Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Espanha começa defesa do título mundial vivendo dejá vu contra Holanda

Por Neil Maidment SALVADOR (Reuters) - A Espanha vai estar motivada pela lembrança da glória alcançada há quatro anos quando começarem a defesa do título enfrentando a outra seleção finalista em 2010, a Holanda, em Salvador, na sexta-feira, no jog

11/06/2014 21:32

Meio-campista espanhol Koke em coletiva de imprensa em Curitiba
Meio-campista espanhol Koke em coletiva de imprensa em Curitiba, antes do começo da Copa do Mundo. 11/6/2014 …

Por Neil Maidment

SALVADOR (Reuters) - A Espanha vai estar motivada pela lembrança da glória alcançada há quatro anos quando começarem a defesa do título enfrentando a outra seleção finalista em 2010, a Holanda, em Salvador, na sexta-feira, no jogo de abertura do duro Grupo B.

A Espanha, também campeã da Eurocopa em 2008 e 2012, chegou ao Brasil com 16 jogadores que participaram do triunfo na África do Sul, o maior número de atletas mantidos para o Mundial seguinte entre todos os campeões da história, e muitos ainda carregam as cicatrizes do difícil confronto com a Holanda em 2010.

A Espanha dominou a posse de bola em Johanesburgo, resistindo a uma série de entradas duras por um feroz time defensivo holandês, mas os torcedores que comparecerem ao estádio Fonte Nova esperam ver uma partida mais ofensiva por parte do incrível jogo de passes de Xavi, Andrés Iniesta e David Villa, frente ao contra-ataque holandês comandado por Arjen Robben e Robin van Persie.

Desta vez a equipe do técnico Vicente del Bosque vem reforçada pelo prolífico atacante brasileiro Diego Costa e começa a competição entre os favoritos no Brasil, onde podem se tornar o primeiro time europeu a se sagrar campeão nas Américas.

Muito tem sido falado da entrada de Costa, que saiu da pequena Lagarto, em Sergipe, e cuja família vai viajar 350 km até Salvador para vê-lo jogar contra a Holanda. A presença dele entre os titulares da Espanha traz grande potência a uma equipe que muitas vezes jogou sem um típico meia-atacante.

Revelação da última temporada no futebol espanhol, com 36 gols marcados pelo atual campeão Atlético de Madri, Costa reagiu com irritação diante de declarações feitas pelo técnico Luiz Felipe Scolari, de que lhe teria oferecido uma chance de jogar pela seleção brasileira no Mundial, insistindo que o treinador espanhol foi o único a lhe chamar.

Costa vai estar à frente de uma escalação pouco familiar em Salvador, com Cesar Azpilicueta, Sergio Ramos, Gerard Piqué e Jordi Alba na defesa do goleiro Iker Casillas, e um meio-campo dinâmico com Xabi Alonso, Sergio Busquets, Silva, Xavi e Iniesta dando suporte para Costa furar um time holandês preparado para se fechar.

A tática dos holandeses sob o comando do técnico Louis van Gaal tem sido amplamente discutida no período preparatório para o Mundial depois que ele optou por desistir do tradicional esquema 4-3-3 em prol de um jogo mais fechado em 5-3-2, após ter perdido o principal meia Kevin Strootman devido a uma persistente lesão.

“No momento, não acho que sejamos capazes de jogar um tika-taka”, disse Arjen Robben à página oficial da seleção holandesa na Internet. “O contra-ataque é uma arma muito perigosa que certamente vamos usar nesse torneio.”

Mesmo que Van Gaal tenha aberto espaço para sangue novo na seleção, o time que vai colocar em campo contra a Espanha inclui um núcleo de jogadores experientes, entre eles Wesley Sneijder, que retorna após ter perdido o cargo de capitão e a vaga no time e reassume seu papel na condução da bola até Robben e Van Persie.

Sneijder vai ter a companhia no meio-campo de Nigel de Jong –que teve sorte de permanecer em campo após ser atingido por uma voadora de Xabi Alonso na final de 2010-- e Jonathan de Guzman, se estiver em forma. Ron Vlaar vai liderar a linha defensiva, que inclui a jovem promessa Daley Blind, filho de Danny, que deve assumir como técnico da seleção em 2016.

O condicionamento físico de Van Persie vai ser a chave dos planos de Van Gaal. O capitão atravessou uma série de idas e vindas no início da temporada europeia, e embora tenha se declarado apto a jogar o Mundial após algumas lesões insistentes, ainda gera dúvidas por não ter demonstrado bom aproveitamento nos treinos.

Os outros dois times no Grupo B são Chile e Austrália, que também jogam na sexta, em Cuiabá.

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: