• Salve Maria
  • Jovens escritores 2019
  • Banner paraíba
  • AZ no rádio
  • cachoeir piaui
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Altos

12 de setembro de 2016

Altos supera índice do IDEB para o ensino fundamental

Altos supera índice do IDEB para o ensino fundamental

O município de Altos superou as metas estabelecidas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos de 2013 e 2015 do Ensino Fundamental até o 5º ano. Em 2013, a média ficou em 4,2, acima dos 3,7 projetados. Já em 2015, a média das escolas municipais de Altos atingiu 4,6, também acima dos 4,0 projetados pelo Ideb.

A secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz Barros, comenta as ações realizadas pela Prefeitura, em parceria com os governos do Estado e Federal, para a evolução da educação do município.

“Investimos na qualificação e pagamento do piso nacional aos professores e melhoramos a estrutura de mais de 30 escolas da rede municipal. São ações significativas e queremos ampliá-las para que esse índice cresça ainda mais”, destaca.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, comemora a evolução dos resultados do índice. “O crescimento no anima bastante, mas ainda há muito que melhorar. Queremos fazer de Altos uma referência para a educação no Piauí”, enfatiza.

O Ideb foi criado pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

06 de setembro de 2016

Segunda edição do Salão do Livro de Altos será em outubro

Segunda edição do Salão do Livro de Altos será em outubro

Inspirado no Salão do Livro do Piauí (Salipi), a Associação de Servidores da Educação Básica no Estado do Piauí (Assebepi), com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Coordenação de Cultura da Prefeitura de Altos, realiza, entre os dias 19 e 22 de outubro, a segunda edição do Salão do Livro de Altos (SaliAltos). A iniciativa tem por objetivo fomentar o prazer pela leitura em jovens e adultos, facilitando o acesso ao livro em ambientes públicos, além de incentivar o surgimento de novos autores e lançamentos de novas publicações.

O SaliAltos, ano 2016, traz na programação palestras, exposições, mesas-redondas, painéis temáticos e shows culturais. O formato permitirá a participação de importantes nomes da literatura regional e nacional, além de pesquisadores envolvidos no estudo da literatura, que trarão discussões sobre o papel da leitura no processo de educação e inclusão social. Na segunda edição, o salão leva o nome da poetisa altoense, Ignês Sousa, homenageada pelo legado deixado ao município por meio de numerosas produções literárias.

“É uma oportunidade de despertar o prazer da leitura, incentivar tanto nos jovens quanto nos mais idosos a paixão pela palavra, como também incentivar o surgimento de novos autores, o lançamento de livros e o contato com novas obras literárias“, explica o professor Marcelo
Mascarenha, um dos organizadores do evento.

Seminário Internacional de Direitos Humanos e Youth for Human Rights International

Concomitante ao salão, será realizado o 1º Seminário Internacional de Direitos Humanos, promovido pela Associação de Servidores da Educação Básica no Estado do Piauí (Assebepi) e a Youth for Human Rights International.  Com um formato voltado para a área acadêmica, o seminário trará palestras com pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional, como o professor Ernie Meadows, que estuda a cultura de paz do estado de Illinois, nos USA e a professora e pesquisadora Maria Rita Py, da Universidade Federal de Santa Maria.

“Esses são alguns nomes, mas nós queremos fortalecer os autores locais. Na cidade de Altos, nós temos muitos nomes que têm dado contribuição, autores da literatura piauiense que estarão conosco”, destaca o professor Raimundo Nonato, membro da comissão organizadora do salão e representante no estado do Piauí da Youth for Human Rights International.

As inscrições para submissão de trabalhos acadêmicos – pesquisas no nível de especialização, mestrado e até conclusão de curso – estão abertas para trabalhos que estejam alinhados com a temática dos direitos humanos, ou que estejam ligados às problemáticas educacionais atuais, podendo ser realizadas por meio do site assebepi.wix.com/salialseminarioedh. Os trabalhos científicos inscritos deverão ser apresentados na modalidade comunicação oral, pôster/banner ou workshops.

O lançamento oficial do evento será realizado no dia 16 de setembro, às 18h, no auditório da Biblioteca Municipal João Bastos, no Centro de Altos. 

  • Compartilhe

Imprimir