• Novo app Jornal O Dia
  • ITNET
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Água Branca

22 de fevereiro de 2019

Prefeito Jonas Moura se reúne com o comandante do 18º BPM

Prefeito Jonas Moura se reúne com o comandante do 18º BPM para tratar sobre segurança no carnaval

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, participou de reunião com o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Tenente coronel Cordeiro, para discutir os projetos realizados no município e o plano de segurança para o carnaval. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (20).

O prefeito Jonas Moura agradeceu o empenho da Polícia Militar em Água Branca e ressaltou a importância da parceria entre Prefeitura e 18º BPM. "Nossa gestão está sempre à disposição para atuar junto aos órgãos que promovem a paz, a segurança e a Justiça Social. Água Branca está no centro do Médio Parnaíba e se torna o ponto de referência para a região, por isso a importância dessa parceria, que nos garante segurança e tranquilidade em todos os momentos, principalmente, nos grandes eventos que realizamos, como é o caso do nosso Carnaval, que é sinônimo de segurança”, diz.

Durante a reunião, o Tenente coronel Cordeiro informou que irá reforçar a efetivo policial, de forma que os foliões possam aproveitar a festa e a equipe possa realizar as ações do evento sem que haja intercorrências. “Durante o carnaval, o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente, por isso estamos com o projeto alinhado com as demais equipes e com reforço já solicitado como RONE, BPTRAN, e um efetivo de aproximadamente 100 policiais para ser implementado em Água Branca e região. Em parceria com a Prefeitura e com o Conselho Municipal de Segurança, estaremos fazendo blitz educativa na cidade, entregando panfletos e conversando com a população, orientando de forma preventiva os foliões e as equipes de trabalho, para que possamos ter uma festa tranquila”, afirma o comandante.

A secretária municipal de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Segurança, Danielly Sousa, destaca que o Conselho está em ação e atuando na garantia de direitos da população. “Temos uma agenda de reuniões com o Conselho, que tem como vice-presidente o Tenente coronel Cordeiro, juntos estaremos realizando campanhas e buscando todas as ações que ajudem a população de Água Branca e região, precisamos unir todas as instituições e pessoas para ajudar na prevenção a violência”, frisa.

Também participaram da reunião o secretário de Comunicação, Juca Cavalcante, e o secretário de Administração, Antônio Romano.

12 de fevereiro de 2019

Inscrições abertas para cursos da Estação Juventude

Inscrições abertas para cursos da Estação Juventude em Água Branca

Já estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos da Estação Juventude 2.0 em Água Branca. São ofertadas vagas para os cursos de Fotografia, Capoeira, Dança, Informática e Esportes em geral. As inscrições podem ser feitas de 11 a 15 de fevereiro, na sede da Estação Juventude, localizada na Avenida Boa Esperança, bairro Compasa.

Os interessados devem apresentar original e cópia do CPF e da Carteira de Identidade e cópia do comprovante de endereço. As oficinas são gratuitas e incluem todos os materiais que serão utilizados. Ao final de cada oficina, o participante receberá o certificado de qualificação.

O coordenador municipal de Juventude, Markonny Moura, lembra que Água Branca foi o primeiro município do Piauí a ser contemplado com o Programa Estação Juventude. “Este programa chegou a Água Branca com uma proposta inovadora e de extrema importância para nossos jovens. Além disso, a criação da Coordenadoria de Juventude foi uma grande conquista de nosso município”, frisa.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, reforça o convite para que os jovens realizem suas inscrições e possam ampliar seus conhecimentos. “Firmamos esse importante convênio com o Governo Federal para termos uma Estação Juventude aqui em Água Branca. O objetivo é ampliar o acesso do jovem de 15 a 29 anos às políticas públicas, programas e ações que assegurem o direito à cidadania. Esperamos uma grande participação dos jovens agrabranquenses nessas oficinas”, finaliza o prefeito Jonas Moura.

03 de maio de 2017

Hospital de Água Branca implanta novo protocolo de identificação de pacientes

Hospital de Água Branca implanta novo protocolo de identificação de pacientes

Nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Água Branca, por meio da direção do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde, implementou um novo protocolo de identificação de pacientes. O modelo é utilizado em hospitais de todo o Brasil e segue orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério, para assegurar que todos os pacientes sejam corretamente identificados, é necessário usar pelo menos dois identificadores em pulseira padronizada. Devem ser usados, no mínimo,  dois identificadores, como: nome completo do paciente; nome completo da mãe do paciente; data de nascimento do paciente; e número de prontuário do paciente. 

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, fisioterapeuta Eleane Leal Martins, explica como vai funcionar o serviço, que será realizado pelos técnicos de enfermagem e enfermeiros do hospital. "O protocolo de identificação do paciente funciona da seguinte forma: quando o paciente chega para o setor de internação, ele é identificado por dois meios: nome completo ou data de nascimento e nome completo ou nome da mãe", diz.

De acordo com a diretora do hospital, Leila Cristina, o modelo tem como objetivo impedir a ocorrência de acidentes. "O serviço tem como objetivo evitar possíveis erros na administração de medicamentos, eventuais cirurgias, dentre outras alterações que possam vir a acontecer. É uma medida para prevenir eventos adversos do paciente no hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde", finaliza.

28 de abril de 2017

Projeto de combate ao mosquito da dengue é destaque em Brasília

Projeto de combate ao mosquito da dengue em Água Branca é destaque em Brasília

O secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, representou o município no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que acontece em Brasília, e segue até esta sexta-feira (28). Nesta edição, o encontro tem como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. Durante o evento, o secretário ministrou palestra sobre a Lei Municipal que instituiu o programa "Água Branca Livre da Dengue".

Água Branca é referência nacional no combate ao mosquito Aedes aegypti e, desde a promulgação da Lei, em dezembro de 2015, já conseguiu reduzir o índice de infestação do mosquito para apenas 7,4%.

Amilton Feitosa explica como funciona o programa e informa que cerca de 150 profissionais estão envolvidos na ação. "Os agentes de endemias visitam as casas das pessoas e avaliam as condições para a proliferação do mosquito. A partir disso, cada residência recebe um selo: verde é para as casas que estão sem registro de água parada, sem lugares para procriação do mosquito; o amarelo é sinal de alerta para possíveis criatórios; e o vermelho para locais em que foram encontradas larvas do mosquito da dengue”, diz.

O secretário ainda destaca que o trabalho do programa Água Branca Livre da Dengue é contínuo. "A Lei municipal garantiu que as atividades do projetos sejam realizadas de forma contínua, de modo que o mosquito não consiga se proliferar", ressalta.

Encontro com Marcelo Castro

Nesta quarta-feira (26), o secretária Amilton Feitosa também se reuniu com o deputado federal Marcelo Castro. "Aproveitei a oportunidade para agradecer ao deputado pela ajuda ao município quando foi ministro da saúde e protocolei alguns pedidos futuros para a cidade", finaliza. 

20 de abril de 2017

Água Branca inicia campanha nacional de vacinação contra a gripe

Água Branca inicia campanha nacional de vacinação contra a gripe

A 19º Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza teve início na última segunda-feira (17) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Água Branca. No dia 13 de maio, acontece o dia "D" de mobilização nacional. A vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de maio.

A campanha tem como público alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos,  idosos com mais de 60 anos, pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais da saúde, gestantes, puérperas e professores das redes públicas e privadas.

De acordo com o coordenador da atenção básica de Água Branca, Devid Perfeito, a meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. "Nós vamos seguir um cronograma de vacinação para organizar a demanda. Vamos iniciar com os profissionais da saúde, que estão mais expostos aos vírus da influenza devido ao trabalho. A vacinação é de extrema importância para evitar que casos de gripe se agravem", diz.

Em geral, a vacina protege contra três tipos de vírus da gripe (H1N1, H3N2 e B), definidos a cada ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde), de acordo com o cenário epidemiológico.

Confira o calendário de vacinação de acordo com os grupos

17 a 21/04 - Trabalhadores da Saúde

24 a 28/04 - Idosos

02 a 05/05 - Gestantes, puérperas e crianças

08 a 12/05 - Comorbidades

13/05 - Dia "D" (Todos os grupos)

15 a 19/05 - Professores

22 a 26/05 - Todos os grupos

13 de abril de 2017

Água Branca realiza Semana da Saúde com atividades e prevenção

Água Branca realiza Semana da Saúde com atividades de orientação e prevenção

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando a Semana da Saúde, com atividades de prevenção e orientação para a população.

A abertura da Semana da Saúde aconteceu na última sexta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, na Orla do Açude. Na ocasião, foram oferecidos serviços de verificação de pressão arterial e glicemia e orientações em saúde. Em seguida, a população participou de alongamento e aula de zumba, com posterior lanche natural.

As atividades continuaram durante essa semana nas escolas públicas e privadas de Água Branca e devem ser encerradas nesta quarta-feira (12). A campanha de prevenção de Hanseníase e Geo-helmintíases com autoavaliação e distribuição, consentida, de medicamentos para tratamento de verminose e a palestra educativa de prevenção de Zika Vírus, Chikungunya e Dengue e estão sendo ministradas pelas equipes da atenção básica da saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Nesta quarta-feira (12), acontecerá o encerramento da Semana da Saúde com uma palestra sobre depressão e prevenção do suicídio entre adolescentes. A conversa vai acontecer às 14h, no Auditório do Cras, e será ministrada pela psiquiatra do Caps, Lídia Maria Alves.

O secretário Municipal da Saúde, Amilton Feitosa, explica que as atividades desenvolvidas na Semana da Saúde visam dar mais qualidade de vida para a população. "Nós propomos ações de orientação para trabalhar ainda na prevenção. Também abordamos o tema da depressão e prevenção ao suicídio, pois sãos temas abordados pela Organização Mundial da Saúde em 2017 e infelizmente sãos problemas graves que têm atingido nossos jovens", finaliza.

24 de março de 2017

Água Branca inicia processo de municipalização do trânsito

Água Branca inicia processo de municipalização do trânsito

Na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, e o secretário municipal de Transportes, Antônio Cícero Barbosa, se reuniram, em Teresina, com o Procurador do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Acyr Avelino do Lago Filho, para tratar do processo de municipalização do trânsito da cidade.

Na oportunidade, os gestores de Água Branca receberam um termo de implantação que deve ser estudado para a futura municipalização do trânsito na cidade. Com a municipalização, a Prefeitura passará a ter responsabilidade sobre o trânsito da Água Branca, devendo criar Órgãos Executivos Municipais de Trânsito.

“Vamos adaptar o termo para implantação da municipalização do trânsito na nossa cidade o mais rápido possível. O nosso maior objetivo é educar a população no trânsito e, para tanto, um dos passos que estamos tomando é o levantamento do número de acidentes que acontecem em Água Branca. Assim que o documento estiver pronto, levaremos para análise da Câmara Municipal”, explica o secretário Antônio Cícero Barbosa.

Instituído pela Lei n° 9503/97, o Código de Trânsito Brasileiro incluiu os municípios no Sistema Nacional de Trânsito, atribuindo-lhes competências para atuar nessa área, atendendo aos interesses e peculiaridades locais. Para os municípios se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito, exercendo plenamente suas competências, precisam criar um órgão municipal executivo de trânsito, previsto no artigo 8º, do CTB e Resolução nº 106/99-CONTRAN, com estrutura para desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística.

23 de março de 2017

TRE e Prefeitura elaboram campanha de cadastro biométrico na região

TRE-PI e Prefeitura de Água Branca elaboram campanha de cadastro biométrico para região do Médio Parnaíba

Nesta terça-feira (21), o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, se reuniu com a juíza da 52ª Zona Eleitoral, Lisabete Maria Maarchetti, para organizar a campanha de cadastro biométrico na região do Médio Parnaíba. A reunião, que aconteceu no Cartório Eleitoral, também contou com a presença de prefeitos e representantes dos seis municípios que compõem a 52ª Zona Eleitoral.

O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria firmada entre a Prefeitura de Água Branca e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para a campanha de cadastro biométrico. Água Branca foi escolhida como o município que vai sediar a abertura oficial dos trabalhos de cadastramento biométrico, que deve iniciar no próximo dia 3 de abril.  "A reunião teve como objetivo fortalecer a parceria entre os poderes para que, juntos, possamos atingir 100% do cadastro biométrico", diz Jonas Moura.

O prefeito afirma, ainda, que está orgulhoso de fazer parte da campanha que, segundo ele, é de extrema importância para a democracia brasileira. "Somos parceiros do TRE na campanha e entendemos que a biometria representa um passo muito importante para a segurança das eleições e a lisura do pleito. Água Branca vai sediar a abertura oficial dos trabalhos e ficamos orgulhosos de fazer parte desse momento", finaliza.