Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corinthians completa 106 anos sem motivos para sorrir em 2016

Sem títulos, desmanche e adeus de Tite: Timão faz aniversário nesta quinta-feira (1), com problemas dentro e fora dos gramados

01/09/2016 08:30

 Alexandre Loureiro/Getty Images Sport

Desmanche

Tudo começou ainda no final de 2015, quando o time campeão brasileiro que encheu os olhos e deu muito orgulho aos corintianos começou a se desmanchar. Jadson foi o primeiro, e pouco depois, Renato Augusto, Ralf, Gil, Malcom e até o questionado Vagner Love fizeram as suas malas e seguiram para outros clubes de fora do país.

No decorrer desta temporada, quando a equipe parecia estar se reajustando, o Timão perdeu Felipe, e também teve as saídas - menos sentidas - de Edílson, Maycon e Marciel (os dois últimos, por empréstimo).

Se já não fosse o bastante e ainda precisando se reforçar no setor ofensivo, André e Luciano também deixaram o Corinthians. Para fechar a lista de desfalques com chave de ouro, Bruno Henrique e Elias - referências do meio-campo alvinegro - negociaram com Palermo e Sporting, respectivamente, e se despediram do clube.

 Elias foi o último a se despedir do clube (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Adeus de Tite

Além de perder mais da metade do seu time campeão, o Corinthians também perdeu um dos maiores ídolos da sua história nesta temporada. Tite aceitou o convite da CBF para comandar a Seleção Brasileira em junho e encerrou a sua terceira - e vitoriosa - passagem pelo Timão, onde somou 65 vitórias, 24 empates e apenas 17 derrotas em 106 partidas, e levou o Corinthians ao título do Brasileirão em 2015. 

Sem o treinador, o time que ainda estava se adaptando ao seu novo elenco, se perdeu, e desde então, está cambaleando.

Cenário Atual

Em quarto na tabela do Campeonato Brasileiro, o Corinthians ainda tem chances tanto de chegar ao título, quanto de conquistar uma vaga na Libertadores. No entanto, o desempenho do time, principalmente nas últimas partidas, é o que realmente preocupa. 

Nos últimos cinco jogos pela competição, o Timão perdeu três, empatou um, e venceu apenas um. Com os resultados negativos, a equipe alvinegra se afastou a liderança e ainda corre o risco de deixar o G4 se não reencontrar o caminho para a vitória.

Outro fato que preocupa a Fiel é que, além das atuações abaixo do esperado, as peças de reposições também não animam. Criticar Cristóvão Borges não é a saída, principalmente porque o treinador tem em suas mãos um elenco limitado, carente de atacantes, que perdeu suas referências, e que ainda não sabe quando terá reforços de peso. 

 Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

2016 sem títulos

O Timão já perdeu duas chances de fazer festa nesta temporada: Eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo Nacional, o clube se despediu do sonho do bi. No Campeonato Paulista, o Corinthians também não teve sucesso e caiu na semifinal após perder para o Audax nos pênaltis.

No Brasileirão, a equipe está com seis pontos a menos do que o líder Palmeiras, e tem a forte concorrência de times que estão mais estruturados no momento, como Atlético-MG, Santos, Grêmio e Flamengo, o que diminui as chances de título. A única - e principal - oportunidade de salvar a temporada seria com a conquista da Copa do Brasil.

 Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Apesar do atual momento do clube, o Corinthians merece os parabéns pelos seus 106 anos de história, de conquistas, e de voltas por cima.

Parabéns Timão!

#Timão106anos

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: