Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UCL: Longe dos holofotes, perto da história

Apesar do papel de coadjuvantes de luxo, Marcelo, F.Luís, Pepe, Casemiro e Danilo vão dar um tempero bem brasuca à decisão da Champions, neste sábado (28), em Milão

28/05/2016 09:15

Dérbi, revanche, título inédito para os técnicos (agora no banco de reservas), chance de quebra de recorde na artilharia... Ingredientes não faltam para apimentar a grande decisão da Champions League, entre Atlético de Madrid e Real Madrid, no estádio San Siro, em Milão, neste sábado (28), às 15h45 (de Brasília). Os torcedores brasileiros também terão um motivo especial para não desgrudarem os olhos do esperado duelo. 

Marcelo, Danilo, Casemiro e Pepe - também cidadão português - encontrarão o compatriota Filipe Luís. Os canarinhos não dispõem do mesmo glamour de Cristiano Ronaldo, Bale, Griezmann e Benzema, por exemplo, mas são peças fundamentais nos seus respectivos rivais e estão bem perto de entrarem para a história da UCL. 

 Marcelo e Filipe Luís vão travar uma briga boa nas laterais esquerdas. Ambos, inclusive, disputam vaga na Seleção Brasileira de Dunga, com Filipe na dianteira e na Copa América 2016. No entanto, os estilos se mostram bem diferentes. Ofensivamente Marcelo leva vantagem sobre Filipe Luís e os números demonstram isso.

Nenhum dos dois marcou ainda na atual edição Champions, só que o merengue deu uma assistência no torneio. Marcelo também é muito acionado pelos atacante e meias do Real, tornando-se indispensável no esquema tático de Zidane.

Na defesa, o cenário muda. Filipe Luís parece ser muito mais efetivo e "brigador".  Em nove partidas, sofreu dez faltas e cometeu oito, levando um amarelo. Já Marcelo, em dez compromissos, cometeu cinco faltas e recebeu 13, sem nenhum cartão.

Marcelo ainda carrega uma carta na manga nesse duelo particular. Numa eventual ausência do capitão Sérgio Ramos, será dele a missão de erguer a cobiçada ‘Orelhuda’, caso o Real se sagre campeão .

Só que o camisa 3 do Atlético também pode tirar uma onda. Filipe Luís foi eleito pelo site CIES – Football  Observatory o  melhor lateral da temporada europeia, deixando para trás o próprio Marcelo.

Em baixa

Danilo vive fase diferente no Real. Chegou em março de 2015 e devagar conquistou seu espaço, mas as atuações apagadas resultaram na falta de paciência do torcedor com o brasileiro. No primeiro jogo contra o Wolfsburg, ainda nas quartas de final, o camisa 23 acabou duramente criticado e perdeu a posição para Carvajal. Para piorar, o espanhol só não fez chover na milagrosa partida de volta. Na virada dos Blancos sobre os alemães, por 3 a 0, Carvajal participou de dois gols. 


(Foto: Getty Images)

Xodó merengue

‘Casemiro dá  equilíbrio ao Real Madrid’, assim definiu o treinador adversário e especialista na posição, Diego Simeone. A história do ex-são-paulino pode servir de inspiração para o questionado Danilo. Afinal, não foram poucos os momentos difíceis na Europa. Em período de testes no time B, Casemiro foi promovido à equipe principal em 2013, graças ao técnico José Mourinho. Só que no ano seguinte, seria emprestado ao Porto, pelo qual faria 41 partidas e marcaria quatro gols numa belíssima temporada. 

O volante regressou ao maior campeão da Champions em 2015/16, para assumir de vez a titularidade do clube merengue.


(Foto:Getty Images)

Com sangue português

O alagoano Kléper Laveran Lima, ou apenas Pepe, nasceu em Maceió, mas obteve a cidadania portuguesa. Formado nas categorias de base do Corinthians Alagoano, logo migrou para Portugal, onde construiu sua carreira. Chegou em 2007 ao Real e por lá colecionou títulos e confusões. Conhecido por seu estilo muitas vezes violento, Pepe busca o bicampeonato da UCL. 


(Foto:Getty Images)

Agora é com você! Se fosse apostar em algum brasuca para decidir a final da Champions, em quem seria: o ofensivo Marcelo, o equilibrado Filipe Luís, o preterido Danilo, o queridinho Casemiro ou o xerifão Pepe? 

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: