Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Amarante é destaque em estudo arquitetônico

"Curiosamente , a Amarante brasileira possui a mesma fisionomia da da Amarante portuguesa"

21/01/2016 13:03

 

Amarante é destaque em estudo arquitetônico

No dia de ontem(20), fomos fazer uma visita ao escritório Laline Mendes arquitetura Ltda , da conceituada e bem sucedida Arquiteta Laline Mendes , localizado na Rua Desembargador Manoel Castelo Branco 2148 -Jockei Club, Teresina-PI. A intenção era termos acesso ao trabalho que a profissional realizou sobre a cidade dacostiana,

denominado " A Influência da Arquitetura Colonial no Conjunto Arquitetônico do Século XIX, no Centro da Cidade de Amarante - Piauí ". A pesquisa foi publicada posteriormente em um livro do Instituto Camilo Filho.

No especial, Laline ,retrata o sentido histórico da arquitetura brasileira, a semelhança entre à Amarante do Piauí e a de Portugal, o material usado na construção da cidade, quantidade de edificações, piso interno, estrutura, estado de conservação , dentre outros detalhamentos.

Histórico da Arquitetura no Brasil

São notórias as diferenciações das manifestações arquitetônicas em regiões interioranas como Minas Gerais, Goiás e Piauí, entre outras, em relação às cidades de Salvador e, posteriormente, do Rio de Janeiro, que sofreram maior controle português.

Embora a implantação da cidade de Amarante não tenha registro que comprove que seu planejamento foi pré-determinado, a exemplo do que ocorreu em outras cidades piauienses , como Oeiras e Parnaíba, o traçado da cidade é nitidamente geométrico, como afirma Olavo Pereira da Silva Filho, em artigo sobre o Inventário de Proteção do Acervo Cultural do Piauí, o que nos leva a crer  que o arruamento de Amarante

também tenha sido fixado por Carta Régia.

Homônima da Amarante portuguesa

Segundo o diplomata Alberto da Costa e Silva, em muito se assemelha com a Amarante portuguesa

"Curiosamente , a Amarante brasileira possui a mesma fisionomia da Amarante portuguesa"

Contruções

A imagem urbana de Amarante é tipificada  pela presença de arcos abatidos e originais, demonstrando a influencia de origem mourisca(palavra que deriva de mouro) era o nome dado aos ibéricos  muçulmanos batizados depois da política pragmática dos Reis Católicos de 14 de Fevereiro de 1502.), trazida pelos comerciantes que fundaram a cidade.Há no entanto, a predominância de vãos de vagas retas, podendo ser observado em uma mesma fachada, diferentes tipos de vergas.

Telhado 

A forma mais comum de telhado encontrado no conjunto arquitetônico observado , é o de duas águas na direção longitudinal do lote. sendo a cumeeira posicionada sobra a parede que divide a sala da alcova, resultando em águas de comprimentos diferentes.

Arquitetura do século XIX 

Diante do estudo realizado no conjunto arquitetônico do século XIX no centro da cidade de Amarante, podemos afirmar que suas características arquitetônicas predominantes se identificam com a arquitetura do período colonial, de herança portuguesa. curiosamente, isso pode ser observado , apesar da defasagem de tempo da origem da fundação da cidade, em relação ao período colonial e da mistura de elementos de estilos diversos o que se evidencia pelo uso de vergas retas, arcos ogivais e abatidos, telha vâ, estrutura de carnaúba,ladrilho de barro, venezianas , beira-seveira, cimalha e bica. simalocros de colunas, revestimentos em azulejos, dentre outros, o que resultou, surpreendentemente, em uma arquitetura de grande efeito plástico.

Laline Mendes

Laline Mendes é Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Integrada Isabela Hendrix de Belo Horizonte(MG) e Especialista em História da Arte e da Arquitetura pelo ICF .Ministra aula no Instituto Camilo Filho ,Atua há 20 anos no Mercado na área de Urbanismo,Arquitetura Comercial, Residencial, Industrial, Institucional
e Corporativa fornecendo Projetos Executivos, Ambientais, Detalhamento para todo o Nordeste brasileiro.

Fonte: saviolagesblogspot.com
Edição: Sávio Lages
Por: Sávio Lages
Mais sobre: