• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia
Assunção do Piauí

Assunção do PI: perda na safra do feijão é de 90% e de milho é 98%

Quantidade de chuvas foi de apenas 150 mm desde o início do ano.

27/04/2014 09:47h - Atualizado em 27/04/2014 13:00h

Entidades e agricultores do município de Assunção do Piauí reuniram-se esta semana juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para um levantamento preliminar da safra de feijão e milho, referente ao período 2013/2014.

Depois de um minucioso apanhado de dados, estima-se a perda para a safra de feijão em 90% e de milho de 98%. Para as áreas plantadas de mandioca não há registro de perda, pois estas estão relativamente seguras. Já o arroz não foi feito levantamento, tendo em vista a inexistência de áreas plantadas no município.

Segundo dados do Departamento de Agricultura do município, que tem como responsável José Itamar Carlos de Santana, desde o início de janeiro de 2014 até a presente data, só foram registrados 158 mm de chuvas na sede do município, muito abaixo da metade do que seria necessário para a produção do típico feijão de Assunção do Piauí.


Apesar das intempéries do clima, o município apresenta três situação diferentes em relação a produção de feijão. Na região da Comunidade Lajeiro Branco (norte/leste) muitas áreas foram plantadas, porém o feijão não chegou nem a crescer. Na região da Comunidade do Assentamento Caprisa (sudoeste) a safra permanece normal até para o milho e, nas demais regiões a produção anda perto dos 10%.

A reunião aconteceu dia 23 na sede da Prefeitura do Município de Assunção do Piauí. A próxima reunião para tratar do mesmo assunto e oficializar os dados da safra acontecerá em junho deste.

Fonte: Potal Assunção Livre
Edição: Portal o Dia
Por: O Bezerrão

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas