Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Na cola de Messi e Fenômeno, CR7 lidera Real em revanche com Borussia

Craque português está a um gol de se igualar ao argentino na artilharia de uma só Champions (14) e a dois de empatar com o xará brasileiro em toda a carreira (420)

02/04/2014 07:00

  1. 01.
    Cristiano Fenômeno?
  2. 02.
    clima de revanche
  3. 03.
    cr7 e fenômeno: a Opinião dos especialistas

Cristiano Ronaldo pode olhar para o telão, ajeitar o penteado, estampar capas de revistas e ser tachado de metrossexual. Ainda será por causa do futebol tamanho furor que se cria quando o craque vira o centro das discussões. Aos 29 anos, o camisa 7 do Real Madrid vive o auge de sua carreira e tem, nesta quarta-feira, a chance de se igualar - ou até superar - marcas de encher o peito de orgulho. Basta balançar as redes diante do antigo algoz Borussia Dortmund, a partir das 15h45m (de Brasília), no Santiago Bernabéu, pelo primeiro jogo das quartas de final da Liga dos Campeões. O GloboEsporte.com acompanha o jogaço em Tempo Real.

Um gol basta para CR7 empatar com Lionel Messi e José João Altafini, o Mazzola. Os dois marcaram 14 gols numa só edição da Champions - o argentino conseguiu o feito em 2011/12, pelo Barcelona, enquanto o ítalo-brasileiro se consagrou em 1962/63 com a camisa do Milan (veja acima a entrevista do ex-jogador ao Globo sporte). Se marcar ao menos duas vezes, ele atingirá outro grande nome do planeta bola: Ronaldo Fenômeno. Não é pouca coisa.

Info Numeros jogos Gols Cristiano Ronaldo, Ronaldo Fenomeno (Foto: Editoria de Arte)


01

Cristiano Fenômeno?


De acordo com o site “FutDados”, Cristiano Ronaldo soma 418 gols (674 jogos) em toda a sua carreira, incluindo um marcado pela seleção olímpica de Portugal. O xará brasileiro pendurou as chuteiras com 420 gols (624 partidas), contabilizando também seis gols pela seleção brasileira olímpica (confira todos os números detalhados acima). Uma noite abençoada, portanto, separa o português de dizer que alcançou um dos grandes da história. Por que não se considerar um deles?

O luso pode superar o brasileiro? Leia a opinião dos especialistas sobre Fenômeno e CR7 abaixo 

- Individualmente, é inquestionável que a carreira do Cristiano é muito mais constante, tem uma sequência de temporadas com rendimento estratosférico e isso o Fenômeno não conseguiu, tendo obviamente a questão das lesões como entrave. É difícil comparar, mas não tenho dúvidas de que os números individuais do Cristiano serão melhores e de que é impossível não valorizar a capacidade que tem para se superar, ano após ano – opinou André Viana, editor do jornal português “O Jogo”.

Aos números. Apesar de já ter disputado mais jogos, Cristiano Ronaldo precisou de menos temporadas para atingir a casa dos 400 gols. São 13 até o momento, com enorme ascensão desde 2010 - pulou gradativamente de 48 gols até os 69 de 2013, quando faturou a Bola de Ouro pela segunda vez. Ele já soma 19 gols em 2014, marcando nos últimos dez jogos - sequência igual à de Messi em 2010 e entre o fim de 2012 e início 2013. Com 29 anos, não é loucura imaginar que o luso poderá superar a barreira dos 600 até se aposentar.

Info Numeros Gols por Ano Cristiano Ronaldo, Ronaldo Fenomeno (Foto: Editoria de Arte)



Ronaldo, o brasileiro, tem um argumento forte em seu favor na comparação: as graves lesões sofridas no joelho implicaram em anos praticamente nulos em 2000, 2001 e 2008 - marcou cinco gols no total neste período. O seu auge aconteceu em 1997, com Barcelona e Internazionale de Milão, quando anotou 59 gols e recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo pela segunda vez. Despediu-se com 12 gols com a camisa do Corinthians em 2010, o último de seus 18 anos como profissional.

02

clima de revanche



O português tem ainda outra motivação para carregar o Real. O Borussia Dortmund foi o responsável por adiar o sonho da décima conquista da Champions pelos merengues num confronto marcante pelas semifinais do ano passado. Os alemães superaram o favoritismo dos espanhóis e venceram por 4 a 3 no placar agregado, com direito a uma goleada definitiva no Signal Iduna Park, com quatro gols do polonês Robert Lewandoski.

- É óbvio que ainda lembramos disso. Mas o jogo desta quarta será muito diferente. Eles terão muitos desfalques - admitiu o croata Luka Modric, titular na equipe de Carlo Ancelotti.

Cristiano Ronaldo no treino do Real Madrid (Foto: AP)Cristiano Ronaldo se diverte em treino do Real Madrid (Foto: AP)



O cenário é realmente bem distinto. A começar por Lewandowski, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. O técnico Jürgen Klopp não contará com o seu centroavante, mas este é apenas um dos muitos problemas: o lateral-esquerdo Schmelzer, o zagueiro Subotic, os volantes Gündogan e Bender, e o meia Kuba são baixas por lesões. Já Götze se transferiu para o Bayern de Munique, para onde irá Lewandowski ao fim da temporada.

Muito mudou também no Real. Cristiano Ronaldo segue lá, caçando recordes como se fosse um passatempo, mas ele ganhou a companhia de jovens como Isco, Carvajal, Illarramendi e Garth Bale. O galês completará o trio ofensivo junto ao português e ao francês Karim Benzema. O lateral-esquerdo brasileiro Marcelo, com lesão na coxa esquerda, é desfalque.

Klopp Treino Borussia (Foto: AFP)Jürgen Klopp tem muitos problemas para escalar o Borussia Dortmund (Foto: AFP)


03

cr7 e fenômeno: a Opinião dos especialistas


Anton Meana
(Rádio Marca)

Anton Meana - Rádio Marca (Foto: Divulgação)Anton Meana é da 'Rádio Marca' (Foto: Divulgação)

Ronaldo era puro talento e Cristiano representa a constância diária. Acho que não é justo compará-los, mas o brasileiro tinha essa habilidade de arrancada impossível que deixa todo o mundo do futebol apaixonado. Cristiano responde ao perfil do jogador perfeito, do atacante ambicioso, bonito, alto, forte e goleador. Acho que para a história do futebol e para a memória do povo Ronaldo será eterno e melhor que o português, mas isso não tira méritos de Cristiano.
 
André Viana (Jornal O Jogo)

André Viana - O Jogo (Foto: Divulgação)André Viana é editor no jorna luso 'O Jogo'

É uma discussão interessante que podemos ver sob dois prismas. Um deles é o do currículo, e aí o Ronaldo Fenômeno ainda ganha. Além do que conseguiu pela seleção brasileira, conquistou troféus europeus no Barcelona e no Inter e, convém não esquecer, também ganhou mais títulos pelo Real Madrid do que o Cristiano. Isolando os títulos coletivos, R9 ganha destacado. Individualmente, é inquestionável que a carreira do Cristiano é muito mais constante, tem uma sequência de temporadas com rendimento estratosférico e isso o Fenômeno não conseguiu, tendo obviamente a questão das lesões como entrave. É difícil comparar, mas não tenho dúvidas de que os números individuais do Cristiano serão melhores e de que é impossível não valorizar a capacidade que tem para se superar, ano após ano. Ficará na história como um dos melhores de todos os tempos, patamar onde, pelo talento e pelas impressionantes temporadas que fez no Barça e no Inter, sobretudo, o R9 também está. Neste momento, a grande diferença está nos títulos coletivos. Se tiver sucesso com Portugal e conseguir levar o Real Madrid à décima Liga, então o Cristiano superará, na minha opinião, as marcas do Fenômeno.
 
Lédio Carmona (SporTV)

Lédio Carmona, comentarista do SporTV (Foto: Reprodução SporTV)Lédio Carmona é comentarista do SporTV

Acho que o Cristiano pode ser considerado um fenômeno, sim. Não tenho o menor pudor de dizer que pode ser considerado um dos maiores da história do futebol. O que falta a ele é ganhar mais na Europa em termos de clube. Ele precisa repetir isso pelo Real Madrid e ter o mesmo desempenho pela seleção portuguesa. A questão da seleção, Copa do Mundo, Eurocopa, é muito definitiva para fechar essa grife de um jogador. Ele numa Copa do Mundo ainda não demonstrou tanto. Também nunca jogou tanto como está jogando agora pela seleção. Está no caminho, pois vive a melhor fase da carreira. Tem que confirmar o que todo mundo sabe, mas tem gente que duvida, em três pontos: Real Madrid, com a Champions; seleção portuguesa, sendo um protagonista como foi na repescagem da Copa; e também nos clássicos contra o Barcelona. Decidiu alguns, mas não mostrou certa regularidade. Precisa dar essa carimbada definitiva. Acho que chega lá.
 
Nuno Luz (TV SIC)

Nuno Luz (Foto: Divulgação)Nuno Luz é repórter na TV SIC (Foto: Divulgação)

Não há dúvidas de que Cristiano Ronaldo vai ultrapassar largamente o recorde de gols do Fenômeno, pois a capacidade física permite ao português jogar assim por mais cinco ou seis anos. Mas o Brasileiro deixou uma marca difícil de bater: ganhar dois títulos mundiais em três finais. O português dificilmente poderá atingir essa marca porque a seleção portuguesa não tem tradição de chegar tão longe numa Copa. O Fenômeno teve Zinedine Zidane como grande rival, enquanto o português luta palmo a palmo com Lionel Messi. São estes nomes que fazem o povo feliz. Cada um deu alegrias aos seus torcedores – e Cristiano seguirá deixando todos felizes.

Confira as prováveis escalações:

Real Madrid: Casillas, Carvajal, Ramos, Pepe e Coentrão; Xabi Alonso, Modric e Di María; Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo. Técnico: Carlo Ancelotti.

Borussia Dortmund: Weidenfeller, Piszczek, Papastathopoulos, Hummels e Durm; Kehl e Sahin; Grosskreutz, Mkhitaryan e Reus; Aubameyang. Técnico: Jürgen Klopp.

Árbitro: Mark Clattenburg (ING).

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: