• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Campo Maior

11 de julho de 2019

04 de julho de 2019

Solenidade de entrega de casas do Parque Everest é marcada por muita emoção

Solenidade de entrega de casas do Parque Everest é marcada por muita emoção

Solenidade de entrega de casas do Parque Everest é marcada por muita emoção

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Habitação, realizou na última quinta-feira (27/06) a solenidade de entrega das chaves das casas do Parque Everest. Ao todo, 20 famílias tiveram o sonho da casa própria realizado. O momento foi marcado por muita emoção e palavras de agradecimento.

As casas possuem rede de água e esgoto, iluminação e calçamento na porta. O Parque Everest possui ainda praça e uma quadra de esportes. O prefeito Professor Ribinha alertou para a importância de conservar as residências em perfeito estado, da proibição da venda das residências e do esforço que cada morador deve fazer para o bom convívio da vizinhança.

“Todo mundo sonha em ter sua própria casa. Estamos nesse momento realizando um sonho de todas essas pessoas. É um sentimento muito gratificante e que sou muito grato de participar. Essa obra envolveu o esforço de toda nossa competente equipe da habitação, estive em Brasília para viabilizar a conclusão. Foi muito esforço, recompensado com o choro de alegria dessas famílias”, disse o prefeito.

O secretário de Habitação Wilden Brito afirmou que as pessoas beneficiadas são em sua grande maioria da região do Horto Florestal, local que sofre com alagamentos em época de chuva e é considerada área de risco pela Defesa Civil. “É todo um processo que vai habilitando essas pessoas para receber a casa. São vários os requisitos. Estamos felizes de entregar casa para quem realmente precisa de casa”.

Antônia Valdira Alves não conteve a emoção no momento de receber a chave que a levaria para dentro de seu próprio lar. Ela comemora 53 anos de idade no próximo dia 13 de julho e considera a casa o melhor presente que poderia ganhar.  “Havia a promessa dessas casas e eu sempre acreditei. Eu disse, não. ‘Eu tenho muita fé em Deus e acredito nas palavras do prefeito’. Eu vou fazer 53 anos lá na minha casa”, disse acompanhada de lágrimas de felicidades.

O Parque Everest

O conjunto possui 60 unidades habitacionais. Na primeira etapa, foram entregues 20 casas. Nessa segunda etapa foram mais 20. A prefeitura está concluindo as outras 20 unidades para completar o projeto do Everest.

01 de julho de 2019

Idosos se divertem no Arraiá do Centro Sociocultural José Bona

Idosos se divertem no Arraiá do Centro Sociocultural José Bona

Idosos se divertem no Arraiá da terceira idade do Centro Sociocultural José Bona

A tarde desta quinta-feira (27), foi de muita alegria e celebração da tradição nordestina de São João para os idosos do Centro Sociocultural da Terceira Idade José Bona, em Campo Maior. Este foi o Terceiro Arraiá comemorado com os idosos que são atendidos pelo Centro.

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, contou com todos os elementos que compõem um verdadeiro Arraiá; quadrilha, apresentação musical, forró, doces, comidas típicas, como canjica, caldo, cremes, sucos e uma variedade de bolos, biscoitos e pipoca.

Além dos participantes do Centro Sociocultural, que somam mais de 150 idosos, o evento também contou com a participação da Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes, da coordenadora do Centro Jucileide Câmara e dos profissionais da assistência social que fazem o acompanhamento dos idosos.

“Estou muito feliz em comemorar com nossos idosos, tivemos quadrilha, apresentação de uma idosa que era cantora e hoje é acompanhada pelo Centro, aqui ela consegue se divertir e ser feliz, todos são bem assistidos pelos nossos profissionais, portanto, só temos a comemorar”, disse a Secretária, Nilzana Gomes.

Maria, a idosa que fez uma participação na festa revelou o seu desejo de voltar a cantar. “A festa está muito bonita, bem organizada, a gente improvisou alguma coisa, mas saiu tudo bacana, matei a saudade de cantar e com fé em Deus um dia eu vou voltar a cantar, é meu sonho”, revelou.

26 de junho de 2019

Prefeito empossa novos secretários e muda composição na Câmara

Prefeito empossa novos secretários e muda composição na Câmara

Prefeito empossa novos secretários e muda composição na Câmara

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, empossou novos secretários municipais nessa manhã de sexta-feira, 21.06, em solenidade coletiva no Palácio das Carnaúbas. Foram empossados Dibes Ibiapina, (Infraestrutura); Mylena Paz, (Turismo); Silvia Brito, (Desenvolvimento Rural); e Edivaldo Lima, (Políticas Públicas e Sustentabilidade).Os novos secretários foram empossados em uma rápida solenidade. Os quatro prometeram trabalhar por Campo Maior e ajudar o prefeito Professor Ribinha a melhorar a vida da população campomaiorense. 

Com a posse dos novos secretários, a composição da Câmara também muda. Com a saída de Silvia e Edivaldo Lima, passam a integrar o legislativo os suplentes Zé Pereira e Raimundinho Parente.

Professor Ribinha disse que estava iniciando uma renovação administrativa com o objetivo de fortalecer ainda mais a sua equipe com a opção de trabalhar mais pela população campomaiorense. “Estamos trabalhando, mas queremos avançar mais e precisamos está com uma equipe sempre disposta a tornar Campo Maior um lugar ainda melhor para viver”, disse.  

Edivaldo Lima, por exemplo, disse que pela primeira vez se afasta da Câmara para cumprir uma missão no executivo municipal, com o propósito de ajudar o Governo do Professor Ribinha a melhorar indicadores sociais e trabalhar em uma articulação política voltada para ações comunitárias e populares.

O secretário de Infraestrutura, Dibes Ibiapina, disse que tem a missão de pavimentar a cidade com a construção de calçamentos. “Temos a meta de calçar vários bairros, porque entendemos que a pavimentação é uma demanda grande em Campo Maior”, destaca.

21 de junho de 2019

Prefeitura beneficia mais de 500 famílias com drenagens e calçamento

Prefeitura beneficia mais de 500 famílias com drenagens e calçamento

Prefeitura beneficia mais de 500 famílias com drenagens e calçamento em ruas do Cariri

Mais de 500 famílias do Bairro Cariri foram beneficiadas com um sistema de galeria e calçamento pela Prefeitura de Campo Maior, por meio do Sistema de Abastecimento de Água – SAAE. A obra foi concluída recentemente e será entregue pelo Prefeito Professor Ribinha, que tem em sua gestão um marco forte na realização de obras de drenagens de várias ruas da cidade, resolvendo problemas antigos que afetavam a saúde da pessoas  e impediam os acessos.

Segundo o engenheiro da obra, Oswaldo Pereira, a situação era muito crítica para os moradores que no período chuvoso não podiam trafegar nas ruas nem à pé,  nem de carro e muito menos de bicicleta e motocicleta, de tanta lama, que se concentrava dos esgotos e da sujeira que desciam do mercado público de Campo Maior.

“O esgoto ao invés de fluir normalmente, com as manilhas antigas estouradas, derramava os dejetos pelo calçamento e descia pelas ruas mais baixas do Bairro, por conta disto,  os moradores trafegavam pelas calçadas de acesso às suas casas para não pisarem na lama suja que exalava fedentina.

Para resolver o problema,  o prefeito mandou fazer um estudo e construir a galeria com 1,2 metros de largura, e 600 metros de extensão. Com a obra, toda a água pluvial que cai no calçamento e as dos esgotos com a sujeira que descem do mercado passam por dentro do sistema e vão desbocar no rio”, explicou o engenheiro Oswaldo Pereira.

O morador Luís Matias de Sousa, 66 anos, que reside há mais de 30 anos no Cariri contou, que antes era lama, fedentina, e muito sofrimento. Quem não construía calçada alta, no inverno a água entrava nas casas com lama e toda a sujeira que descia dos esgotos do mercado e das outras residências porque as ruas do Cariri ficam mais baixas. ”Agora está ótimo”, afirmou Luís Matias.

A aposentada Maria do Socorro Vieira dos Santos, da Rua Coronel Costa Araújo, 132, que reside no Bairro Cariri desde 1962, também comemora a obra. A casa dela fica na esquina, e no cruzamento de três vias, local muito baixo, de uma das ruas beneficiadas. Onde ela mora o acúmulo de água era maior. Ela criou 12 filhos no lugar, quando chegou lá andava por cima de pedras ou colocavam tábuas para caminhar em cima para não pisar na lama.

“A situação era difícil, as pessoas adoeciam. Depois que a obra foi feita agora a rua está muito boa. Era um fedor danado aqui nestas ruas, não podíamos ficar muito tempo fora sentada nas portas, a gente sentia fedor do calçamento todo estourado, esburacados com água suja. Eu agradeço a Deus e ao prefeito ter tido a força e boa vontade de fazer esta obra”, disse a dona de casa Maria do Socorro Vieira dos Santos.

20 de junho de 2019

Campo Maior sedia II Reunião de Apoio Técnico aos Gestores do SUAS

Campo Maior sedia II Reunião de Apoio Técnico aos Gestores do SUAS

Campo Maior sedia II Reunião de Apoio Técnico aos Gestores do SUAS

Nesta terça-feira (18), Campo Maior foi palco da II Reunião de Apoio Técnico aos Gestores Municipais do Sistema Único de Assistência Social. O evento que aconteceu no Centro Sociocultural da Terceira Idade José Bona é uma idealização da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC) e  tem como objetivo reunir gestores municipais para prestar orientações sobre os diversos atores da política de assistência social.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Nilzana Gomes, informou que mais de 20 municípios participaram do evento e explicou que essa é uma oportunidade que propicia a troca de informações e experiências, com a finalidade de melhorar cada vez mais o trabalho realizado dentro do município.  

“A equipe da SASC veio realmente dar esse apoio técnico em relação as políticas assistenciais. Esclarecer dúvidas a respeito de programas como Criança Feliz e do cofinanciamento estadual. É um treinamento, é um momento importante para a gente aprender cada vez mais, a saber como agir, a saber identificar as famílias, os locais e os territórios que mais precisam da assistência social”, explicou .

Durante o encontro foram trabalhados diversos temas, entre eles: Educação Permanente, Pacto de Aprimoramento da Gestão do Suas, Vigilância Sócio Assistencial, Proteção Social Básica, Orientações sobre o Cofinanciamento Estadual, Programa Criança Feliz, Medidas Socioeducativas, Plano de Convivência Familiar e Comunitária, Diagnóstico do Cadastro Único e Bolsa Família no Piauí, Transferência de benefícios do Programa Bolsa Família e Informações sobre Sistema de Informações para Infância e Adolescência.

06 de junho de 2019

Veja a programação cultural desta semana dos Festejos de Santo Antônio

Veja a programação cultural desta semana dos Festejos de Santo Antônio

Veja a programação cultural desta semana dos Festejos de Santo Antônio

A programação desta semana para os Festejos de Santo Antônio reúne shows nacionais, Festival de Dança, Vaquejada, apresentação de projetos sociais, Corrida de Bicicleta, Campeonato de Jet Ski do Açude Grande, Arena Paredões e muitas outras atrações.

Nesta terça (4), a partir da 21h, no Espaço Cultural, ocorrem apresentações de projetos sociais mantidos pela Prefeitura de Campo Maior. O momento vai mostrar ações municipais que ajudam no desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes. Música, dança e muita cultura vão agradar o público.

O Festival de Dança Urbana promete atrair uma galera que não sabe ficar parada na quarta-feira (05/06). O evento que é uma novidade na programação deste ano acontece às 21h, no Espaço Cultural. O Festival vai contar ainda com o som do Dj Mário Gomes.

A dica para a quinta-feira (06/05) é chegar cedo no Espaço Cultual para garantir um local. A partir das 21h se apresenta Luketta. Logo depois, Tony Guerra e Forró Sacode sobem ao palco com a estourada “Cachaça Amuada”. Já na sexta-feira (07/06),  a partir das 21h, se apresenta Forró Absoluthe e atrações locais.

Final de semana

O sábado e o domingo vão ser de intensa movimentação durante o dia em vários pontos da cidade e à noite no Espaço Cultural. O sábado (08/06) começa com café da manhã com os vaqueiros no Salão Paroquial. Logo depois, missa na Catedral de Santo Antônio, cavalgada por ruas e avenidas, Vaquejada no Parque Zé Raimundo e almoço. Às 21h, Banda Beleza Pura e atrações locais animam o público.

No domingo (09/06), às 07h:30, tem a largada da Corrida de Bicicleta. Os competidores vão até a Serra de Santo Antônio e retornam em alta velocidade para a linha de chegada na avenida Santo Antônio. À tarde tem Campeonato de Jet Ski e Arena Paredões na orla do Açude Grande. No Espaço Cultural, a partir das 21h, tem Brasas do Forró, Waldo e Felipe e atrações locais.

04 de junho de 2019

Prefeito Professor Ribinha concorre a prêmio nacional do Sebrae

Prefeito Professor Ribinha concorre a prêmio nacional do Sebrae

Prefeito Professor Ribinha concorre a prêmio nacional do Sebrae

O prefeito de Campo Maior Professor Ribinha concorre esta semana a etapa nacional do prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae. A solenidade que acontece na quarta-feira (05/06), às 19h, em Brasília, reconhece ações de gestores que melhoraram a vida de microempreendedores individuais.

Professor Ribinha conquistou a etapa estadual do Prefeito Empreendedor na categoria Políticas Pública para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios e agora representa o Piauí nessa categoria na etapa nacional.  Ao todo, oito prefeitos do Estado participam em diferentes categorias.

O projeto de Campo Maior “Políticas Públicas como Ferramenta de Desenvolvimento Local” apresenta ações articuladas pela administração municipal para promover e potencializar o empreendedorismo. Entre os destaques, está a criação da feira Amorarte, capacitações, melhorias na zona rural, cursos com produtores rurais e atividades voltadas para a educação ambiental.

“É uma satisfação muito grande representar dessa vez não só Campo Maior, mas o Piauí. Somos conscientes que fizemos muito para melhorar a vida das pessoas que resolvem empreender em nosso município. O homem do campo ganhou estradas, pontes, inventivos.  Os artesãos ganharam a feira Amorarte, cursos, capacitações. O prêmio é um reconhecimento de nosso trabalho”, afirmou o prefeito Ribinha.

Os prefeitos do Piauí que concorrem ao prêmio são eles: Professor Ribinha (Campo Maior), Firmino Filho (Teresina), Jonas Moura (Água Branca), Veríssimo Antônio (Santa Rosa), Gilberto Melo (Paulistana), Manoel Junior (Cristino Castro), João Batista (Antônio Almeida), e Carlos Monte (Barras).

31 de maio de 2019

Prefeitura aumenta premiação do Copão Rural

Prefeitura aumenta premiação do Copão Rural

Prefeitura de Campo Maior aumenta premiação do Copão Rural

A Prefeitura de Campo Maior aumentou a premiação do Copão Rural para este ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Professor Ribinha para os clubes participantes, nessa quarta-feira (29/05), durante a reunião que definiu os detalhes da competição. Ao todo, mais de R$ 40 mil serão investidos na maior competição rural da região. 

Nas edições anteriores, a premiação era de R$ 8 mil, divididos entre o time campeão e o vice. Para 2019, o valor subiu para R$ 10 mil. O município contribui ainda com a ajuda de custo de R$ 600,00 para os times participantes e melhorias em campos de futebol. 

O prefeito Professor Ribinha afirmou que o valor aplicado na competição trate-se não de um gasto, mas de um investimento em uma modalidade esportiva que movimenta a região, proporciona saúde e lazer para atletas e torcedores.

 “Incentivar o esporte é uma obrigação nossa. Tenho esse compromisso com os desportistas de fazer o melhor, fazer tudo que está dentro de nossas possibilidades para realizamos grandes competições. Não só o futebol. Mas todas as modalidades que procuram o município têm nosso apoio”, explicou.

O secretário de Esportes Junior Martins pede a participação das comunidade na torcida pelos clubes. “É um grande campeonato que movimenta as regiões e leva lazer para os moradores. O prefeito está de parabéns por esse compromisso com os desportistas. Agora é desejar uma boa competição para todos os participantes e pedir a presença dos moradores torcendo pelo seus times. 


O Copão

O Copão Rural tem início no dia 15 de junho. São 23 clubes divididos em 5 grupos regionais. O campeonato acontece no formato mata-mata com jogos de ida e volta. O campeão leva R$ 6 mil em premiação, enquanto o vice-campeão embolsa R$ 400,00.


28 de maio de 2019

Trajeto da procissão de Santo Antônio ganha iluminação de LED

Trajeto da procissão de Santo Antônio ganha iluminação de LED

Trajeto da procissão de Santo Antônio ganha iluminação de LED

A Prefeitura de Campo Maior, através da CONCIP, concluiu a instalação da iluminação de LED em ruas e avenidas que a grande procissão do mastro de Santo Antônio vai percorrer na próxima sexta-feira (31/05). Este é o primeiro ano que os fiéis vão usufruir das melhorias na iluminação.

A procissão sai do Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes, percorre a avenida Santo Antônio, rua Siqueira Campa e rua Vicente Pacheco até chegar na Catedral de Santo Antônio. De todo esse trajeto, restava apenas a rua Siqueira Campos receber a iluminação de LED. A CONCIP concluiu os serviços semana passada e fechou todo o caminho que os fiéis vão andar.

O prefeito Professor Ribinha afirmou que a melhoria vai possibilitar maior conforto para quem acompanhar a procissão, bem como para as pessoas que vão utilizar esse mesmo trajeto para ir aos Festejos. Para o gestor, a troca da iluminação antiga pela moderna faz parte do planejamento do município.

“Nosso planejamento é melhorar a vida de cada campomaiorense. Estamos instalando iluminação de LED em toda a cidade e aproveitamos os Festejos de Santo Antônio para iluminar as ruas que a procissão vai passar. É um das maiores movimentos do Nordeste e temos uma atenção especial para quem vai participar”, disse.

Os Festejos

Os Festejos de Santo Antônio têm início na próxima sexta-feira (31/05) e segue até o dia 13 de junho com atividades religiosas, culturais e esportivas. Atrações como Tony Guerra de Forró Sacode, Kátia Cilene, Brasas do Forró, Taty Girl e Janaína Alves estão confirmadas. A programação reserva ainda Campeonato de Jet Ski, Corrida de Bicicleta, Festival de Quadrilha, Festival de Ultraleve e muitas apresentações culturais.

20 de maio de 2019

Festival de Talentos da Juventude reúne crianças e adolescentes

Festival de Talentos da Juventude reúne crianças e adolescentes

Festival de Talentos da Juventude reúne crianças e adolescentes em combate ao abuso e exploração sexual

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o Festival de Talentos da Juventude nesse sábado (18/05), no Teatro dos Estudantes. O evento marcou o encerramento da campanha “Faça Bonito”, que durante a semana desenvolveu diversas atividades do movimento nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. 

No palco, apresentações musicais, orquestra sanfônica, danças e capoeira fizeram animação do público que prestigiou o evento. O prefeito Professor Ribinha destacou a importância do evento que visa valorizar crianças e jovens com a promoção de atividades de caráter cultural, esportivo, além de ter realizado campanha com palestras educativas sobre combate  ao abuso e a exploração sexual.

Para a Secretária Nilzana Gomes, o momento foi de muita emoção. “O que a gente viu aqui foram apresentações belíssimas de crianças talentosas que participaram mostrando seu talento como uma forma de manifestar seu desejo em combater a violência. É através da música, da cultura, da expressão com a participação da família que a gente consegue incentivar nossos jovens a descobrirem suas vocações e chamar a atenção da sociedade para uma assunto tão importante”, disse a Secretária.

“Como integrante do NUCA, buscamos sempre envolver os jovens em manifestações culturais, exposição de talentos; temos muitos jovens que cantam , dançam, desenham, isso é muito bom e essa gestão tem se mostrado diferente, preocupada com os jovens, que são o futuro do país”, disse Ana Clara.

Durante toda a semana, equipes de profissionais em psicologia e assistência social foram às Escolas realizar palestras com crianças e adolescentes, orientar sobre os diferentes tipos de abuso, exploração, como ocorrem e que elas devem fazer no caso deterem seus direitos violados.

Prefeito busca parceria para potencializar turismo no Balneário Corredores

Prefeito busca parceria para potencializar turismo no Balneário Corredores

Prefeito Professor Ribinha busca parceria para potencializar turismo no Balneário Corredores

O prefeito de Campo Maior Professor Ribinha e os vereadores Neto dos Corredores e Manin Pereira apresentam ao deputado estadual Flávio Nogueira Junior, na manhã dessa quinta-feira (16/05), a necessidade de uma reforma no Balneário dos Corredores para que o ponto turístico seja novamente atrativo para visitação.

A comitiva visitou as instalações dos restaurantes, banheiros, estacionamento e estradas de acesso. O deputado Flávio Nogueira Junior enalteceu a potencialidade turística do local e expressou que vai atuar junto à Secretaria de Estado do Turismo para conseguir recursos para potencializar a região dos Corredores.

“É necessário tomar algumas medidas para que essa parte de urbanização e acesso seja contemplada. É preciso uma reforma, uma revitalização da região e também, em especial, vimos a necessidade de acesso, que é um sonho antigo. Vamos lutar a partir de hoje para que isso aconteça”, garantiu.

O prefeito Professor Ribinha comentou que naturalmente a região é um ponto turístico, mas que é preciso atrativos na estrutura para que as pessoas se sintam motivadas a visitar o balneário. Desde sua inauguração, em 2009, o local não passou por reforma.

“O acesso é um sonho, nós estamos constantemente recuperando a estrada, mas o interessante é o asfalto da PI até os Corredores. E isso vai trazer muito mais turistas. Mas chegando aqui é preciso de uma estrutura para bem receber as pessoas. O deputado está entusiasmado com as possibilidades de turismo para nossa região e acredito que termos boas notícias em breve”, disse.

15 de maio de 2019

Prefeitura inicia instalação de iluminação pública na comunidade Água Fria

Prefeitura inicia instalação de iluminação pública na comunidade Água Fria

Prefeitura inicia instalação de iluminação pública na comunidade Água Fria

A Prefeitura de Campo Maior, através da CONCIP, iniciou nessa segunda-feira (13/05) a instalação de iluminação pública na comunidade rural Água Fria. A melhoria é uma antiga reivindicação dos moradores da localidade.

Os trabalhos começaram com a instalação da iluminação na estrada principal e devem seguir durante essa semana com a implantação da iluminação nas principais ruas da comunidade.

O prefeito Professor Ribinha comentou que a chegada da iluminação pública na localidade faz parte do planejamento que a gestão tem para melhorar a vida dos moradores da zona rural.

“Temos um forte trabalhado na zona rural. Somente este ano já inauguramos passagens molhadas, ponte,  várias recuperações de estradas, entregamos certificados do Garantia Safra, apoiamos competições e festividades. Agora é o momento da iluminação. Trabalhamos para melhorar a vida de todos”, afirmou o prefeito.

Nas redes sociais, populares comemoram a chegada da iluminação. “Aqui vai nossos agradecimentos a prefeitura de Campo Maior por colocar as luminárias na nossa comunidade. Agradecemos por dar uma cara nova a nossa comunidade. Nosso muito obrigado. E vamos em frente.  Um dos anseios de nossa comunidade a muito tempo”, escreveu o morador Vaylson Fran.

Mais iluminação 
A prefeitura já realizou a instalação da iluminação de LED na Avenida Santo Antônio, orça do Açude Grande, Complexo Cultural Valdir Fortes, Avenida José Paulino, Praça da Prefeitura e avenida principal do bairro de Flores. A iluminação de LED deve chegar a todos os bairros da cidade até o final do ano.
   

Prefeitura investe na construção de 82 barracas para os Festejos

Prefeitura investe na construção de 82 barracas para os Festejos

Prefeitura investe na construção de 82 barracas para os Festejos de Santo Antônio

A construção das tradicionais Barracas de Palha para os Festejos de Santo Antônio está em ritmo acelerado. Ao todo, são 82 estabelecimentos sendo levantados pela Prefeitura de Campo Maior na Praça Bona Primo e no Espaço Cultural. O investimento na construção é de R$ 180 mil.

Os serviços tiveram início na semana passada e seguem até o final do mês. A primeira etapa, que reúne marcação de espaços e a instalação da estrutura das barracas, já foi concluída. A equipe que trabalha na obra iniciou esta semana a segunda etapa, que incluiu a cobertura e as laterais de palhas. Logo depois, serão instalados portas e balcões.

Quando a construção estiver concluída, começa a atuação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para a instalação do sistema de água, e da Cepisa Equatorial para instalação de energia elétrica. Com tudo concluído, os proprietários iniciarão a organização dos estabelecimentos. As barracas vão abrigar churrascarias, bares e lojas nos 13 dias de festejos do Padroeiro.

O prefeito Professor Ribinha afirmou que o investimento do município num dos maiores movimentos de fé da região Nordeste impulsiona a economia local, a cultura e o entretenimento. Para o gestor, o retorno da aplicação do recurso chega para vendedores e para a população.

“A construção das barracas é um compromisso nosso com empresários, barraqueiros, microempreendedores, com a economia e com os visitantes que vêm ao município. É um investimento que tem retorno para todo mundo. Não tenho dúvidas que esse investimento terá retornos dobrados a Campo Maior”, comentou.

Os Festejos de Santo Antônio começam no dia 31 de maio com a tradicional Procissão do Mastro e segue até o dia 13 de junho, data que se comemora o Dia de Santo Antônio.

14 de maio de 2019

Campo Maior vai ganhar videomonitoramento para coibir crimes

Campo Maior vai ganhar videomonitoramento para coibir crimes

Ruas e avenidas vão ser observadas 24h pelo avançado sistema que vai coibir a criminalidade e diminuir o número de ocorrências policiais.

A cidade de Campo Maior deve ganhar reforço na segurança pública com a instalação de câmeras de videomonitoramento. Ruas e avenidas vão ser observadas 24h pelo avançado sistema que vai coibir a criminalidade e diminuir o número de ocorrências policiais.

O projeto requerido pelo prefeito Professor Ribinha avançou bastante nos últimos meses com a instalação, no município, da rede de internet estadual “Piauí Conectado”. O secretário de Segurança, Fábio Abreu, revelou que as câmaras vão possibilitar o reconhecimento de placas de veículos e rostos na entrada e saída da cidade, bem como na circulação em ruas da cidade.

“Temos uma boa notícia para Campo Maior. Pelo fato do município já ter recebido o “Piauí Conectado”, isso significa um grande avanço e que o sistema que vai ser implantado através de uma PPP vai estar conectado com sistemas de outras cidades”, revelou Fábio Abreu. “Dessa forma vamos coibir crimes de roubos de bancos, vamos ter solução de crimes mais graves e crimes mais leves também porque placas e rostos vão ser detectados”. 

Acompanhado do secretário Fábio Abreu, o prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, conheceu o sistema que será implantado na cidade. O gestor ficou empolgado com a tecnologia e com a sensação de segurança que a instalação do projeto vai trazer a cidade.

“Campo Maior vai ser uma das primeiras cidades do Piauí a contar com o videomonitoramento. Já havíamos mantido um contato com a secretaria de Segurança, recentemente voltamos a requerer o projeto e agora estamos bem próximos do início da instalação do sistema”, defendeu Professor Ribinha. 

Campo Maior firma parceria para fortalecimento da agricultura familiar

Campo Maior firma parceria para fortalecimento da agricultura familiar

A ideia é promover o desenvolvimento econômico e sustentável da agricultura familiar

Com o intuito de melhorar a potencialidade produtiva dos agricultores da agricultura familiar, com ênfase na qualidade dos produtos, bem como na qualidade de vida dos produtores, a Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural- SMDR firmou parceria com o Instituto para o Desenvolvimento Familiar – IDEF durante reunião, na SMDR, com técnicos e o diretor geral do Instituto, Valfrido Lima.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Zé Pereira, explica que vai disponibilizar técnicos da SMDR para dá suporte aos trabalhos do IDEF que consistem em fornecer assistência técnica na elaboração de Projetos Agropecuários, Educacionais, Sociais e Ambientais, promovendo o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, valorizando as parcerias e tendo como ênfase a qualificação técnica e profissionalizante, visando sempre a responsabilidade social e ambiental. Segundo o secretário, o projeto vai contemplar 104 famílias dos assentamentos Caldeirão, Barro Vermelho, Cajazeiras, Tatus, Baixa do Cajueiro, Tangará e Lagoa Seca.

A ideia, segundo o secretário, é promover o desenvolvimento econômico e sustentável da agricultura familiar de forma planejada e organizada, oferecendo assessoria técnica na elaboração e acompanhamento de projetos que visam melhorar a potencialidade produtiva dos agricultores, com ênfase na qualidade dos produtos, bem como na qualidade de vida dos produtores.