• Campanha Mobieduca
  • Teresina shopping
  • HEMOPI - Junho vermelho
  • ITNET
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att

Notícias Altos

18 de junho de 2019

06 de junho de 2019

Prefeitura promove ações em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Prefeitura promove ações em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Prefeitura de Altos promove ações em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Foi realizada nesta quarta-feira (5), na Praça da Igreja Matriz de São José, uma mobilização em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Promovida pela Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, a ação contou com a presença da prefeita Patrícia Leal e com a participação de estudantes da Rede Municipal de Ensino. Durante a ação, foram distribuídas mudas de plantas, além de material informativo sobre a preservação ambiental.

A Prefeitura faz parte da campanha mundial contra a poluição ao ar, promovida pela Organizações da Nações Unidas (ONU). No período, a campanha realiza lançamentos, promove ações de engajamento digital, dialoga com vários setores da sociedade e apoia e promove eventos de combate à poluição do ar.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Leal, comenta que “essa conscientização é de suma importância para a preservação ambiental, assim como para chamar atenção da população altoense para a temática”.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca o trabalho de conscientização ambiental realizado no município. “Uma iniciativa como essa se soma às ações desenvolvidas pelo município em defesa do Meio Ambiente e dos recursos naturais. São ações que devem ser apoiadas pelo Poder Público e incentivadas, para que possamos ampliar esse trabalho”, frisa.

28 de maio de 2019

Prefeitura e Polícia Militar lançam programa de resistência às drogas

Prefeitura e Polícia Militar lançam programa de resistência às drogas

Prefeitura e Polícia Militar lançam programa de resistência às drogas em Altos

Foi realizada nesta sexta-feira (24) a solenidade de lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em Altos. A cerimônia contou com a presença da prefeita Patrícia Leal.

Alicerçado sobre os valores: polícia, escola e família, o PROERD atua em três faixas etárias: no ensino infantil, no 5º ano e no 7º ano. Em todas essas etapas são ministradas 12 lições, que abordam o tema “drogas”, inclusive as lícitas. Também são trabalhadas a valorização da amizade, o bullying, as gangues e a violência.

O PROERD é aplicado com o auxílio de uma cartilha de 12 lições, que são ministradas às crianças durante uma semana. No final do programa, os alunos participam de uma solenidade de formatura e recebem um certificado. Em Altos, também serão parceiros do projeto as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania.

“Inicialmente, o projeto será trabalhado nas unidades escolares José Tibúrcio do Monte, Prefeito Cézar Leal e o Ginásio Municipal Antônio Inácio. Nossa meta é, a partir da evolução do projeto, estender as ações para mais escolas do município”, comenta Márcia Beatriz Barros, secretária municipal de Educação.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca a importância do programa. “Agradecemos a parceria da Polícia Militar, sobretudo do Batalhão de Altos. O PROERD é um grande programa de enfrentamento às drogas e estamos muito felizes em iniciar essas ações em nossa cidade”, conclui.

20 de maio de 2019

Altos intensifica trabalho de prevenção ao Aedes aegypti

Altos intensifica trabalho de prevenção ao Aedes aegypti

Altos intensifica trabalho de prevenção ao Aedes aegypti e recebe classificação positiva do Ministério da Saúde

Números do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, do Ministério da Saúde, apontam o município de Altos com índice 0,80, chegando ao nível satisfatório no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O LIRAa é um instrumento para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

O secretário de Saúde de Altos, Nerirrony Lacerda, comemora o índice positivo e destaca todo o trabalho feito no município no combate ao mosquito. “Em virtude do período prolongado de chuvas, nós integramos o trabalho dos agentes comunitários de saúde com os agentes de endemias durante os sete primeiros meses de 2019, além de bloqueios imediatos dos possíveis casos de doenças, recolhimento de pneus e entulhos que representem risco a população e palestras preventivas nos postos de saúde, escolas e demais locais públicos”, comenta.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, ressalta o empenho de toda a equipe de saúde do município e também destaca a importância da população nesse trabalho. “Precisamos da ajuda de todos nesse intenso combate ao Aedes aegypti. Nossa equipe está de parabéns pelo trabalho, assim como toda a população, que tem se empenhado e ajudado a Prefeitura nas ações”, conclui.

25 de abril de 2019

Prefeitura e Polícia Militar firmam parceria no combate às drogas

Prefeitura e Polícia Militar firmam parceria para programa de resistência às drogas

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Altos, Fátima Barreto e Márcia Coimbra, respectivamente, receberam, nessa terça-feira (23), representantes da Polícia Militar do Piauí. Na pauta, a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no município.

Alicerçado sobre os valores: polícia, escola e família, o PROERD atua em três faixas etárias: no ensino infantil, no 5º ano e no 7º ano. Em todas essas etapas são ministradas 12 lições, que abordam o tema “drogas”, inclusive as lícitas. Também são trabalhadas a valorização da amizade, o bullying, as gangues e a violência.

O PROERD é aplicado com o auxílio de uma cartilha de 12 lições, que são ministradas às crianças durante uma semana. No final do programa, os alunos participam de uma solenidade de formatura e recebem um certificado. Em Altos, também será parceira do projeto a Secretaria Municipal de Educação.

“Estamos muito animados para dar início a esse importante programa em Altos. Agradecemos a parceria da Polícia Militar, sobretudo do Batalhão de Altos. A Prefeitura está à disposição para auxiliar essa iniciativa da melhor forma”, comenta Fátima Barreto, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

08 de abril de 2019

Ministério Público e Prefeitura lançam projeto “Queremos Paz”

Ministério Público e Prefeitura lançam projeto “Queremos Paz” em Altos

O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), do Ministério Público do Piauí, lançou, nessa quarta-feira (3), o projeto Queremos Paz para instituições do município de Altos. O evento contou com a presença da prefeita Patrícia Leal e do promotor de Justiça da comarca de Altos, Paulo Rubens Parente Rebouças.

As atividades realizadas pelo projeto “Queremos Paz!” vêm sendo desenvolvidas há quase três anos em diversas escolas do Estado, com o objetivo de fomentar a cultura da paz, a prática do diálogo e da tolerância, e o conhecimento dos líderes pacificadores mundiais, como formas positivas de enfrentamento à violência escolar. Além de já ter atingido diretamente milhares de estudantes de diversas faixas etárias em todo o Piauí, o projeto inclui também atividades de capacitação de professores e famílias, para manejo de situações de bullying, drogadição e indisciplina. O “Queremos Paz” também já foi tema de concurso cultural e de jogos escolares.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, afirma que a iniciativa irá colaborar para a formação de jovens mais tolerantes. "Esse projeto só tem a engrandecer nossa educação. Sempre falo que o processo educacional é uma parceria entre família, escola e outras instituições. O apoio do Ministério Público nos ajudará a orientar as escolas sobre como proceder diante dos casos de indisciplina e atos infracionais, além de trabalhar a valorização de princípios básicos como a tolerância e o respeito. O MP pode contar com nosso apoio para plantar a cultura de paz nas escolas altoenses", destaca.

Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do projeto, elogiou a mobilização da rede de proteção à criança e ao adolescente. "Consideramos que a iniciativa já é um sucesso, pois as instituições envolvidas conseguiram mobilizar toda a rede de proteção à criança e ao adolescente. Para construir a paz, primeiro, temos que enxergar o ambiente e contexto em que vivemos e, aqui, vocês estão muito conscientes da importância do desenvolvimento desse projeto", frisa a coordenadora.