de qualidade da educação do Brasil.

thumbnail riba

O IDEB foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município foi bem avaliado nos indicadores das pesquisas realizadas de dois e dois anos no país.

thumbnail v18

Os resultados mostram índices positivos em uma escala que registra superação de metas de 2017 a 2021 tanto para as séries iniciais, que vai do 1° ao 5° ano, como as finais da 8 série ao 9° ano, atingindo o índice de 5.2, superando os anos anteriores de 2013, que registrou 4.3, e o de 2015 de 4.6, no monitoramento.

thumbnail va19

Nos níveis de séries iniciais a meta para Campo Maior em 2017 era chegar a 4.4 e obteve 5.2, ultrapassando a de 2021 de 5.0. Nas séries finais a meta de 2017 era 4.1, e chegou a 4.7 superando a de 2021 que é de 4.6. 

Os índices são calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

O Ideb é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022 um índice de 6,0 - média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

thumbnail l1

A secretária de Educação do município Conceição Lima ressaltou: "É evidente que ficamos pessoalmente felizes com esse resultado tão positivo, mas não surpresos, porque esse significativo avanço é fruto de um trabalho sério, dedicado e competente dos inúmeros profissionais que compõem a equipe multidisciplinar da educação municipal liderada pelo Professor e Prefeito Ribinha".

Para o prefeito Professor Ribinha estes indicadores do IDEB demonstram uma evolução nas ações de desenvolvimento educacional do município. Ele elencou pontos considerados importantes para os resultados de crescimento de 2013 a 2017 e disse que mesmo com os resultados positivos, é preciso um crescimento maior nos próximos anos.

Pontos importantes que ajudaram na obtenção desses resultados para o Prefeito Professor Ribinha.

1 . Política  de Valorização  das Pessoas  - Concurso  Público (quadro estável), reajustes  no Piso Salarial e cumprimento de mais direitos pelos profissionais da educação sem necessidade  de manifestações.

2. Políticas de Formação Continuada - Destaque para as Formações  do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAC (Todo destaque  pra importância  do PACTO), Formação  sobre Descritores, Formação  pra Gestores (Instituto  Ayrton  Senna) .

3 - Nucleação  das Escolas  - Facilitou o Acompanhamento  Pedagógico  da SEMED, Presença  de diretor e coordenador  em todas as Escolas,  Ambientes Educativos  Adequados e o fim das classes multisseriadas.

4. Apoio ao Fortalecimento  da Educação  Infantil  - Formação  pra os professores,  livros didáticos  e materiais  de apoio, maior valorização  pra importância  dessa etapa na escolarização  das crianças  (brincar, cuidar e aprender).

6. Esforço  pra garantir  professores  com perfil de alfabetizadores  nas turmas de alfabetização.

7. Rigor no cumprimento  dos 200 dias letivos, no mínimo  (sem aula, nem começamos)

8. Melhoria na Infraestrutura  das Escolas  - Considero importantíssima como espaços adequados,  equipamentos (climatização), melhoria da auto estima e garantia  de conforto e segurança  pra facilitar  a aprendizagem.

9. Equipe Técnica  da SEMED articulada, motivada, valorizada e com credibilidade  junto às  escolas.

10. Integração  com outras ações  Inter setorial a nível federal, estadual e local (na busca de parcerias e adesões  possíveis) .

11. Melhoria na alimentação escolar dos alunos (qualidade e regularidade).

12 . Implantação e apoio a projetos de leitura. 

28 de agosto de 2018

Novo diretor do Hospital é apresentado a servidores

Novo diretor do Hospital de Campo Maior é apresentado a servidores

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e o prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, apresentaram nessa segunda-feira, 27, o novo diretor do Hospital Regional de Campo Maior, o médico Anisio Paz, que deve assumir à direção até quarta, dia 29. 
hospitalnovo

A apresentação, que inicia o processo de transição no HRCM, ocorreu em reunião realizada também com a presença do superintende de Assistência à Saúde, Alderico Tavares, com a diretora geral Jardenia Ribeiro e os servidores do Hospital.
hospitalnovo1

Com o dobro de atendimentos realizados ao longo desses quatro anos, o Hospital atingiu em 2018 mais de 22 mil procedimentos, entre janeiro e julho, um marco na assistência médico-hospitalar. “Esse volume de atendimento é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela gestão de Jardenia Ribeiro”, afirmou Florentino.
hospitalnovo2

O prefeito de Campo Maior, Prof. Ribinha, reconheceu o trabalho feito por Jardenia. “A gente via como o Hospital era antes e como está hoje, porque ela olhava para resolver os problemas aqui”.

“Deixamos a direção do Hospital com nossos coordenadores acompanhando e trabalhando junto com a gestão. Eles são nossas referências para continuação desse trabalho para garantir os atendimentos à população”, disse Jardenia Ribeiro.
hospitalnovo3

Funcionário da casa, Anísio Paz ressaltou os novos desafios em contribuir na gestão do Hospital. "Vamos prestar uma saúde pública buscando melhorar o atendimento à população sempre", disse o novo diretor. 

24 de agosto de 2018

Justiça libera dinheiro de precatórios do FUNDEF para Campo Maior

Justiça libera dinheiro de precatórios do FUNDEF para Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, anunciou nessa quinta-feira, 23, que o dinheiro dos precatórios do FUNDEF já foi transferido para uma conta específica de aplicação desse repasse no município.  Os professores da rede municipal têm direito a 60% dos R$ 18 milhões destinados para o município de Campo Maior. A Prefeitura Municipal investirá o restante na Educação.
fundefcm1

O prefeito usou as redes sociais para fazer o anuncio. Em vídeo publicado em sua página o prefeito Professor Ribinha disse que estava contente com a notícia de que o dinheiro estava sendo disponibilizado para o fundo de aplicação.

O gestor enfatizou que o dinheiro dos precatórios já está em uma conta específica, mas a sua movimentação só poderá ser feita após a apresentação de um Plano de Ação por parte da Secretaria de Educação e o Sindicato dos Servidores Municipais apresentar uma planilha com a relação nominal dos contemplados e os respectivos valores a serem pagos.
fundefcm

“A secretária Conceição Lima e sua equipe técnica já está elaborando um plano de aplicação que será apresentada ao Tribunal de Contas do Estado, que vai analisar e autorizar a movimentação dos recursos”, detalha Ribinha.  

A secretária Conceição Lima revelou que será feita uma análise das prioridades na Educação de Campo Maior para serem incluídas no Plano de Aplicação. Já a presidente do Sindicato dos Servidores, Bernadete Silva, disse que só está faltando a atualização da tabela de valores para enviar ao Tribunal de Contas.   

21 de agosto de 2018

07 de agosto de 2018

SAAE amplia sistemas para abastecer cidade e zona Rural

SAAE amplia sistemas para abastecer cidade e zona Rural

Seguindo a programação dos 256 anos de Campo Maior, a população da cidade e do interior ganhou mais dois sistemas de abastecimentos de água nesse final de semana. Um na comunidade Bom Lugar, na zona Rural, e outro no Bairro Cidade Nova.
bomabastecimento

No sábado, 04.08, Bom Lugar e outras 11 comunidades receberam da Prefeitura de Campo Maior a ampliação e modernização do Sistema de Abastecimento de Água, cujo poço tubular com vazão de 30 mil litros por hora, reservatórios e cisternas capaz de aproveitar água da chuva.
bomabastecimento1

De acordo com o diretor do SAAE, João Lima, esse sistema está interligado com projeto elaborado pelos alunos da Escola Municipal Mano Castelo Branco. “Esse projeto foi aperfeiçoado pelos técnicos do SAAE, que criaram um sistema de captação de água através de energia solar, com investimento total de R$ 80 mil”, disse o diretor.
bomabast 168

