Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Conheça cinco medalhistas olímpicos nascidos em Minas Gerais

Desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, disputada em 1896, em Atenas, na Grécia, o esporte brasileiro possui 108 medalhas. Destas, diversas conquistas vieram com o empenho e esforço de atletas nascidos no estado de Minas Gerais.

24/03/2014 15:22

Desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, disputada em 1896, em Atenas, na Grécia, o esporte brasileiro possui 108 medalhas. Destas, diversas conquistas vieram com o empenho e esforço de atletas nascidos no estado de Minas Gerais.

Os atletas olímpicos de Minas Gerais destacam-se principalmente nos esportes coletivos. Somente no vôlei, atualmente o segundo esporte mais popular do país, o estado teve quatro campeãs olímpicas em Londres. O basquete e o futebol não têm atletas com medalhas de ouro, mas contam com participantes que estiveram no pódio do principal evento esportivo do mundo.

A seguir, destacaremos cinco dos principais medalhistas olímpicos nascidos no estado da região Sudeste do país:

SHEILLA

Data e cidade de nascimento: 1º de julho de 1983, Belo Horizonte

Modalidade: vôlei

Participações em Jogos Olímpicos: 2008 (Pequim) e 2012 (Londres)

Decisiva na medalha de ouro de 2012, Sheilla também esteve no grupo campeão olímpico de 2008. A jogadora, que em Londres contou com a companhia de outras três atletas de Minas (Fabiana, Adenízia e Fernandinha), atualmente defende o time de Osasco, além de possuir passagens ainda por Rio de Janeiro e São Caetano.

CLÁUDIA PASTOR

Data e cidade de nascimento: 15 de julho de 1971, Barão de Cocais

Modalidade: basquete

Participações em Jogos Olímpicos: 1996 (Atlanta)

Campeã Sul-Americana Juvenil em 1990 e profissional em 1995, Cláudia Pastor fez parte do grupo que foi medalha de prata em Atlanta, perdendo a decisão para a seleção dos Estados Unidos. A jogadora, que fez sua carreira em clubes paulistas, participou de cinco partidas nas Olimpíadas de 1996, quando dividiu quadra com Hortência, Paula e Janeth.

EDMAR

Data e cidade de nascimento: 20 de janeiro de 1960, Araxá-MG

Modalidade: futebol

Participações em Jogos Olímpicos: 1988 (Seul)

Nascido em Araxá, Edmar foi artilheiro do Campeonato Brasileiro em 1985, pelo Guarani-SP. Três anos depois, quando defendia o Corinthians, o centroavante foi convocado por Jair Picerni para a seleção brasileira, ganhando a medalha de prata em Seul, junto com jogadores como Bebeto, Romário, Taffarel e Mazinho.

XANDÓ

Data e cidade de nascimento: 31 de julho de 1961, Poços de Caldas

Modalidade: vôlei

Participações em Jogos Olímpicos: 1984 (Los Angeles)

Um dos integrantes da geração de prata do vôlei masculino, Xandó foi ainda campeão Pan-Americano em 1983, e vice-campeão mundial em 1982. O jogador passou por grandes clubes, como Banespa, Pirelli, Minas Tênis e Paulistano.

GIOVANI

Data e cidade de nascimento: 7 de setembro de 1970, Juiz de Fora

Modalidade: vôlei

Participações em Jogos Olímpicos: Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sydney (2000) e Atenas (2004)

Bicampeão olímpico (1992 e 2004), Giovani é um dos maiores jogadores de vôlei que o Brasil já teve ao longo de sua história. Atualmente, "Gigio", como é conhecido, é treinador, tendo levado a equipe do Sesi São Paulo ao título da Superliga Masculina em 2011.

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: