Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"Dia D": Brasil mobilizado pela inclusão de pessoas com deficiência

SP abre 21/09 programação da Semana de Inclusão de PcDs no mercado de trabalho que termina dia 26 em SC. Eventos acontecem em todos os estados

19/09/2015 22:13

"Dia D": Brasil mobilizado pela inclusão de pessoas com deficiência


 O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) numa parceria com estados e municípios promovem, de 21 a 26 de setembro, o "Dia D" da Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho. Neste ano, o "Dia D" é comemorado oficialmente em 25 de setembro. A programação será aberta no dia 21, na Barra Funda em São Paulo e encerra em 26 de setembro (sexta-feira), na cidade de Florianópolis (SC), com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.  

A mobilização, ocorrida pela primeira vez em 2012 no Estado de Mato Grosso, se expandiu para todas as regiões do Brasil, onde serão realizadas atividades voltadas ao cumprimento da Lei Federal nº 8.213/91, que determina que empresas com mais de 100 empregados, incluam pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS, no seu quadro de trabalhadores.

A ação coordenada pelo MTE, através das Superintendências Regionais do Trabalho (SRTE`s), do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e de órgãos governamentais parceiros, está concentrada em 25 de setembro, na maioria dos estados .

O Dia D, envolve um conjunto de eventos que ocorrem em diversas cidades de todo o país, proporcionando espaços para o encontro entre pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho e as empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público. A mobilização faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, que promove a inclusão e a igualdade, com ações de qualificação de trabalhadores e conscientização das empresas. 

Assessoria de Imprensa/MTE

[email protected] 2031.6537

Fonte: MTE
Edição: Sávio Lages
Por: Sávio Lages
Mais sobre: