• Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Altos

07 de novembro de 2016

Nova penitenciária em Altos terá 600 vagas

Nova penitenciária em Altos terá 600 vagas

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, realizou, nesta quinta-feira (03), visita técnica às obras da Cadeia Pública de Altos, unidade que, depois de concluída, abrirá 600 novas vagas no sistema prisional do  Estado.

A Cadeia Pública de Altos está sendo construída ao lado da Colônia Agrícola Major César Oliveira, a cerca de 20 km de Teresina. A obra é fruto de parceria entre a Secretaria de Justiça do Piauí e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, explica que a nova penitenciária será destinada a receber presos provisórios. De acordo com o gestor, há uma preocupação, por parte do Estado, em buscar soluções para o problema da superlotação.

“A Cadeia Pública de Altos será uma unidade mais segurança, mais moderna e mais humanizada. Cada um dos pavilhões, por exemplo, contará com salas de aula e espaços de ressocialização para os detentos”, pontua o secretário.

A obra teve início em julho deste ano. A fase de terraplanagem foi realizada e, agora, estão sendo construídos os módulos administrativos do novo estabelecimento penal, bem como os pilares que vão contornar o perímetro de segurança da unidade.

A visita técnica foi acompanhada pela equipe de Engenharia da Secretaria de Justiça, técnicos da Caixa Econômica Federal e pelo Ministério Público Federal. O investimento total na Cadeia Pública de Altos é de R$ 17 milhões.

03 de novembro de 2016

Estado realiza sonho de famílias do assentamento Espinheiros em Altos

Estado realiza sonho de famílias do assentamento Espinheiros em Altos

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), realizou, nessa segunda-feira (31), o sonho de famílias do Assentamento Espinheiros, zona rural da cidade de Altos. Isso porque o governador Wellington Dias, em ato solene, entregou 19 títulos definitivos de terra aos moradores.

Na oportunidade, o governador garantiu melhorar o fornecimento de energia elétrica na região. Os assentamentos Corte do Meio, Coité e Barrinha, localizados na região de Altos, serão os próximos a serem regularizados.

“Agora vocês poderão dizer que ‘essa terra é minha e da minha família’, sem medo de alguém tomar”, destacou Wellington às famílias beneficiadas.

Dias ressaltou ainda a importância da presença de representantes do Banco Mundial. “Vir aqui e ver de perto a realidade dessas famílias e, mais ainda, saber o destino dos investimentos que vocês farão, torna mais evidente a importância dos recursos para o desenvolvimento da agricultura familiar no Piauí”, pontua o governador.

Para Martin Raiser, diretor do Banco Mundial, a regularização fundiária irá refletir positivamente não apenas aos atuais moradores, mas também a futuras gerações. “Essa questão fundiária é um problema antigo no país, mas que nos últimos tempos tem ganhado força e se tornado realidade. Estamos muito felizes de fazer parte desse processo”, avalia o diretor.

Segundo Regina Lourdes, diretora-geral do Interpi, há mais de 20 anos as famílias buscam regularizar as moradias. “A equipe do Interpi, que vem acompanhando toda a luta dessas famílias, sonha junto com elas e ver o título definitivo em mãos é um sentimento de dever cumprido. Entregamos não só o título definitivo, mas também o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o encaminhamento para que cada título seja oficialmente registrado em cartório”, esclarece a diretora.

O Governo do Estado firmou parceria com o Banco Mundial, por meio do  “Projeto Piauí: Pilares do Crescimento e Inclusão Social”, lançado nessa segunda-feira (31). Os recursos, que chegam a US$ 320 milhões, são referentes a duas operações de crédito que apóiam as áreas da educação, saúde, meio ambiente, regularização fundiária, geração de emprego e renda no meio rural e gestão pública.

Famílias comemoram a entrega de títulos

Com a entrega de títulos definitivos, o assentamento Espinheiros, nessa segunda-feira, era só festa. Muita música, comidas típicas e visita de autoridades que fizeram parte da comemoração.

Francisca Evaristo, 28 anos, mãe de dois filhos, Lucas, 3 anos, e Luan, 5 anos, está muito feliz por  ter de fato uma propriedade em seu nome. “Sempre fui uma mulher independente. Crio meus filhos sozinha. Ser dona de um lar, é a realização de um grande sonho”, fala a dona de casa que pretende ter acesso a recursos em projetos agrícolas do governo.

31 de outubro de 2016

"Quero criar sucursais da APPM em outras cidades", afirma Patrícia Leal

"Quero criar sucursais da APPM em outras cidades", afirma Patrícia Leal

Com a primeira gestão bem avaliada e com uma votação expressiva em cima da oposição, Patrícia Leal (PT) foi reeleita no município de Altos (40 km de Teresina). Ela obteve 17.175 votos, o que representa 70,48% dos votos válidos. Patrícia concorreu com o ex-prefeito Dr. Fonseca que obteve apenas 7.194 votos, sendo 29,52%. Em entrevista ao ODIA, ela falou sobre gestão e sobre sua caminhada em busca da presidêcia da Associação Piauiense de Prefeitos, a APPM. Confira:

A que a senhora atribui essa grande quantidade de votos recebidos no pleito deste ano?

Eu atribuo ao trabalho, a determinação, a garra que nós tivemos frente a nossa gestão. Então eu acho que o povo reconheceu isso, o povo entendeu a nossa mensagem... Então eu sou muito grata ao povo de Altos por mais estes votos de confiança, e que não foram poucos, foram muitos. Então isso, com certeza me dá mais garra ainda, mais determinação para poder trabalhar este segundo mandato e fazer mais coisas por Altos.

Prefeita Patrícia Leal (PT) - Fotos: Geysa Silva

A senhora esperava essa quantidade expressiva de votos?

Olha, na verdade a minha preocupação era trabalhar, trazer obras, fazer obras, era dar o meu melhor. Como eu sou uma pessoa muito temente a Deus, então eu acreditei e confiei em Deus e aquilo que a gente faz de bom, recebemos em dobro. Então eu tive certeza absoluta que o povo ia reconhecer o meu trabalho.

Qual foi o grande diferencial da Patrícia Leal em relação aos outros gestores que já administraram Altos?

Olha, em relação aos outros gestores eu não posso falar muito. Mas em relação a nossa gestão, nós pegamos a prefeitura em uma situação muito ruim... Em um período de crise financeira que vive o país e as prefeituras enfrentando uma crise financeira. Então, foi preciso muita determinação, foi preciso muita boa vontade de realizar as coisas para que nós pudéssemos fazer tudo isso. Creio que esse foi o nosso diferencial, porque é muito fácil você administrar com muito dinheiro, com muito dinheiro qualquer um administra... Mas, dê pouco dinheiro e muitos problemas, é aí que você passa a conhecer um administrador.

Agora mais experiente na administração pública, quais são os desafios para estes próximos 4 anos?

Continuar o nosso trabalho com muito mais afinco, fizemos muito e muito ainda temos por fazer em Altos. Nossa cidade ainda é muito carente em calçamentos, então iremos investir maciçamente nisso, correr atrás, buscar alternativas. Queremos revitalizar algumas praças, em especial a praça da Matriz que é a principal da cidade, queremos revitalizar as vias principais da cidade, queremos mais asfalto, queremos mais reformas em escolas, mais unidades básicas de saúde. São muitas coisas que temos em mente, nossa tão sonhada rodoviária que já está bem adiantada... Então são coisas que eu desejo e confio que Deus vai me ajudar.

 A senhora colocou seu nome à disposição para concorrer à presidência da APPM. O que lhe motiva a buscar o comando daquela casa?

O que me motiva é o fato de eu ter sentido na pele a ausência da APPM na minha vida como prefeita, e eu tenho certeza que quase todos os prefeitos sentiram essa ausência. Essa coisa de a APPM estar muito distante dos prefeitos... Nós precisamos fazer com que aquela casa cumpra a função pela qual ela foi criada, que é exatamente prestar essa assistência, essa atenção e estar próxima aos prefeitos e prefeitas. No início da minha gestão, eu “marinheira de primeira viagem” chegava em Brasília parecendo que estava no meio de um tiroteio, com aquela agonia sem saber a quem procurar. Então nós queremos trabalhar a questão da APPM nisso, nesse amparo aos gestores.

A disputa para a eleição que acontece em janeiro já está acontecendo e como está sendo feita a sua campanha? Como está a aceitação do nome Patrícia Leal?

Eu acho que a aceitação está muito boa, está excelente. O que nos credencia? Nós tivemos uma boa gestão em Altos, temos a aprovação de quase 80% da população, tivemos uma votação de mais de 70% e o fato de eu estar aqui próximo, a apenas 30 minutos de Teresina. Então vou poder estar dando essa assistência à APPM quase que diária, sem deixar o meu município de lado, pelo contrário... Estando lá sempre e aqui também! Essa proximidade da cidade onde sou prefeita com Teresina, que é onde fica a sede da APPM é importantíssima. O que pensamos em criar são sucursais da APPM, no Extremo-Sul, em Picos, em Floriano e um escritório em Brasília que é justamente para dar essa atenção, esta assistência aos prefeitos e prefeitas... Assim, quando um gestor chegar lá não vai ficar sem saber onde ir, sem norte e perdendo muito tempo... Numa gestão pública não se pode perder tempo, pois já lidamos com as burocracias que são demoradas.

A senhora foi uma candidata mulher e vitoriosa com a sua reeleição, como avalia o resultado das outras mulheres na política?

Eu acho que está crescendo a cada dia a participação feminina na política, eu acho isso muito positivo... Porque a mulher, não desmerecendo os homens, temos homens brilhantes nas gestões... Mas a mulher, ela tem aquele toque feminino, aquele cuidado maior, aquela sensibilidade mais aguçada e aquela preocupação de mãe. Então eu acho que a mulher ela tem esses pontos positivos e nós temos grandes exemplos aí de gestoras que estão tendo sucesso nas suas administrações. Então eu acho que os Estados, os municípios que são geridos por mulheres estão ganhando muito com isso.

Para finalizar. Que mensagem a senhora deixa para a população de Altos?

A mensagem que eu deixo é de agradecimento mais uma vez por essa confiança depositada a mim. E quero também deixar a mais importante mensagem ao povo de Altos dizendo que podem confiar em mim, pois eu vou trabalhar muito mais. Essa confiança me dá mais força de vontade e mais gás pra trabalhar pela cidade. Onde eu chego as pessoas me cumprimentam, ficam felizes por estarem me vendo e eu fico feliz por estar dando um bom exemplo.

18 de outubro de 2016

Prefeitura abre inscrições para 339 moradias do Minha Casa, Minha Vida

Prefeitura de Altos abre inscrições para 339 moradias do Minha Casa, Minha Vida

Estão abertas as inscrições para a pré-seleção do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, para 339 casas do Residencial Prefeito Cézar Leal, no bairro São Sebastião, em Altos.

As inscrições serão feitas de 18 de outubro a 18 de novembro de 2016, de segunda a sexta-feira, no auditório Alberto Barbosa, localizado na Praça Cônego Honório, ao lado da Igreja Matriz São José. Após análise dos documentos, serão entregues 50 senhas por dia, das 8h às 13h. Vale ressaltar que a ordem das senhas não influenciará na seleção dos candidatos.

As inscrições podem ser feitas por pessoas que tiverem renda bruta familiar mensal de até R$ 1.600,00; ter idade mínima de 18 anos; e estar de acordo com o pagamento mensal de parcela entre R$ 25 e R$ 80 para adquirir a propriedade.

Quem for proprietário de algum imóvel urbano ou rural ou já tiver sido contemplado com outro imóvel de programas habitacionais, sejam nacionais, estaduais ou municipais, não pode concorrer ao sorteio.

Os interessados devem apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos: carteira de identidade ou outro documento com foto que tenha o número do RG; CPF; cópia da certidão de casamento (se for casado) ou averbação do divórcio (se for o caso); cópia da certidão de nascimento (se for solteiro); cópia da certidão de nascimento dos filhos (se tiver); comprovante de residência; comprovante de no mínimo três anos de residência em Altos (podendo ser conta de luz, água, telefonem, etc.); comprovante de renda de todos os membros da casa que exerçam atividade remunerada; título eleitoral e recebimento de benefício (se for o caso).

A pré-seleção tem como prioridade famílias que moram em área de risco, insalubres ou que não tenham moradia, famílias onde a mulher é a responsável pela casa, famílias com idosos ou portadores de deficiência física e famílias de baixa renda. Os candidatos serão enquadrados em grupo, levando em consideração a quantidade de critérios atribuídos. A data e horário da seleção e do sorteio, se necessário, ainda serão definidos e divulgados pela prefeitura.

“Com a conclusão do Residencial Cézar Leal, vamos chegar a cerca de 700 casas entregues pela nossa gestão em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida. Esta política de habitação social é extremamente necessária. São as famílias mais carentes de Altos que ganham direito à moradia digna”, frisa a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

11 de outubro de 2016

Altos comemora 94 anos nesta quarta (12); confira programação

Altos comemora 94 anos nesta quarta (12); confira programação

O município de Altos, situado na região metropolitana de Teresina, comemora 94 anos de emancipação política nesta quarta-feira (12). Para comemorar a data, a Prefeitura organizou uma programação com missa em ação de graças, festa para as crianças e shows musicais no calçadão da Praça Cônego Honório.

As atividades desta quarta-feira (12) na cidade começam logo cedo com o hasteamento das bandeiras na sede da Prefeitura, a missa em ação de graças na Igreja de São José e o corte do bolo na Praça da Igreja Matriz.

Também marca o aniversário de Altos a tradicional festa das crianças no Estádio Felipão. “O aniversário de Altos cai exatamente no Dia das Crianças e não poderíamos deixá-las de fora dessa festa. Como de costume, estamos organizando uma festa belíssima para as crianças altoenses e esperamos contar com a presença de todos”, destaca a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

À noite, fechando a programação de aniversário, acontece a queima de fogos de artifício e shows musicais com as bandas Gatinha Manhosa e Romim Matta.

Confira a programação completa:

7h – Hasteamento das bandeiras na sede da Prefeitura

8h – Missa em ação de graças da Igreja Matriz

9h30 – Corte do bolo na Praça da Igreja Matriz

16h – Festa das Crianças no Estádio Felipão

21h – Show da Banda Gatinha Manhosa

23h – Show de fogos

23h30 – Show de Romim Matta

10 de outubro de 2016

Parceria garante entrega de próteses dentárias em Altos

Parceria garante entrega de próteses dentárias em Altos

A Prefeitura de Altos firmou parceria com o Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) para entrega de próteses dentárias a pacientes do município. Nas últimas semanas, 51 próteses totais ou parciais foram entregues, devolvendo funções de mastigação, fala, sorriso e uma melhor qualidade de vida para a população.

O serviço de entrega de próteses dentárias é oferecido no município através da política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente. O município de Altos foi credenciado para um Laboratório Regional de Prótese Dentária, que está apto para realizar cerca de 40 procedimentos por mês. Atualmente, a cidade dispõe o serviço na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

“A habilitação ao programa só foi possível graças ao esforço da gestão municipal, que têm buscado junto ao Ministério da Saúde ampliar as ações e melhorar o atendimento da população. Temos nos empenhado para trazer programas e desenvolver ações que promovam mais qualidade de vida às pessoas do nosso município”, destaca Mônica Furtado, gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, diz que as novas próteses garantem melhoria na qualidade de vida e resgata a dignidade das pessoas. “Um sorriso não tem preço. Além disso, algumas das pessoas beneficiadas por este programa já estavam há anos sem os dentes e se privando de alguns alimentos, mas agora poderão se alimentar melhor através de uma mastigação completa, além de recuperar sua autoestima”, conclui.

03 de outubro de 2016

Patrícia Leal se reelege com 70% dos votos

Candidata também elegeu 10 dos 13 vereadores

Com exatos 17.175 votos, a atual prefeita de Altos, Patrícia Leal (PT), garantiu sua reeleição à Prefeitura do município. A votação registrada por Patrícia representa quase 10 mil votos de maioria em relação ao candidato derrotado, José Fonseca, que somou 7.194 votos. Patrícia registrou 70,48% dos votos válidos contra 29,52% de José Fonseca.

A vitória esmagadora em cima de Fonseca representa a consolidação de Patrícia como a maior liderança política da região de Altos.

Além disso, a coligação encabeçada por Patrícia elegeu 10 dos 13 vereadores eleitos: Gerson Fernandes (PP); Kiko Fontenele (PP); Adaildo Pancadão (PP); Maxwell da Mariinha (PSS); Regina (PP); Juniel Pinheiro (DEM); Zé Ernandes (PT); Rumão Rocha (PT); Hamilton Pereira (PPS) e Doutora Maria Teresa (PV) formarão a base de apoio da prefeita.

Filha do ex-prefeito Cézar Leal - assassinado em 1996 no exercício do cargo - Patrícia Leal comemora a vitória, homenageia o pai e fala do plano de metas e ações para os próximos quatro anos de mandato, que irão priorizar a Saúde, Infraestrutura e Educação.

“Fizemos uma campanha linda, com propostas, conversando com as pessoas. Agradeço de coração a todos os 17.175 votos de confiança recebidos. Dedico, de forma especial, mais essa vitória ao meu pai, Cézar Leal, que sempre foi amado pelo povo de Altos. Nosso trabalho vai seguir da mesma forma: incansável, propositivo, com a participação do povo e sempre pensando na cidade como um todo. Agora é seguir com nosso planejamento, efetivar nossas propostas e buscar parcerias para fazer ainda mais por nossa cidade”, conclui Patrícia.

Em 2012, quando foi eleita pela primeira vez, Patrícia obteve 11.650 votos. Em 2016, ela ampliou em 5.525 os votos recebidos. Um crescimento de 33% em cima da própria votação inicial.

12 de setembro de 2016

Altos supera índice do IDEB para o ensino fundamental

Altos supera índice do IDEB para o ensino fundamental

O município de Altos superou as metas estabelecidas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos de 2013 e 2015 do Ensino Fundamental até o 5º ano. Em 2013, a média ficou em 4,2, acima dos 3,7 projetados. Já em 2015, a média das escolas municipais de Altos atingiu 4,6, também acima dos 4,0 projetados pelo Ideb.

A secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz Barros, comenta as ações realizadas pela Prefeitura, em parceria com os governos do Estado e Federal, para a evolução da educação do município.

“Investimos na qualificação e pagamento do piso nacional aos professores e melhoramos a estrutura de mais de 30 escolas da rede municipal. São ações significativas e queremos ampliá-las para que esse índice cresça ainda mais”, destaca.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, comemora a evolução dos resultados do índice. “O crescimento no anima bastante, mas ainda há muito que melhorar. Queremos fazer de Altos uma referência para a educação no Piauí”, enfatiza.

O Ideb foi criado pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

06 de setembro de 2016

Segunda edição do Salão do Livro de Altos será em outubro

Segunda edição do Salão do Livro de Altos será em outubro

Inspirado no Salão do Livro do Piauí (Salipi), a Associação de Servidores da Educação Básica no Estado do Piauí (Assebepi), com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Coordenação de Cultura da Prefeitura de Altos, realiza, entre os dias 19 e 22 de outubro, a segunda edição do Salão do Livro de Altos (SaliAltos). A iniciativa tem por objetivo fomentar o prazer pela leitura em jovens e adultos, facilitando o acesso ao livro em ambientes públicos, além de incentivar o surgimento de novos autores e lançamentos de novas publicações.

O SaliAltos, ano 2016, traz na programação palestras, exposições, mesas-redondas, painéis temáticos e shows culturais. O formato permitirá a participação de importantes nomes da literatura regional e nacional, além de pesquisadores envolvidos no estudo da literatura, que trarão discussões sobre o papel da leitura no processo de educação e inclusão social. Na segunda edição, o salão leva o nome da poetisa altoense, Ignês Sousa, homenageada pelo legado deixado ao município por meio de numerosas produções literárias.

“É uma oportunidade de despertar o prazer da leitura, incentivar tanto nos jovens quanto nos mais idosos a paixão pela palavra, como também incentivar o surgimento de novos autores, o lançamento de livros e o contato com novas obras literárias“, explica o professor Marcelo
Mascarenha, um dos organizadores do evento.

Seminário Internacional de Direitos Humanos e Youth for Human Rights International

Concomitante ao salão, será realizado o 1º Seminário Internacional de Direitos Humanos, promovido pela Associação de Servidores da Educação Básica no Estado do Piauí (Assebepi) e a Youth for Human Rights International.  Com um formato voltado para a área acadêmica, o seminário trará palestras com pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional, como o professor Ernie Meadows, que estuda a cultura de paz do estado de Illinois, nos USA e a professora e pesquisadora Maria Rita Py, da Universidade Federal de Santa Maria.

“Esses são alguns nomes, mas nós queremos fortalecer os autores locais. Na cidade de Altos, nós temos muitos nomes que têm dado contribuição, autores da literatura piauiense que estarão conosco”, destaca o professor Raimundo Nonato, membro da comissão organizadora do salão e representante no estado do Piauí da Youth for Human Rights International.

As inscrições para submissão de trabalhos acadêmicos – pesquisas no nível de especialização, mestrado e até conclusão de curso – estão abertas para trabalhos que estejam alinhados com a temática dos direitos humanos, ou que estejam ligados às problemáticas educacionais atuais, podendo ser realizadas por meio do site assebepi.wix.com/salialseminarioedh. Os trabalhos científicos inscritos deverão ser apresentados na modalidade comunicação oral, pôster/banner ou workshops.

O lançamento oficial do evento será realizado no dia 16 de setembro, às 18h, no auditório da Biblioteca Municipal João Bastos, no Centro de Altos. 

  • Compartilhe

Imprimir

01 de agosto de 2016

Convenção define candidatura de Patrícia Leal à Prefeitura de Altos

Convenção define candidatura de Patrícia Leal à Prefeitura de Altos

A contabilista e atual prefeita de Altos, Patrícia Leal (PT), homologou sua candidatura à Prefeitura do município durante convenção partidária realizada nesse sábado (30), no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo, prestigiada por milhares de pessoas. O nome de Nerirrony Lacerda (PP) também foi aprovado e comporá a chapa como candidato a vice-prefeito.

O ponto mais emocionante do evento aconteceu quando a Patrícia Leal desceu do palanque e iniciou seu discurso no meio da multidão. Ela relembrou o difícil começo de sua caminhada política, após a morte de seu pai, o ex-prefeito de Altos, Cézar Augusto Leal Pinheiro, e agradeceu o apoio que tem recebido da sua família e da população de Altos.

“Peguei uma cidade destruída, dominada pelo atraso. Procurei fazer uma gestão sem perseguir ninguém, de forma séria e voltada para o desenvolvimento. E hoje, temos muitas coisas boas para mostrar e o povo de Altos está mais consciente e sabe que estamos no caminho certo”, diz.

A candidata também pontuou as principais mudanças que empreendeu na cidade, principalmente, nas áreas da infraestrutura, agricultura, habitação e na saúde. Em sua fala, ela destaca que seu plano de governo segue priorizando a Saúde. “Reformamos o Hospital de Altos e vamos entregar, ao todo, sete novas Unidades Básicas de Saúde, mas vamos continuar a priorizar a Saúde. Queremos tornar nossa cidade uma referência em Saúde no Estado”, comenta.

Candidato a vice-prefeito, Nerirrony Lacerda frisa “que muito foi feito para mudar a realidade de Altos em setores como infraestrutura, abastecimento, moradia e outros. Nossa meta é continuar unidos em prol do desenvolvimento de Altos”.

Também participaram da convenção partidária que oficializou o nome de Patrícia Leal como candidata à reeleição o deputado estadual Wilson Brandão (PSB) e lideranças políticas da região. A chapa é composta pelos partidos: PT, PP, PPS, PSC, PV, DEM, PSL, PROS, PMN e PR.

04 de julho de 2016

Prefeita assina ordem de serviço para reforma do Mercado Municipal

Prefeita assina ordem de serviço para reforma do Mercado Municipal

A prefeita Patrícia Leal, assinou, nessa quinta-feira (30), a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Mercado Municipal de Altos. A obra é fruto de convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Dentre as melhorias previstas na reforma estão a reestruturação e iluminação de banheiros e dos boxes destinados aos permissionários. Também será feito um galpão de pré-moldado para a instalação da Feira dos Animais.

“O mercado municipal tem grande importância tanto para os comerciantes como para a população. Sendo assim, a reforma vai trazer muitos benefícios e mais desenvolvimento para nossa cidade”, destaca Patrícia Leal.

Moradia e abastecimento

Ainda nessa quinta-feira (30), a prefeita Patrícia Leal visitou os Residenciais São Luiz e Cézar Leal, nos bairros São Luiz e São Sebastião, respectivamente. O Residencial São Luiz foi concluído e grande parte dos mutuários já estão nas moradias. Já o Residencial Cézar Leal está com mais de 50% das obras concluídas e tem previsão de entrega para dezembro de 2016. Ambos os empreendimentos são do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

A gestora entregou, também, dois novos sistemas de abastecimento de água na comunidade Palmeira dos Gomes, na zona Rural de Altos. Os novos poços tubulares beneficiam mais de 40 famílias da região.  

30 de junho de 2016

Festival junino de Altos inicia nesta quarta (29)

Festival junino de Altos inicia nesta quarta (29)

Começa nesta quarta-feira (29) a quarta edição do Festival São João na Roça de Altos. O evento, realizado pela Prefeitura, tem início às 19h30 na Praça Cônego Honório, com apresentações de quadrilhas juninas e shows musicais.

A festa desta noite também conta com a abertura do Concurso de Calouros “Nossos cantos, nossa gente” e espetáculo de grupo de capoeira.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, convida todos a participarem do primeiro dia do São João na Roça. “Nosso festival está avançando a cada ano e a expectativa é de que essa edição seja ainda melhor que a última. Está tudo preparado para a diversão do público”, afirma.

Confira a programação completa do 4º Festival são João na Roça:

29.06 - Quarta-feira

Abertura às 19h30

Trio Fogo Pagô

São Gonçalo (Altos-PI)

Quadrilha Lumiar (Altos-PI)

Maculelê Olímpica - Grupo Abadá Capoeira (Altos-PI)

Início do Concurso de Calouros “Nossos cantos, nossa gente”

Banda: Amarildo Andrade e Banda

30.06 – Quinta-feira

Banda Forró D’Mais (Altos-PI)

Quadrilha Zabumbada (Altos-PI)

Festival de quadrilhas regionais “Professor Carlos Machado”

01.06 – Sexta-feira

Banda Identidade

Quadrilha junina Chapéu de Palha (U. E. Pio XII)

Quadrilha junina Malinos do Sertão (U. E. Mário Raulino)

Show de humor, com Amauri Jucá

Final do Concurso de Calouros “Nossos cantos, nossa gente”

Forró Leal

Avneh Vinny & Xé Pop

02.06 – Sábado

Boi bumbá Estrela de Prata (U. E. Chiquinho Cazuza)

Dança Olímpica (U. E. Cézar Leal)

Dança da Manga (U. E. Cézar Leal)

Quadrilha junina Fogo Quente (Altos-PI/Teresina-PI)

Forró Versáteis

Waldonys