Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Problemas na justiça podem afetar imagem de Neymar e sequência no Barcelona

Constantes problemas com o fisco mancham a imagem de um dos maiores fenômenos de marketing do futebol; situação também pode pesar numa possível transferência

23/11/2016 15:00

Por Raísa Simplicio 


O que tem de talento, Neymar tem de problemas extracampo para superar em sua carreira. Quando dava os primeiros passos rumo ao estrelato, o craque brasileiro precisou desmistificar a figura de um "monstro", de um rebelde que fazia o que queria sem se importar com as ordens do treinador, ou com adversários dentro de campo. 

Contando com a ajuda de um poderoso staff, o atacante conseguiu demonstrar que estava amadurecendo, chegou ao Barcelona, clube que se gaba por presar pelo bom comportamento de seus atletas, e assumiu maiores responsabilidades na Seleção Brasileira.


(Foto: Rafael Ribeiro / CBF / Divulgação)

Tudo parecia se encaminhar bem até que começaram os problemas com a justiça em junho de 2015. O grupo DIS acusou a família do atacante de omitir o valor verdadeiro da transação do atleta para o Barcelona e reivindicou os valores perante o poder judiciário.


(Foto: Getty Images)

Algo que não parecia abalar o craque que seguiu brilhando ao lado dos companheiros na grande temporada do Barcelona. Mas conforme as coisas foram se agravando, Neymar mostrou sinais de incomodo. Irritabilidade dentro de campo, elevado número de cartões amarelos e suspensões principalmente com a camisa da Seleção Brasileira.

Com a queda de rendimento apresentada no início de 2016, não só os problemas na justiça mas também as constantes viagens e festas dadas pelo atacante se tornou assunto na imprensa esportiva. O ponto alto foi um vídeo divulgado após a eliminação da Seleção na Copa América Centenário onde o craque aparecia numa casa, rodeado de mulheres e música alta.


(Foto: Reprodução Instagram)

Enquanto isso, os problemas com a receita se agravavam, além dos problemas na Espanha, o craque foi considerado culpado por sonegar cerca de 63,6 milhões de reais por uma corte administrativa do Rio de Janeiro. 

Processos foram reabertos e hoje, a Fiscalia da Audiência Nacional, em Madri, pediu a prisão do jogador do Barcelona pelo período de dois anos pela suposta ilegalidade na transferência do Santos para o time catalão.


(Foto: Getty Images)

Os escândalos arranharam a imagem de clube modelo que tinha o Barcelona e podem atrapalhar a imagem de Neymar principalmente com patrocinadores. A obscuridade da negociação e as denúncias de sonegação de imposto de renda é um constrangimento público para um atleta considerado fenômeno de marketing.

Até mesmo a permanência do jogador no clube espanhol pode voltar a ser questionada. No ano passado, o próprio pai de Neymar ressaltou a possibilidade de uma transferência do filho afirmando que o craque não teria tranquilidade tribuária para continuar no país.


(Foto: Manuel Queimadelos / Getty Images)

É evidente que essas acusações afetam a vida e a carreira do jogador, ninguém dorme tranquilo sabendo que precisa responder a respeito de várias acusações e com pedido de prisão batendo à porta. Do mesmo modo que algumas empresas pensarão duas vezes ao optar por um atleta com problemas fiscais para defender suas marcas.

Diante deste cenário, uma coisa a família do craque tem certeza, o grupo DIS não vai sossegar até conseguir o que supostamente tem direito na justiça. 


Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: