• Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Água Branca

24 de março de 2017

Água Branca inicia processo de municipalização do trânsito

Água Branca inicia processo de municipalização do trânsito

Na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, e o secretário municipal de Transportes, Antônio Cícero Barbosa, se reuniram, em Teresina, com o Procurador do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Acyr Avelino do Lago Filho, para tratar do processo de municipalização do trânsito da cidade.

Na oportunidade, os gestores de Água Branca receberam um termo de implantação que deve ser estudado para a futura municipalização do trânsito na cidade. Com a municipalização, a Prefeitura passará a ter responsabilidade sobre o trânsito da Água Branca, devendo criar Órgãos Executivos Municipais de Trânsito.

“Vamos adaptar o termo para implantação da municipalização do trânsito na nossa cidade o mais rápido possível. O nosso maior objetivo é educar a população no trânsito e, para tanto, um dos passos que estamos tomando é o levantamento do número de acidentes que acontecem em Água Branca. Assim que o documento estiver pronto, levaremos para análise da Câmara Municipal”, explica o secretário Antônio Cícero Barbosa.

Instituído pela Lei n° 9503/97, o Código de Trânsito Brasileiro incluiu os municípios no Sistema Nacional de Trânsito, atribuindo-lhes competências para atuar nessa área, atendendo aos interesses e peculiaridades locais. Para os municípios se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito, exercendo plenamente suas competências, precisam criar um órgão municipal executivo de trânsito, previsto no artigo 8º, do CTB e Resolução nº 106/99-CONTRAN, com estrutura para desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística.

23 de março de 2017

TRE e Prefeitura elaboram campanha de cadastro biométrico na região

TRE-PI e Prefeitura de Água Branca elaboram campanha de cadastro biométrico para região do Médio Parnaíba

Nesta terça-feira (21), o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, se reuniu com a juíza da 52ª Zona Eleitoral, Lisabete Maria Maarchetti, para organizar a campanha de cadastro biométrico na região do Médio Parnaíba. A reunião, que aconteceu no Cartório Eleitoral, também contou com a presença de prefeitos e representantes dos seis municípios que compõem a 52ª Zona Eleitoral.

O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria firmada entre a Prefeitura de Água Branca e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para a campanha de cadastro biométrico. Água Branca foi escolhida como o município que vai sediar a abertura oficial dos trabalhos de cadastramento biométrico, que deve iniciar no próximo dia 3 de abril.  "A reunião teve como objetivo fortalecer a parceria entre os poderes para que, juntos, possamos atingir 100% do cadastro biométrico", diz Jonas Moura.

O prefeito afirma, ainda, que está orgulhoso de fazer parte da campanha que, segundo ele, é de extrema importância para a democracia brasileira. "Somos parceiros do TRE na campanha e entendemos que a biometria representa um passo muito importante para a segurança das eleições e a lisura do pleito. Água Branca vai sediar a abertura oficial dos trabalhos e ficamos orgulhosos de fazer parte desse momento", finaliza.

14 de março de 2017

Município participa de seminário sobre pactuação dos serviços de saúde

Água Branca participa de seminário sobre pactuação dos serviços de saúde no Piauí

O secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, participou do Seminário Estadual de Pactuação de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2017. Durante o evento, os gestores da saúde dos 224 municípios piauienses conhecerão os indicadores que compõem a nova pactuação dos serviços de saúde do Piauí para o período de 2017 a 2021. 

O encontro foi realizado nesta segunda-feira (13), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Teresina. O Coordenador da Atenção Básica em saúde de Água Branca, David Willames, também participou do evento.

Entre os indicadores que irão compor a pactuação, estão: a diminuição do óbito prematuro; a imunização seguindo o calendário de vacinação nacional; a notificação imediata de doenças; a investigação da proporção de óbitos de mulheres em idade fértil; proporção de parto normal no Sistema Único de Saúde e na Saúde Suplementar; redução da taxa de mortalidade infantil, entre outros pontos.

O secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, afirma que a pactuação contribuirá para a qualidade dos serviços de saúde no município.

“Já conseguimos a redução de seis indicadores. Água Branca possui indicadores básicos acima das metas pactuadas pelo Estado e pela União. Vamos trabalhar para melhorar os indicadores relacionados ao acompanhamento dos portadores de doenças crônicas e prevenção do câncer de colo uterino e de mama através do exame citopatológico e da mamografia, essas são algumas das nossas prioridades. Para 2017, seguiremos com o trabalho para diminuir ainda mais os novos indicadores apresentados e cumprir com as metas estabelecidas para os próximos quatro anos. Nossa equipe trabalha diariamente para que a saúde do município avance e para que os aguabranquenses tenham mais qualidade de vida”, frisa Amilton Feitosa.

A pactuação reforça as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população no município e fortalece a integração dos instrumentos de planejamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os gestores nas três esferas de governo - Municipal, Estadual e Federal - são responsáveis pelo monitoramento e avaliação das respectivas metas pactuadas, de modo que os resultados devem embasar o planejamento em saúde.

10 de março de 2017

Prefeitura de Água Branca realiza homenagem às mulheres

O prefeito destacou a importância do trabalho das mulheres nos diferentes órgãos

Em Água Branca, o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi marcado por diversas homenagens prestadas às servidoras de diferentes órgãos do município. As homenagens começaram na sede da Prefeitura de Água Branca, onde a servidora pública Maria Gonçalves Silva, que está se aposentando, recebeu e representou todas as mulheres homenageadas pela passagem do dia.

O prefeito Jonas Moura destacou a importância do trabalho das mulheres nos diferentes órgãos da administração pública. “Neste dia especial, parabenizamos a dedicação de todas as servidoras e funcionárias que atuam nos órgãos públicos e contribuem para que as ações e os serviços cheguem à toda a população de Água Branca”, frisa o gestor. 

As mulheres servidoras da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde receberam rosas. Um carro de som volante também trouxe mensagens alusivas à data.

A juíza da Comarca de Água Branca, Lisabeth Marchetti, participou da homenagem e reforça a identidade e os direitos da mulher no que se refere ao trabalho e à dignidade humana, e recebeu rosas, como forma de homenagem, da secretária de Assistência Social, Danielly Sousa. 

 O defensor público Jefferson Calume também prestigiou o evento e afirma que a Defensoria Pública está à disposição de toda a sociedade, em especial das mulheres que necessitem de atendimento no órgão. Calume ressaltou, ainda, o trabalho executado pela Assistência Social do município, por unir os órgãos que atuam na defesa da mulher.

Também estiveram presentes na homenagem os vereadores Soroba, Walter e Ivon Lendel.

08 de março de 2017

Água Branca elege presidente do Colegiado de Gestores de Assistência Social

Água Branca elege presidente do Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social do Piauí

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Danielly Sousa, foi eleita nesta terça-feira (7) como presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PI). O secretário de Assistência Social de Teresina, Samuel Silveira, foi eleito o vice-presidente do Colegiado.

A escolha para a composição da instituição reuniu os gestores de Assistência Social de diversas cidades piauienses e foi realizada no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Para Danielly Sousa, compor o Colegiado como presidente traz a oportunidade de contribuir com a melhoria das ações em Assistência Social realizadas nas diferentes regiões do Piauí.

“Nessa gestão temos como objetivo garantir a formação continuada aos gestores da política de Assistência Social no estado do Piauí. Vamos trabalhar para construir uma relação qualificada entre o Estado e os municípios e para o fortalecimento do sistema descentralizado e participativo. É importante, também, garantir que os municípios piauienses tenham condições de efetivar o cumprimento do pacto de aprimoramento do Serviço Único de Assistência Social (SUAS)”, comenta Danielly Sousa.

O prefeito de Água Branca e vice-presidente da APPM, Jonas Moura,  prestigiou o evento e falou sobre a importância da participação do município no Coegemas. “É muito valiosa essa oportunidade que Água Branca de presidir o Coegemas Piauí. Assim, poderemos contribuir com as ações já executadas em nosso município e, também, conhecer com as práticas em Assistência Social executadas por outras cidades piauienses”, comenta Jonas Moura.

07 de março de 2017

Famílias participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Famílias de Água Branca participam de reunião do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Água Branca realizou, nessa sexta-feira (3), a primeira reunião com os pais e responsáveis dos adolescentes e jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no Povoado Santo Antônio, zona rural de Água Branca. 

A reunião teve como objetivo apresentar aos pais e aos responsáveis a organização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), bem como as atividades ofertadas para adolescentes e jovens atendidos pelo Serviço.

Danielle Sousa, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, destaca para os pais e responsáveis a importância da participação efetiva da família junto às crianças e aos adolescentes atendidos e acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

“O contato com as famílias é muito importante para o sucesso das ações realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos junto às crianças e aos jovens. Explicamos para os pais e responsáveis como é feito o trabalho durante as atividades, a divisão por faixas de idade e os horários disponíveis para cada grupo”, explica Danielle Sousa.

Francilene Sales, coordenadora do SCVF, reforça que com a participação das famílias a qualidade das atividades ofertadas poderá melhorar cada vez mais. 

O Serviço

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) trata-se de um Serviço de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e do desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

O objetivo do SCVF é garantir aquisições progressivas aos seus participantes, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias, prevenir a ocorrência de situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

06 de março de 2017

Abertura do ano letivo reúne professores de Água Branca

Abertura do ano letivo reúne professores de Água Branca

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nessa sexta-feira (03), a abertura do ano letivo para a rede municipal de ensino.  A solenidade reuniu gestores e professores e foi realizada no Auditório Dioguinho. O encontro seguirá até este sábado (04) e, na programação, também está prevista reuniões com os pais de alunos.

Na oportunidade, foram apresentadas as equipes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e também de cada escola municipal. Os convocados do Processo Seletivo da Educação também participaram da solenidade e receberam as boas-vindas.

O prefeito Jonas Moura destacou os investimentos feitos na educação do município. “Temos investido na melhoria da infraestrutura de nossas escolas e valorizando os nossos professores com o pagamento do piso salarial, o que contribui para termos alcançados os resultados positivos nos índices educacionais”, afirma.

A secretária municipal de Educação, Cleidimar Tavares, apresentou o Pacto de Gestão para 2017 com as metas e os índices que deverão ser alcançadas ao longo desse ano. A gestora também ressaltou os bons índices educacionais já alcançados por Água Branca e reforça que o município é referência em educação para todo o Estado. “O nosso compromisso é manter os bons índices educacionais na rede municipal de ensino ao longo desse ano e, para isso, contamos com o apoio das equipes pedagógicas e de todos os professores”, frisa.

O vereador Ivon Lendel, presidente da Câmara Municipal de Água Branca, prestigiou o evento e ressaltou que a casa legislativa atuará sempre a favor da educação do município. “Parabenizo o prefeito Jonas Moura pelas ações de valorização da educação em nosso município e reafirmo que o poder legislativo representará e apoiará as ações que venham engrandecer o município”, reforça.

Participaram do evento o secretário municipal de Saúde, Hamilton Feitosa, o secretário de comunicação, Juca e o vereador Raycliston Alexandrino Santos.

24 de fevereiro de 2017

Hospital de Água Branca terá plantão especial para o carnaval

Hospital de Água Branca terá plantão especial para o carnaval

O Hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde funcionará com plantão especial durante o carnaval de Água Branca. A diretora do hospital, Leila Alves, reuniu a equipe de saúde para definir estratégias e reforçar o atendimento ao público no período.

Durante a reunião, foi definido que a equipe do hospital contará com dois médicos, um profissional de Enfermagem e uma equipe técnica pronta para atender os casos de urgência e emergência. Uma ambulância também será destinada para os locais dos shows, com médico, enfermeiro, técnico de Enfermagem, além do condutor da ambulância.

“A proposta é assegurar que todos os foliões possam brincar em plena segurança e garantir, acima de tudo, o acesso à saúde, que é um direito de todos. Esse é um suporte garantido pelo prefeito Jonas Moura, em parceria com o Hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde, para que os nossos foliões tenham o atendimento necessário e de qualidade”, frisa a diretora Leila Alves.

A equipe do hospital de Água Branca também estará presente no Corso, durante a abertura oficial do carnaval, na próxima sexta-feira (24). Na tenda informativa que será montada em frente ao hospital, haverá distribuição de preservativos, cartilhas informativas de prevenção à doenças, entre outros.

O carnaval de Água Branca será de 24 a 28 de fevereiro, com o desfile tradicional do corso e shows com atrações locais e de outros estados, como a banda Chicabana da Bahia. As demais bandas confirmadas para agitarem a folia de momo em Água Branca são: Marquinhos Carimbada (BA), Bandana (BA), Pilera, Taty Girl, Só Sacana, Pedrinho Pegação, Pura Raiação, Rei da Cacimbinha e Banana Nativa (BA) e Avine Vinny (CE).