Já no domingo, o prefeito Professor Ribinha e o diretor João Lima entregaram a população do Bairro Cidade Nova, a ampliação do sistema de abastecimento de água. Foram colocados na distribuição mais 15 mil litros de água por hora, com a implantação do PT-35 (Poço Tubular).
aguacidade 19

Para o morador do Cidade Nova Francisco Antônio de Lima o problema de água no bairro está solucionado, uma vez que antes ele ficava a noite ‘em claro’ esperando encher galões e outras vasilhas de água para ter estoque suficiente durante o dia para desenvolver as tarefas domesticas diárias. “Água chegava nas torneiras após às 10 horas da noite e acabava antes das 5 horas da manhã”, detalha o morador.
abastecimentocidadeaguacidade 5

30 de julho de 2018

Divulgada programação para o aniversário da cidade

Toca do Vale é uma das atrações principais do evento

A Prefeitura de Campo Maior divulgou agora a pouco a programação oficial do Aniversário dos 256 anos de Campo Maior, que começa na próxima quarta-feira, dia 1º de agosto, e se estenderá até o dia 08 de agosto, dia da emancipação política da cidade.

 O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, destaca que a cidade passa por transformações, em todas as áreas do município, que estão melhorando a vida do campomaiorense. “Seja na saúde, como na educação ou no esporte, estamos melhorando a vida da população com obras e serviços”, disse o prefeito.

Dentro da programação haverá inaugurações de obras, sessão solene, feira de artesanato e o show do cantor Toca do Vale, que acontece no dia 07 de agosto, na Praça Valdir Fortes a partir das 22 horas.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

DIA 1º/08 (QUARTA-FEIRA)

8h- Inauguração do sistema de drenagem do Conjunto Agenor Melo

9h30-Entrega de Equipamentos de Combate aos Incêndios para Brigadistas 

17h- Inauguração do sistema de drenagem no Bairro São João

DIA 02.08 (QUINTA-FEIRA)

8h- Inauguração da Escola Municipal Briolanja Oliveira

17h- Inauguração da Academia da Saúde (Bairro Estação)

17h30- Inauguração da Revitalização da Praça Francisco Lopes (Estação)

DIA 03.08 (SEXTA-FEIRA)

18h- Abertura da Feira do Artesanato (AMORARTE)

04.08 (SÁBADO)

05h- Feira da Agricultura Familiar

8h-  Inauguração do Sistema de Abastecimento da comunidade Bom Lugar

18h- Encerramento do Copão Rural

19h- Abertura do Campeonato Amador de Futebol

22h- Encerramento AMORARTE (Resultado de concursos)

DIA 05.08 (DOMINGO)

8h- Inauguração da Ampliação/Melhoria e Modernização do Sistema de abastecimento de Água do Cidade Nova

DIA 06.08 (SEGUNDA-FEIRA)

8h- Entrega do Poço Tubular do Fripisa

9h- Entrega de veículos para Secretaria Municipal de Saúde (Praça da Prefeitura)

17h- Inauguração do Sistema de Drenagem no Bairro Santa Rita

DIA 07.08 (TERÇA-FEIRA)

8h-Inaguração do Polo da CONAB

17h- Inauguração do Centro de Convivência da Melhor Idade

19h-Abertura da Copa Cidade de futsal

22h-Show do Aniversário de Campo Maior (Toca do Vale e atrações locais)

DIA 08.08 (QUARTA-FEIRA)

8h- Hasteamento das Bandeiras (Praça da Prefeitura)

8h30- Missa Solene do Aniversário de Campo Maior

9h30- Sessão Solene na Câmara de Vereadores (lançamento de livro)

16h- Corrida de Bike (Prova Aniversário 256 anos)

20 de julho de 2018

18 de julho de 2018





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado