Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Técnicos novos, vidas novas: Roma e Real Madrid iniciam duelo nas oitavas

Italianos e espanhóis cresceram de rendimento com chegadas recentes de Spalletti e Zidane. GloboEsporte.com transmite o jogão ao vivo a partir das 17h (de Brasília)

17/02/2016 07:00

 


Se há dois meses alguém dissesse que o Roma poderia vencer o Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões, essa pessoa seria chamada de “louca”. O cenário mudou para esta quarta-feira: os dois times trocaram os respetivos treinadores e vivem um bom momento com direito a série de vitórias em seus campeonatos - quatro para o Roma e cinco para o Real de Zidane. No jogo de palavras, o técnico Luciano Spalletti e o astro Cristiano Ronaldo dividiram o favoritismo em 50% para cada lado, ainda que os merengues tenham mais opções de qualidade em seu elenco. A eliminatória começa a ser definida às 17h45 (de Brasília), no Estádio Olímpico – o GloboEsporte.com transmite ao vivo com pré-jogo a partir das 17h com narração de Daniel Cardoso e comentários de Eric Faria e Victor Canedo.

- Quando a bola rolar a estatística pode mudar um pouco, mas agora concordo que é 50% para cada lado. Em Madri também pode mudar, mas por ora é equilibrado. Vamos ver o que acontece depois do jogo - comentou Cristiano Ronaldo, concordando com a afirmação de Spalletti na véspera do duelo.

> Antes de estreia como técnico, o jogador: veja os números de Zidane na Champions
> Cristiano Ronaldo sobre o pênalti do Barcelona: "Eu sei por que o Messi fez isso"
> De gols a títulos, os recordes que faltam para Cristiano Ronaldo e Messi
> Técnico do Roma motiva grupo: "Não vou dizer que valem um terço de CR7"

Marcelo Cristiano Ronaldo treino Real Madrid (Foto: Reuters)Marcelo e Cristiano Ronaldo aquecem em treino do Real Madrid no Estádio Olímpico (Foto: Reuters)



Sorrisos recuperados

Roma e Real Madrid vivem um momento muito parecido. Os dois clubes recuperaram sorrisos, motivação e vitórias depois da troca de treinador no mês de janeiro. O Roma ainda apostou forte na janela de transferências e reforçou o setor ofensivo com as contratações de El Shaarawy e Perotti. Os giallorossi estão embalados no Italiano, onde ocupam o terceiro lugar, e vêm de uma série de quatro vitórias consecutivas. 

Totti treino Roma (Foto: AFP)O veterano Totti foi convocado para o jogo (Foto: AFP)

O Real Madrid também melhorou sob o comando Zidane, que alcançou a série de cinco triunfos e um empate depois da demissão de Rafa Benítez. No entanto, os merengues estão desfalcados graças às lesões de Bale e Pepe. Marcelo viajou com o grupo, treinou, mas não está confirmado. 

O Roma, por outro lado, não tem desfalques relevantes, e Spalletti sorri com os retornos dos experientes De Rossi e Totti (39 anos) à lista de convocados. O treinador italiano passou uma mensagem de confiança aos seus jogadores, disse não ficar surpreendido se sua equipe superar o confronto e lembrou ao grupo que é a oportunidade para demonstrarem que estão ao mesmo nível de Cristiano Ronaldo.

- O que eu posso dizer é que o time está no caminho certo e eu vejo a possibilidade dos meus jogadores darem um passo em frente. Eu não ficaria deslumbrado se o Roma lutasse até ao minuto 90 pela vaga, nem me surpreenderia se este time vencesse a eliminatória. Não vou dizer aos meus jogadores que não valem um terço do Cristiano Ronaldo. Vou antes dizer àquele que vai jogar na sua zona do campo que tem a possibilidade de mostrar estar ao mesmo nível do Cristiano - afirmou o técnico que em 2008 derrotou os merengues na mesma fase da Liga dos Campeões, com duas vitórias por 2 a 1.

Zidane estreia na Champions

Zidane técnico Real Madrid (Foto: Reuters)Zidane fará sua estreia como técnico na Champions (Foto: Reuters)

A pouca experiência de Zidane não preocupa o Real Madrid nem entusiasma o Roma. Na opinião de Spalletti o francês tem tudo para se tornar num grande treinador e pode beneficiar com a ajuda de seus ex-companheiros como Sergio Ramos. O campeão do mundo de 1998 não mostrou nervosismo na sua primeira coletiva de imprensa pré-Champions, transmitiu a tranquilidade que o caracteriza e lembrou que o seu time está muito bem fisicamente.

- É um jogo especial para mim, para o clube e principalmente para os meus jogadores. A Liga dos Campeões é uma competição especial, sabemos a história do Real Madrid. Mas o mais importante é que estamos prontos para enfrentar qualquer jogo, estamos muito bem fisicamente e vamos dar o nosso melhor - frisou Zizou.

Tradição contra Real Madrid 

História não vence partidas, mas dá motivos ao Roma para ser otimista. Desde 1989 que o Real Madrid não elimina um time italiano na Liga dos Campeões. O último tropeço merengue foi precisamente na temporada passada contra o Juventus, que levou a melhor na semifinal, evitando um clássico espanhol na decisão. 

Luciano Spalletti técnico Roma (Foto: AFP)Luciano Spalletti soma quatro vitórias seguidas (AFP)

Outra derrota recente foi em 2008, nas oitavas de final, contra o Roma de Spalletti. As restantes desilusões merengues foram provocadas pelo Milan, Torino e novamente o Juventus de Del Piero. Porém, o artilheiro da competição. Cristiano Ronaldo, está bem acostumado a jogar e marcar no estádio Olímpico. 

A última visita não traz recordações tão boas ao luso, porque foi a noite da derrota do seu Manchester United na final para o Barcelona de Messi em 2009. No entanto, no ano anterior, o camisa 7 dos Diabos Vermelhos marcou um golaço de cabeça contra o Roma, que deu a vitória e classificação dos ingleses. O próprio Cristiano elege o gol como um dos melhores da sua carreira. No ano anterior, o time guiado pelo luso e Rooney humilhou os giallorossi com uma goleada por 7 a 1 em Old Trafford e também garantiu a vaga na fase seguinte da Champions. Motivos para sorrir com boas recordações de Totti não faltam a Cristiano Ronaldo.

Confira as prováveis escalações:

Roma: Szczesny, Rüdiger, De Rossi (Zukanovic) e Manolas; Florenzi, Pjanic, Keita (Perotti), Nainggolan e Digne; Salah (El Shaarawy) e Dzeko. Técnico: Luciano Spalletti.

Real Madrid: Navas, Carvajal, Varane, Ramos e Marcelo (Danilo); Modric, Kroos e Isco; James Rodríguez, Benzema e Cristiano Ronaldo. Técnico: Zinedine Zidane.

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: