Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œVivendo em êxtase", diz Cláudio Roberto ao receber medalha olímpica após 20 anos

Depois de duas décadas o Piauiense recebeu a medalha de Sydney em cerimonia no Troféu Brasil de atletismo no final de semana.

14/12/2020 19:46

20 anos, dois meses e 13 dias. Esse foi o tempo de espera do ex-velocista piauiense, Cláudio Roberto para por as mãos na medalha de prata conquistada nas olimpíadas de Sydney-2000. O palco para esse momento foi o Troféu Brasil de Atletismo realizado no último final de semana, em São Paulo. O erro cometido na premiação do COI naquela época foi reparado e os quatro companheiros de revezamento 4x100m estiveram presentes no momento histórico.

Cláudio Roberto recebeu a medalha olímpica após 20 anos (FOTO: Jailson Soares/ODIA)

Claudinei Quirino, André Domingos, Vicente Lenilson e Edson Luciano Ribeiro estiveram ao lado de Cláudio Roberto, simularam um revezamento 5x100m e posaram para fotos em cima do pódio com o piauiense, agora realizado como atleta olímpico. “ A sensação é de alívio, pois foram 20 anos atrás dessa medalha. Querendo explicações, querendo saber o que realmente aconteceu e que fim tomou essa medalha e chegamos a conclusão que foi realmente um erro do comitê e enfim o COI conseguiu consertar isso”, conta Claudio.

Nos últimos anos o piauiense tinha apenas uma réplica da medalha em casa para mostrar aos familiares, amigos e principalmente as crianças e adolescentes que hoje fazem parte do seu projeto social, uma extensão da sua dedicação ao atletismo, agora fora das pistas.

Cláudio Roberto recebeu a medalha olímpica após 20 anos (FOTO: Jailson Soares/ODIA)

“Foi ótimo receber a medalha, estar ao lado dos meus companheiros novamente e agora é curtir essa medalha e apesar de ter uma réplica eu não tinha realmente uma medalha olímpica para apresentar para sociedade, foram 16 anos nessa angústia e sempre com esperança dessa medalha aparecer. Eu sou considerado um medalhista olímpico, sempre fui, mas até então eu não tinha o prêmio principal. Agora vou poder fazer meu quadro de medalha, pois até isso eu não tinha até porque a medalha principal faltava e para mim não tinha sentido ter”, acrescentou o ex-velocista.

Cláudio Roberto era atleta reserva do Brasil nos Jogos e na época correu as eliminatórias dos 4x100m. Passados mais de 20 anos a história tem um desfecho feliz. Claudio ainda tem no currículo a prata no Mundial de Paris e de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, ambos em 2003.

Por: Pâmella Maranhão - Jornal ODIA
Mais sobre: