Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais decisivo, Simeone venceu Zidane no campo; relembre o confronto direto

Apesar de ter tido carreira bem inferior como jogador, argentino acumula mais vitórias e até mais gols do que francês em 9 jogos. Venceu também o único duelo de técnicos

25/05/2016 15:09

Hoje técnicos de Real Madrid e Atlético de Madrid - os finalistas da Liga dos Campeões -, Zinedine Zidane e Diego Simeone tiveram carreiras bem diferentes dentro de campo. A distância de Zizou para o Cholo como jogador de futebol era gigantesca. O argentino foi um bom líder e marcador, importante para sua seleção e para os times por onde passou, mas o francês quase fez chover com a bola. Com classe e técnica refinadas, conquistou os títulos coletivos e individuais mais desejados do mundo. Só que, para a surpresa de muitos, essa diferença não pôde ser vista nas vezes em que eles estiveram frente a frente no gramado. A vantagem no confronto direto é de Simeone: em nove jogos, ele venceu quatro, perdeu três e empatou dois. E, por incrível que pareça, o "Cholo" foi mais decisivo e se deu melhor até no número de gols: dois contra um, com direito à classificação em cima do rival.

Simeone Zidane Lazio Juventus (Foto: Getty Images)Simeone marca Zidane em Lazio x Juve: como jogador, argentino venceu 4, perdeu 3 e empatou duas (Foto: Getty Images)

O duelo mais emblemático da dupla ocorreu pelas quartas de final da Copa da Itália de 1999/00, entre o Juventus de Zidane e o Lazio de Simeone. No jogo de ida, em Turim, o francês se destacou e fez de falta um dos gols da vitória por 3 a 2 (veja aqui). Na volta, em Roma, o empate por 1 a 1 estava classificando o Juve, mas o argentino apareceu e, de cabeça, marcou o gol da vitória por 2 a 1 e da classificação às semifinais (veja aqui).

Simeone x Zidane jogadores (Foto: GloboEsporte.com)

Naquela mesma temporada, Simeone foi decisivo em outra partida contra o time de Turim. Pelo returno do Campeonato Italiano, o então volante balançou a rede e garantiu o triunfo por 1 a 0 na casa do adversário.

Dos nove duelos da época em que eram jogadores, oito foram na Itália, entre 1997 e 2001. Nos três primeiros, Cholo vestia a camisa do Inter de Milão, e nos cinco seguintes a do Lazio. Zidane, por sua vez, esteve com a camisa alvinegra em todos esses. O nono e último dessa era foi na Espanha: vitória do Real Madrid sobre o Atlético de Madrid por 2 a 0 no Santiago Bernabéu, pelo primeiro turno do Campeonato Espanhol de 2003/04, curiosamente os times dos quais hoje eles estão à frente.

Apenas um duelo como treinadores

Como técnicos, Zidane e Simeone se enfrentaram apenas uma vez na história. Também deu Cholo, que tem muito mais experiência na função: o Atlético venceu o Real por 1 a 0 fora de casa pelo returno do Espanhol nesta temporada. E o duelo vai se repetir neste sábado, na final da Liga dos Campeões. O detalhe é que, como jogadores, eles se cruzaram duas vezes no San Siro, em Milão, palco da final desta Champions - ambas em Inter de Milão x Juventus, com um triunfo de Simeone e um empate.

Na final da Liga dos Campeões de 2013/14, quando Cholo foi vice-campeão com o Atlético ao perder do Real, Zidane estava no banco dos merengues, mas na ocasião era auxiliar do técnico Carlo Ancelotti, por isso o confronto não conta nesta estatística. 

No total, portanto, eles já se enfrentaram 10 vezes, seja dentro ou fora de campo. São cinco vitórias de Simeone, três de Zidane e dois empates. Mas o duelo mais importante ainda está por vir e acontecerá neste sábado. Real x Atlético começa às 15h45 (horário de Brasília). A TV Globo e o GloboEsporte.com transmitem o jogo ao vivo, e o site também acompanha em Tempo Real, com pré-jogo começando às 13h.

Simeone Zidane Atlético de Madrid Real Madrid (Foto: Getty Images)No duelo de treinadores, Simeone venceu Zidane no Espanhol desta temporada: 1 a 0 no Bernabéu (Foto: Getty Images)


Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: