Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paulistão: Palmeiras e Santos são favoritos, mas Corinthians e São Paulo têm atrativos

Dois times estarão mais focados na Copa Libertadores, enquanto outros dois terão técnicos que trarão novidades

25/01/2017 08:30


Corinthians e São Paulo já se enfrentaram em 2017, na Florida Cup (Foto: Florida Cup Oficial/Divulgação)

Grupo A: Corinthians, São Bernardo, Ituano e Botafogo-SP.

Grupo B: São Paulo, Red Bull Brasil, Linense e Ferroviária

Grupo C: Palmeiras, Grêmio Novorizontino, São Bento e Santo André

Grupo D: Santos, Ponte Preta, Audax e Mirassol 

Favoritos

Palmeiras e Santos já possuem uma base montada desde o ano passado, reforçaram seus elencos e não perderam muitas peças importantes. São favoritos naturais ao título, mas aquela questão volta à tona: qual será a importância que eles darão ao torneio estadual? Estão 100% focados para conseguir o título?

Corinthians e São Paulo estão passando por grandes transformações e querem se aproveitar dessa possível desconcentração dos rivais. Ambos estão com técnicos inexperientes, mudaram os elencos e precisarão de tempo para ajustar todos detalhes. O Paulistão é ideal para isso, se as diretorias derem tranquilidade para Fábio Carille e Rogério Ceni.

Zebras

Tchê Tchê Corinthians Osasco Audax Paulista 23042016
Audax, de Tchê Tchê, eliminou o Corinthians em 2016 (Foto: Renato Silvestre/Osasco Audax/Divulgação)

O Audax, por ter chegado na final de 2016, com certeza será um dos times pequenos mais observados. Novamente ele estará sob comando de Fernando Diniz, que apresentará seus conceitos táticos pouco comuns no futebol brasileiro.

Mas o time do interior mais forte é a Ponte Preta, que tem conseguido se estabilizar na Série A e fez uma boa campanha no Brasileirão de 2016. Mas outra vez a Macaca terá que saber se reinventar, pois perdeu o técnico Eduardo Baptista e outros atletas importantes.

Red Bull Brasil, Botafogo-SP, São Bento e São Bernardo, por terem feito boas campanhas estaduais e nacionais recentemente, são outros candidatos a surpreender.

Astros

O Corinthians se reforçou com bons jogadores, como Gabriel e Kazim, mas ainda falta um grande destaque no elenco. Quem tem assumido esse protagonismo desde o ano passado é Rodriguinho, que até foi convidade para a Seleção Brasileira de jogadores que atuam no país.

rodriguinho corinthians
Rodriguinho virou queridinho da torcida corintiana (Foto: Daniel Augusto Jr./ Corinthians)

O Palmeiras perdeu o astro Gabriel Jesus, mas reforçou o elenco com jogadores que podem virar astros do time futuramente, como Guerra, Willian, Felipe Melo e outros. Por enquanto, porém, quem realmente é titular absoluto e chama a responsabilidade é o capitão Dudu. Moisés, novo camisa 10 do elenco, disputa com ele esse posto.

Dudu - Palmeiras x Botafogo - 20/11/2016
Dudu segue com a faixa de capitão no Palmeiras (Foto: Friedemann Vogel/Getty Images)

No Santos a esperança é que Lucas Lima volte a ser o grande craque do time, como foi no Paulistão de 2016, por exemplo. Mas se ele não conseguir ser o protagonista, o time tem outras armas, como Copete e Ricardo Oliveira.

Lucas Lima Santos América-MG Brasileirão 11122016
Lucas Lima foi muito irregular em 2016 (Foto: Getty Images)

O São Paulo tem vários candidatos a astro do time, mas todos precisam de algo mais para assumir esse posto. Quem mais correspondeu em 2016 foi Christian Cueva, mas Rodrigo Caio é um líder do elenco e ainda tem conseguido espaço na Seleção Brasileira. Além disso, existem os jogadores contratados - Wellington Nem, Cícero e Sidão - e jovens da base - David Neres, Luiz Araújo - que são esperanças da torcida.

Christian Cueva São Paulo Corinthians Brasileirão 05112016
Cueva comanda as ações ofensivas do São Paulo (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)
Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: