Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hora do galo: Benzema e Pogba voltam para mudar Real x Juventus

Franceses alteram esquemas de ambos os times no jogo de volta: volante dá mais liberdade para Pirlo, e Benzema facilita a movimentação de Bale e Cristiano Ronaldo

12/05/2015 20:00

Pogba pirulito Juventus Santiago Bernabéu (Foto: Reuters / Sergio Perez)Versátil: Pogba chupa pirulito no reconhecimento do gramado do Santiago Bernabéu pelo Juventus na véspera do jogo (Foto: Reuters / Sergio Perez)

Chegou a vez deles. Os gauleses vão entrar em cena no palco mais prestigioso da Europa a tempo da batalha decisiva por uma vaga na final da Liga dos Campeões. Benzema, do Real Madrid, e Pogba, do Juventus, desfalcaram, ambos por lesão, no jogo de ida, em Turim, mas têm participação confirmada no duelo do Santiago Bernabéu, tudo será decidido, nesta quarta-feira, a partir de 15h45 (de Brasília) - o GloboEsporte.com transmite em Tempo Real. A única dúvida é saber se os dois que ainda não adquiriram o ritmo de jogo perdido nas últimas semanas vão jogar desde o começo ou entrar no segundo tempo. Quanto a isso, treinadores fizeram suspense e não entregaram as escalações, mas a sensação é de que ambos entrarão no 11 inicial, porque numa partida tão importante para a história dos dois clubes não há espaço no banco para craques.

- Pogba está bem e há muita chance que ele jogue desde o começo - adiantou Allegri na entrevista coletiva da véspera do confronto.

Enquanto isso, o compatriota Ancelotti preferiu esconder o jogo.

- A única dúvida que tenho é colocar Benzema no 11 inicial ou introduzi-lo durante a partida, porque ele não joga há um mês, e perdeu algum ritmo - explicou o treinador do Real Madrid.

Benzema Odegaard Varane treino Real Madrid (Foto: EFE/Emilio Naranjo)Reapareceu: Benzema entre os obstáculos no treino do Real atrás de Varane e Odegaard (Foto: EFE/Emilio Naranjo)


Embora ocupem duas posições diferentes no campo, Pogba e Benzema não têm em comum só a cidadania e o idioma. Os dois franceses são conhecidos pela habilidade em fazer gols bonitos e difíceis. O jogador do Juventus atua no meio-campo, mas na atual temporada já balançou as redes dez vezes e deu nove assistências em 35 partidas que disputou. Benzema é um artilheiro e, embora tenha a forte concorrência de CR7 e Bale na frente, fez 22 gols e deu 14 assistências em 44 jogos com a camisa do Real em 2014/15. Comparar os dois não é possível, porque têm características e atuam em posições diferentes, mas o impacto de cada um nos times pode ser medido.

O Real Madrid de Benzema quer carimbar o passaporte para a final da Champions pelo segundo ano e se tornar o primeiro time a conseguir esse feito, mas pela frente os campeões da Europa têm um Tevez determinado em conquistar a Liga dos Campeões antes de retornar ao seu Boca Juniors no país natal. Desejado por meia Europa, Pogba busca sua consagração no torneio mais importante entre clubes.

Pogba é o melhor jogador do Juve e o seu retorno é muito importante, mas Benzema é o melhor jogador francês da atualidade"
Frédéric Hermel, jornalista francês

- Penso que o Real Madrid tem condições e vai ganhar este jogo. Com Benzema de volta, Carlo Ancelotti tem tudo para fazer gols aqui no Bernabéu. Um já seria suficiente, mas vai haver mais gols. Pogba é o melhor jogador do Juve e o seu retorno é muito importante, mas Benzema é o melhor jogador francês da atualidade - analisa Frédéric Hermel, correspondente do jornal "L'equipe" e da revista "France Football" em Madri.

No fim do jogo será possível avaliar quem fez mais a diferença para o seu time: Pogba ou Benzema. Mas antes mesmo de o duelo iniciar, o regresso dos franceses muda e muito o desenho tático e a forma dos dois times se movimentarem em campo. No caso do Juve, os italianos vão jogar em 4-3-2-1, com o francês, Pirlo e Marchisio à frente da defesa e Vidal como armador atrás de Tevez e Morata. Articulador do time, o veterano italiano não precisará se preocupar tanto com tarefas defensivas, como no jogo de ida, e ficará livre para passear pelo meio-campo em busca de uma jogada de gênio ou de uma cobrança de falta. O chileno também ganha liberdade e, com sua rapidez, o time de Allegri ganha um homem a mais na hora de atacar.

Com Pogba no centro, Pirlo até poderia se sentar. Não precisa fazer nada. O Juve vai montar um meio-campo muito forte, vai ser difícil, porque Pogba é muito rápido, tem físico para contrastar Kroos e Isco, chute muito forte e técnica, é um jogador muito completo"
Javier Herraez, jornalista espanhol

- Com Pogba no centro, Pirlo até poderia se sentar. Não precisa fazer nada. O Juve vai montar um meio-campo muito forte, vai ser difícil, porque Pogba é muito rápido, tem físico para contrastar Kroos e Isco, tem chute muito forte e técnica, é um jogador muito completo - comenta Javier Herraez, repórter da rádio espanhola "Cadena Ser.

No jogo de ida, Tevez, com um gol e uma assistência, e seu amigo Cristiano Ronaldo, que também deixou o seu, foram os protagonistas do espetáculo, mas com a entrada dos franceses em cena, a história pode ser outra. Benzema volta a formar o trio de ataque titular dos campeões da Europa, o "BBC", que desde o dia 14 de abril não se junta em campo.

- Benzema está bem, disponível a 100%, mas não sei se vai começar jogando. Chicharito é um jogador que dá mais profundidade ao ataque, joga muito bem nas linhas, mas Benzema… Benzema faz jogar melhor o time - afirmou Ancelotti, na entrevista coletiva.

Com Benzema em campo, os merengues voltam ao 4-3-3 com o qual tantas vitórias conquistou na temporada. Isco, Kroos e James Rodriguez vão jogar no meio-campo, com o alemão mais recuado, atuando como volante na frente da zaga, uma posição que normalmente é ocupada por Modric, ainda lesionado. O francês assume a condição de centroavante, acompanhado por Cristiano Ronaldo pela esquerda e Bale pelo lado direito, que terão mais liberdade para trazer a bola pelas laterais e tabelarem com o 9, que fica mais perto do gol de Buffon.

Benzema deixa fluir mais o jogo ofensivo do Real Madrid porque não faz "só" gols, como também trabalha para criar espaços no meio da zaga adversária, apoiando as jogadas perigosas de CR7 e Bale. Sem o camisa 9, os dois são obrigados a correr vários metros pelas laterais, a furar a zaga e ainda finalizar, o que no jogo de ida não funcionou. Bonucci e Chiellini, que formam a defesa menos vazada da Champions, com apenas seis gols contra em 11 partidas, travaram quase tudo e os sprints dos dois atacantes merengues não se traduziram em perigo.

- Eu acho que o retorno de Benzema terá mais impacto para o Real Madrid, do que o de Pogba, porque o francês é um jogador fundamental para Ancelotti. Cristiano Ronaldo é um goleador nato, Bale é muito rápido, mas Benzema é a chave para um bom funcionamento do jogo coletivo, busca espaços, luta de cabeça e abre uma linha de passe ou chute, tabela bem, trabalha muito no meio dos zagueiros, pode ser decisivo este regresso dele a tempo desta partida tão importante - concluiu Javier Herraez.

Benzema James Rodríguez Pepe Bale Cristiano Ronaldo Lucas Silva Marcelo treino Real Madrid (Foto: EFE/Emilio Naranjo)Reintegrado: Benzema participa de roda de bobo com James Rodríguez, Pepe, Bale, Cristiano Ronaldo, Lucas Silva e Marcelo na véspera do jogo decisivo para o Real Madrid na defesa do título da Champions (Foto: EFE/Emilio Naranjo)
Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: