Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Amarante resgata o seu Boi

Cultura tem conseguido resgatar muita coisa que andava esquecida

06/05/2017 11:06






A festa do Bumba-meu-boi surgiu no Nordeste brasileiro, mais precisamente no Estado do Piauí, pois o Estado quando ainda era colônia do Maranhão começou a ser povoada por vaqueiros da Bahia em buscas de novas pastagens para o gado.

A dança surgiu no século XVII, como uma dança critica a situação dos negros e índios, é uma paradoxo entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi .




A lenda é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.
Mesmo sendo um folclore tipico do Piauí, desde de agosto de 2011 que
Bumba-meu-boi do Maranhão se tornou novo patrimônio cultural brasileiro.

A cidade de Amarante, que estava há praticamente 10 anos sem apresentação do Boi de Matraca, conseguiu revitalizar através do empenho do Prefeito Diego Teixeira e o Secretário Ronaldo Brandão.Essa é uma das dezenas de manifestação popular que estavam esquecidas e deverão ser revitalizadas pelo poder público.


Fonte: Brasil Escola
Edição: Sávio Lages
Por: Sávio Lages
Mais sobre: