• assinatura jornal

Notícias Assunção do Piauí

24 de junho de 2015

Juiz anula cassação do prefeito de Assunção do Piauí

Juiz anula cassação do prefeito de Assunção do Piauí

A sentença foi aplicada pelo Juiz da 39ª Zona Eleitoral de São Miguel do Tapuio, Dr. Roberth Rogério Marinho Arouche. Ele julgou procedente a representação interposta pelo senhor Francisco Mota de Sousa, representante da coligação “Respeito a Assunção” nas eleições municipais de 2012. A cassação foi fundamentada por “suposta existência de captação ilícita de sufrágio decorrente de compra de votos” por parte do prefeito, nas eleições de 2012.

O juiz José Wilson Ferreira considerou que há uma certa fragilidade nas provas que determinou a decisão condenatória do prefeito. “[…] Isso porque o MM. Juiz Eleitoral reconheceu a compra de votos dos eleitores Francisco Arimatéia Oliveira Santana e Francisca Sobral da Silva Neta unicamente com base no depoimento exclusivo destes. Nenhuma outra testemunha confirmou esse fato.

Com relação aos eleitores Amado Filho e Carliane de Alencar Sousa foi feito diante de depoimento prestado por terceiros, qual seja, Antônio Pinheiro de Sousa, tio de Amado Filho, o qual afirma que sequer presenciou o fato, e por Erliete Pereira de Sousa, tia de Carliane de Alencar Sousa, sem sequer a própria eleitora confirmar o ocorrido. Não há outra prova desses fatos”, diz trecho da decisão do juiz.

O magistrado alegou, ainda, que com relação “à venda de material de construção por Antônio Soares de Freitas, vulgo Antônio Bagaço, à Prefeitura Municipal de Assunção do Piauí/PI, o qual seria doado aos eleitores, necessário se faz uma maior averiguação desse caso, quando da apreciação do recurso eleitoral, sobremodo porque as notas fiscais acostadas aos autos e mencionadas do decisum não são pertinentes ao período eleitoral”.

Portanto, o Juiz José Wilson Ferreira de Araújo Junior, deferiu o pedido de liminar e suspendeu a cassação do prefeito Gabriel Mendes.

RETORNO

Ao retornar para a cidade de Assunção do Piauí na noite de ontem (23), centenas pessoas aguardavam o prefeito Gabriel Mendes, na ladeira que serve de portão de entrada da cidade. Em cima de uma carro aberto, o gestor municipal chegou por volta das 19h quando recebeu às boas vindas e o carinho de seus amigos e simpatizantes. Ele seguiu em carreata pelas principais ruas até o centro da cidade.

Emocionado, o prefeito Gabriel Mendes, agradeceu a recepção calorosa do povo assunçãoense. “Agradeço primeiramente a Deus e em segundo lugar ao meu povo de Assunção do Piauí, por acreditar na minha pessoa, no meu trabalho e principalmente por acreditar que estou no cargo de prefeito através da vontade do povo”, disse o prefeito.

assunçãoassunção1

22 de dezembro de 2014

Vereador Zé Padre é eleito presidente da Câmara de Assunção do Piauí

A votação foi tão unânime, a única chapa concorrente a mesa diretora da Câmara, recebeu todos os votos dos vereadores

A Sessão Ordinária realizada na última sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores do município de Assunção do Piauí, definiu com harmonia a nova mesa Diretora que comandará os trabalhos no legislativo municipal Assunçãense durante o biênio (2015-2016).

A única chapa inscrita, que teve como candidato a presidente o vereador José de Sousa Lira (PMDB), conhecido como âZé Padreâ, venceu a votação por unanimidade. A harmonia foi tanta entre os Edis, que a chapa única recebeu todos os 09 (nove) votos dos vereadores.

Eleita, a nova mesa diretora da Câmara de Assunção do Piauí será composta pelo presidente; vereador José de Sousa Lira (Zé Padre) do PMDB, vice-presidente; vereador Antonio Cosmo da Silva (Totonho Cosmo) do PMDB, 1º Secretário; Vereador José Mardone Ricardo (Mardone) do PMDB, e 2º Secretário; vereador Manoel Fábio de Sousa (Fabinho) também do PMDB.

A Sessão encerrou com a fala do presidente eleito, Vereador Zé Padre, que agradeceu os votos e considerou uma honra o apoio unânime dos demais Vereadores. âSó tenho a agradecer a todos os Vereadores pela confiança. Dentro desta casa legislativa pretendo fazer o melhor trabalho possível, apoiando os outros Vereadores e a populaçãoâ, disse.

28 de maio de 2014