Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Exclusivo: o que Tite tem que os outros não? Parreira responde

O ex-treinador e coordenador da Seleção Brasileira elogiou o trabalho do atual técnico: "œdevolveu a confiança e a alegria ao futebol brasileiro"

15/12/2016 08:30

Por Tauan Ambrosio 


Em Teresópolis para conversar com os alunos que estão fazendo o curso de treinadores da CBF, Carlos Alberto Parreira não escondeu a satisfação de ver que muitos dos presentes são ex-jogadores.

O treinador campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994, e que também tem uma longa carreira em clubes brasileiros, falou, em contato com a Goal Brasil, sobre a importância de se aprimorar na função de técnico;

“Fico feliz de ver que esses jogadores estão interessados em melhorar o seu conhecimento, se aprimorar, se qualificar, para que amanhã eles agreguem alguma coisa do conhecimento que eles têm da prática do futebol”, disse.

Parreira, em foto com os alunos do curso Licença A na CBF (Foto: Reprodução/Instagram)

Durante a pausa para uma das aulas, era visível o slide de uma das próximas palestras que seriam realizadas. O título já mostrava que o tema a ser debatido era de conhecimento de todos: o 7 a 1 imposto pela Alemanha sobre a Seleção Brasileira na semifinal da Copa do Mundo de 2014.

(Foto: Tauan Ambrosio/Goal Brasil)

Perguntado se esse, que é o maior vexame da história das grandes seleções em Copas do Mundo, seria o gatilho que ajudou os treinadores brasileiros a buscarem cada vez mais o conhecimento sobre o futebol, Parreira discordou.

“Não foi por causa do 7 a 1. A CBF já vinha se preocupando com a formação dos treinadores, eu acho que isso aí foi fundamental”, afirmou o ex-coordenador técnico do Brasil naquele mundial. “Nós temos que nos aprimorar, temos que qualificar os treinadores”, disse.

Reconhecido mundo a fora também pela maneira didática que gosta de ver e passar as mais variadas questões do esporte bretão, Carlos Alberto Parreira acredita que o estudo é um passo para frente na busca para melhorar a qualidade dos nossos atletas e do jogo em si.

“Se existe uma necessidade no nosso futebol é a de melhorar as categorias de base. Para melhorar nós temos que qualificar os treinadores, porque melhor qualificado, melhor é o treino e melhor é a qualidade do futebol. Isso aí está acontecendo hoje de uma maneira importante, decisiva. É só ver esses jogadores, ex-jogadores de seleções e clubes, que estão procurando se aprimorar”.

(Foto: Pedro Martins/MoWa Press)

Por fim, o ex-treinador avaliou o que mudou na Seleção Brasileira desde que Tite assumiu o comando do Escrete Canarinho: “Ele criou um ambiente muito favorável, o Tite é um grande gestor de grupos, de seres-humanos. Ele é um cara que transmite a simpatia para os jogadores, além de conhecer futebol. Evidentemente tem uma parte do conhecimento dele, mas sobretudo ele devolveu a confiança e a alegria ao futebol brasileiro”.

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: