Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atlético festeja o retorno de Filipe Luís e abre as portas para Diego Costa

Finalista da Champions há dois anos contava com três brasileiros no elenco. Este ano apenas um faz parte do grupo. Jogadores falam sobre idas e voltas na véspera da final

23/05/2016 12:00

Filipe Luís Atlético de Madrid x Bayern de Munique (Foto: Getty Images)Filipe Luís voltou ao Atlético de Madrid para retornar à final da Liga dos Campeões (Foto: Getty Images)

Se o Atlético de Madrid finalista da Liga dos Campeões em 2014 tinha quatro brasileiros no seu elenco (Filipe Luís, Miranda, Diego e Diego Costa – naturalizado espanhol), o atual conta apenas com o lateral-esquerdo no grupo. O zagueiro saiu no começo da temporada para o Inter de Milão e o centroavante joga atualmente no Chelsea, mas nenhum deles conseguiu repetir o rendimento nem mesmo obteve os mesmos sucessos alcançados com a camisa do Atlético. A volta de Filipe Luís este ano “foi muito importante” para o time, segundo o volante Tiago, e, na visão do espanhol Juanfran, Diego Costa tem as “portas abertas” caso queira voltar.

  • - É difícil imaginar que ele pode voltar, porque suponho que o Chelsea não vai querer deixá-lo sair, mas o Diego sabe que tem as portas abertas no Atlético de Madrid, porque todos aqui gostamos muito dele. Ele teve um rendimento muito bom no clube e tenho a certeza que, caso voltasse, poderia repetir o rendimento - afirmou Juanfran, companheiro de Diego Costa também na seleção espanhola.

Para os colchoneros, o fato de o Atlético de Madrid ter apenas um brasileiro atualmente em seu elenco é consequência da vontade dos próprios jogadores e não do clube. O meia Koke lembra que foram eles que escolheram sair.

  • - Eles é que não nos querem, preferiram sair - brincou Koke. em entrevista ao GloboEsporte.com no CT.


Diego Costa Atlético de Madri x Elche (Foto: AFP)Diego Costa fez parte do elenco finalista do Atlético de Madri (Foto: AFP)

Tiago partilha a mesma opinião, mas lembra a importância dos brasileiros para qualquer time de futebol.

- Todos os jogadores brasileiros que deixaram o Atlético saíram por opção própria, não do clube. São jogadores importantes pela técnica, essa capacidade que têm no um contra um. Qualquer equipe do mundo necessita deles. Aqui este clube não é uma exceção. Quem sabe, no próximo ano não teremos mais alguns - disse o volante.

Decisões erradas

Campeões na Espanha e finalistas da Champions em 2014 com a camisa do Atlético, Diego Costa e Filipe Luís acreditaram que o clube não iria manter o mesmo rendimento e decidiram aceitar as ofertas mais vantajosas financeiramente do Chelsea. Miranda também deixou a capital espanhola nesta temporada para começar uma nova aventura no Inter de Milão, manteve o bom rendimento, mas o clube não alcançou nenhum dos objetivos propostos.

Mas a escolha de trocar Madri por Londres também não se revelou muito acertada. Embora os Blues tenham conquistado o Campeonato Inglês no ano passado com José Mourinho (Diego Costa titular e Filipe Luís reserva), neste ano o Chelsea afundou na tabela do inglês, não venceu nada, foi eliminado da Liga dos Campeões nas oitavas de final e está fora das competições europeias do próximo ano. O lateral-esquerdo deixou o barco a tempo de evitar mais uma temporada amarga e regressou a Madri. Uma volta considerada fundamental para o grupo.

- Foi muito, muito importante. É um jogador completo, um lateral esquerdo que defende tão bem quanto ataca, é muito difícil conseguir superá-lo defensivamente e depois a saída que ele dá a equipe a tranquilidade com a bola nos pés, sabe a cada momento que a equipe precisa dele, isso tudo é muito importante para o time - elogiou Tiago.

Koke Atlético de Madrid (Foto: Claudia Garcia / GloboEsporte.com)Koke elogia ex-brasileiros do Atlético de Madrid (Foto: Claudia Garcia / GloboEsporte.com)

O volante português, que é muito próximo de Filipe Luís, também passou pelo Chelsea sob o comando de José Mourinho na temporada de 2004/05 e não critica a decisão do amigo e de Diego Costa.

  • - Eles tiveram a oportunidade de experimentar outro campeonato, um novo desafio, acharam que era o momento e decidiram sair. Não acho que erraram. Felizmente para nós o Felipe voltou e eu estou muito contente por tê-lo de novo a meu lado - frisou o luso.

Companheiros de Diego Costa na seleção espanhola, Koke e Juanfran torcem pela volta por cima do centroavante que ficou fora da convocação de Del Bosque para a Eurocopa, mas admitem que a decisão de deixar Madri não foi a mais acertada.

  • - Ele decidiu sair e nós desejamos o melhor para o Diego. Erro ou acerto acho que só ele é que pode saber. Ele estava muito bem aqui e é verdade que por vezes as decisões nos saem bem outras vezes não. No ano passado, acho que o Diego teve uma boa temporada, venceram o campeonato, este ano não tiveram muita sorte, mas desejo o melhor para ele - disse Koke.

  • Juanfran não tem dúvidas que continuando ou não no Chelsea, Diego Costa vai reencontrar o seu melhor rendimento e voltar à seleção espanhola em breve.

  • - Lamento que ele não venha para a Euro com a gente, porque eu gosto muito do Diego. As pessoas têm uma opinião dele pelo que veem dentro do campo, mas é uma grande pessoa. É evidente que as coisas não lhe saíram tão bem como no Atlético de Madrid, mas como grande jogador e pessoa que é, tenho a certeza que tudo vai dar certo para ele.


Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: