Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Verstappen aproveita acidente entre Mercedes e é o mais novo a vencer na F1

A ascensão de Verstappen é meteórica. Até 2013, ele competia no kart. Seu acesso à Fórmula 1 ocorreu após apenas uma temporada correndo em carros de fórmula, em 2015.

15/05/2016 14:04

Em sua primeira corrida na Red Bull, Max Verstappen justificou a troca com Daniil Kvyat e se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1. Aos 18 anos, o holandês se aproveitou do acidente entre os dois pilotos da Mercedes logo na primeira volta e conquistou o GP da Espanha, após uma batalha de várias voltas com Kimi Raikkonen.

Verstappen, com exatos 18 anos e 227 dias, superou a marca de Sebastian Vettel, que venceu o GP da Itália de 2008, aos 21 anos e 73 dias.

"A sensação é incrível, não consigo acreditar. Foi uma grande corrida. Tenho de agradecer a equipe por ter um ótimo carro", afirmou o primeiro holandês a conquistar uma vitória na categoria.

O vencedor e Raikkonen fizeram apenas duas trocas, ao contrário de Vettel, terceiro, e de Daniel Ricciardo, que chegou a liderar boa parte da prova e foi o quarto colocado mesmo tendo tido um pneu furado na última volta. Felipe Massa, que havia largado em 18º, terminou na 8ª posição. Felipe Nasr foi o 15º.

Segundo colocado, Kimi Raikkonen exaltou o jovem vencedor da prova. "Todos sabemos que ele é um bom piloto e está em uma boa equipe. O fato dele ser o mais jovem é só algo que aconteceu de ser assim. Eu corri com o pai dele, então isso torna as coisas mais assustadoras", disse o finlandês, referindo-se a Jos Verstappen.

A ascensão de Verstappen é meteórica. Até 2013, ele competia no kart. Seu acesso à Fórmula 1 ocorreu após apenas uma temporada correndo em carros de fórmula, em 2015. Então aos 17 anos, Max foi o mais jovem piloto da história a disputar uma corrida na categoria e até causou uma mudança nas regras: atualmente, os pilotos têm de ter no mínimo 18 anos para competir na F-1. 

O holandês já era a assunto antes da corrida começar. O piloto, que faz sua segunda temporada na Fórmula 1, representava a Toro Rosso até a corrida anterior, mas ganhou a vaga de Daniil Kvyat depois que o russo cometeu dois erros seguidos no GP da Rússia e irritou os chefes da Red Bull.

Kvyat, que ficou com a vaga do holandês no time júnior da empresa austríaca, foi o décimo colocado, tendo sido superado por todo o final de semana pelo companheiro Carlos Sainz, sexto.

Fonte: Uol
Mais sobre: