Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Os favoritos: O que esperar de Atlético-MG e Cruzeiro no Campeonato Mineiro?

Como sempre, rivais são favoritos ao título estadual, no entanto, Galo e Raposa passam por momentos diferentes; confira análise

29/01/2016 10:00

   BASE MANTIDA 


Maior campeão da competição com 43 títulos, o Atlético-MG entra forte e como favorito não só no Campeonato Mineiro, mas em todos os torneios da temporada.

O Galo perdeu Jemerson, que foi para o Monaco, mas trouxe Erazo, zagueiro experiente, que foi muito bem no Grêmio em 2015, disputou a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e comanda a defesa do Equador, que lidera as Eliminatórias Sul-americanas para o Mundial de 2018 com 100% de aproveitamento.

(Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Além do equatoriano, que é ótimo zagueiro, o capitão e ídolo Léo Silva continua na ativa. Os jovens Tiago e Jesiel são excelentes opções e ainda existe a possibilidade de Edcarlos ser utilizado. Jemerson era o melhor defensor alvinegro, tem talento e potencial enormes e é o futuro da Seleção Brasileira, para a qual já foi convocado, mas o Galo deve conseguir se virar bem na zaga mesmo sem seu Blackenbauer.

No entanto, se perdeu Jemerson, o Atlético-MG manteve o histórico Victor no gol, os excelentes laterais Marcos Rocha e Douglas Santos, que têm bons reservas: Patric e Mansur, os volantes Rafael Carioca e Leandro Donizete, Giovanni Augusto, Dátolo, Luan e Thiago Ribeiro no meio-campo, além de Lucas Pratto no ataque.

A espinha dorsal do time de Levir Culpi continuou no clube, e o fato de goleiro, laterais, meio-campo e ataque seguirem na equipe é fundamental para o sucesso alvinegro na temporada. Além disso, Lucas Cândido está recuperado das lesões e é ótima opção na meia-cancha, fora as excelentes contratações de Hyuri e Juan Cazares.

(Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

O jovem equatoriano - que também faz parte de sua seleção, em alta nas Eliminatórias - tem um enorme talento e pode ser a grande revelação da temporada brasileira. Veloz, muito habilidoso e dono de extrema qualidade técnica, visão de jogo e qualidade no passe, o meia baixinho tem tudo para arrebentar. Pode dar tudo errado, como foi com Cárdenas, mas Cazares é superior ao colombiano, combina mais com o estilo do Galo e deve dar certo. O garoto pode ser usado centralizado na armação do meio-campo, com liberdade para cair pelos lados da cancha, ou até mesmo aberto pelos flancos. Ele disputa posição com Dátolo, Giovanni Augusto e Luan, e seria uma boa para o lugar do argentino.

VEJA TAMBÉM: CONHEÇA JUAN CAZARES

Já Hyuri, que assim como Cazares, já mostrou serviço e foi bem na Florida Cup, é excelente opção aberto pelos flancos. Habilidoso e veloz, o ex-jogador do Botafogo é uma boa pedida quando Aguirre querer mais intensidade e velocidade pelos lados do campo. É uma possibilidade melhor que Thiago Ribeiro e disputa posição com Luan e Giovanni Augusto, que neste ano deve atuar aberto pela esquerda ao invés de centralizado como em 2015.

O Atlético-MG tem um time pronto e muito forte para a temporada 2016. É favorito a todos os títulos e Aguirre tem elenco para fazer o rodízio que tanto gosta e poupar jogadores nos jogos menos difíceis do Mineiro visando a Libertadores. O Galo deve chegar na fase final do Estadual sem sustos e pelo menos no cenário atual é favorito contra o Cruzeiro.


  CHEIO DE NOVIDADES  


Falando no Cruzeiro, o time estrelado é o outro óbvio favorito ao título. No entanto, a Raposa tem uma equipe menos pronta e com mais novidades que o Galo. Pode dar muito certo - é meu palpite, inclusive - e também muito errado. O fator incógnita torna uma aposta nos celestes menos certa que nos alvinegros, daí um maior favoritismo do Atlético-MG em um provável clássico na decisão, isso, é claro, no cenário atual, antes mesmo do início da competição, da qual o clube azul é o segundo maior campeão, com 36 taças.

(Foto: Gabriel Lordello/Light Press/Cruzeiro)

De qualquer forma, o Cruzeiro se saiu bem no mercado. Fez ótimas contratações. O ataque, além de Willian, que se tornou o camisa 9 da equipe, tem boas opções como Douglas Coutinho e Rafael Silva, que foram contratados junto a Atlético-PR e Vasco. O primeiro, que passou pela base celeste, não foi bem em 2015, mas ainda é jovem e se destacou em 2013 e 2014, mostrando talento e faro de gol. Vale a aposta, assim como o segundo, que foi bem no Cruzmaltino, se destacando em alguns momentos, mesmo com o ano desastroso do Gigante da Colina.

Já no meio-campo, Alisson está de volta e Arrascaeta, mais adaptado, deve demonstrar mais o seu enorme talento. Os dois jovens jogadores possuem muita qualidade e podem desequilibrar qualquer partida se estiverem inspirados. Além da dupla, Marcos Vinícius e outros nomes interessantes são boas opções.

Ainda na meia-cancha, Ariel Cabral, que foi um dos destaques do segundo semestre de 2015, segue na equipe e transmite muita segurança e bom futebol, além de regularidade. Willians, que foi bem na última temporada, foi para o Corinthians, mas por um bom negócio. Henrique continua no time, Willians não faz muita falta e está longe de ser insubstituível, e vale muito a aposta no garoto Marciel, que tem talento. Além disso, os argentinos Sánchez Miño - que pode atuar também na lateral-esquerda - e Matías Pisano foram contratados.

(Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

O primeiro se saiu muito bem no Boca Juniors, clube que o revelou. Não repetiu o sucesso no Torino e no Estudiantes de La Plata, mas é jovem e bom jogador, vale a aposta, enquanto Pisano era um dos destaques do Independiente e já esteve na mira do Borussia Dortmund. O baixinho tem boa técnica e um estilo de jogo similar ao de Montillo. Ele é ótimo jogador e excelente opção para Deivid.

Já na defesa, Fábio segue no gol, Mayke deve ser titular na lateral-direita, Fabrício segue na esquerda e a zaga está reforçada. Manoel foi muito bem em 2015, Bruno Rodrigo é outra boa opção, Léo também e Dedé, que perdeu a última temporada inteira por lesão, também está de volta. Todos são ótimas possibilidades para Deivid armar o time.

O Cruzeiro fez um bom mercado, manteve peças importantes, dispensou quem não seria (e nem deveria) ser aproveitado e tem um elenco interessante. Deivid se preparou muito para ser treinador e é outra boa aposta. A Raposa chega forte e pode ser uma boa surpresa em 2016. É favorita no Campeonato Mineiro.

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: