Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saúde implanta serviço de mamografia em Bom Jesus

Saúde implanta serviço de mamografia em Bom Jesus

21/11/2016 11:10

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, apresenta nesta segunda-feira (21), o serviço de mamografia do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus. A implantação do serviço de mamografia é uma estratégia adotada pela Secretaria na expansão e descentralização da oferta dos serviços de Saúde em todo o estado.

Costa relata que ainda em 2015 foi implantado o programa Amigos do Peito, "cujo objetivo era ofertar, por meio de duas carretas equipadas com dois mamógrafos cada, exames naqueles municípios onde tínhamos uma vazio assistencial. E avançamos bastante. Realizamos em um ano, cerca de seis mil exames, beneficiando mulheres de mais de 70 municípios". Bom Jesus e municípios do seu entorno tiveram acesso ao programa em 2015, quando foram realizados mais de 200 exames, para mulheres entre 50 a 69 anos de idade.

Com o programa consolidado, explica o secretário, o próximo desafio foi ampliar a assistência de forma fixa. Atualmente,  quatro hospitais já realizam mamografia: os de Corrente, Uruçuí, Campo Maior e Floriano. O Hospital de Bom Jesus é o quinto a implantar o serviço,  que atenderá 23 municípios do território Chapada das Mangabeiras, com a capacidade de realizar cerca de 200 exames por mês.

Para ter acesso ao Programa Amigos do Peito no hospital, a mulher deve procurar o seu médico na unidade básica de saúde no seu município para receber o encaminhamento.

Serviços ampliados

Além da implantação do serviço de mamografia,  o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos tem ampliado a assistência hospitalar; desde o pronto atendimento a realização de multirões de cirurgias.

Outros avanços nos serviços foram a implantação do Teste da Orelhinha, beneficiando todo o território, e ainda a instalação de novos equipamentos de  Raio X.

Mais sobre: