Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marta, o Pelé do futebol feminino

Melhor jogadora do Brasil e do mundo completa 30 anos nesta sexta-feira, e com seus feitos e conquistas, já deixou o seu nome na história do futebol feminino

19/02/2016 18:41

Por Jaqueline Lima


Marta completou 30 anos nesta sexta-feira, e com seus feitos e conquistas pela seleção brasileira e individualmente, tem muita história pra contar. A jogadora, eleita cinco vezes como a melhor do mundo, se tornou referência quando se trata de futebol e além disso, ainda deixa muito marmanjo 'no chinelo'.

Com a amarelinha, Marta já ultrapassou o número de gols até de Pelé, Rei do futebol, e considerado por muitos o melhor jogador de todos os tempos. Ao todo, a camisa 10 do Brasil já balançou as redes 100 vezes pela seleção, cinco vezes mais que o Rei.

Os melhores momentos da carreira da aniversariante Marta, a maior artilheira de todos os tempos da Seleção

Em Copas do Mundo, Marta também é a artilheira com 15 gols anotados, marca isolada na competição feminina, e mesmo número de Ronaldo, que entre os homens é o segundo, ficando atrás apenas de Klose que fez 16. Além disso, o número do alemão ainda pode ser ultrapassado pela atacante na Copa da França de 2019.

Coletivamente, a jogadora também é sinônimo de sucesso. Com o Brasil, ela já conquistou duas vezes a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, dois títulos do Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, duas pratas olímpicas e um vice-campeonato mundial.

Marta foi eleita cinco vezes como a melhor do mundo (Foto: Franck Fife/AFP)

Marta quebrou várias barreiras para chegar no patamar em que está atualmente e é um exemplo em diversos sentidos. No mundo da bola, ela provou que uma mulher pode ter jogar tão bem quanto qualquer outro craque pelo mundo.

No sentindo mais amplo, a jogadora mostrou que as mulheres podem conseguir espaço em qualquer profissão e que não existe esporte 'de homem', ou 'de mulher', quebrando vários tabus. Indo além, a artilheira é um exemplo vivo de que qualquer pessoa pode alcançar os seus sonhos.

Parabéns Marta!

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: