Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Velocista piauiense José Carlos Codó corre atrás de índice olímpico

Atleta ainda busca o índice de 10s16 nas prova dos 100m livres para ser um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.

15/06/2016 08:14

Neste fim de semana acontece o Grande Prêmio Caixa de Atletismo, em São Bernardo do Campo, São Paulo. A competição deve reunir os maiores nomes da modalidade no país, sendo uma das principais competições desse primeiro semestre. Mas para o velocista piauiense José Carlos Moreira, o Codó a competição vai ter um estimulo a mais. Isso porque o atleta ainda busca o índice de 10s16 nas prova dos 100m livres para ser um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. 

Codó participou no dia 05 de junho do Desafio Internacional Mano a Mano de Atletismo e ficou na quarta colocação, com o tempo de 10s60. O tempo parece bem distante do ideal, mas o treinador Fernando Donatan explica que foi uma prova que serviu como parâmetro para disputas como o GP Brasil e o Troféu Brasil de atletismo, onde a atmosfera do torneio é bem mais competitiva. 

“É um GP em que o atleta precisa está entre os 30 do ranking mundial, ou seja, vamos ter velocistas de um nível técnico altíssimo. Dentro da prova dos 100m ainda não temos nenhum representante dentro dos Jogos Olímpicos, então é uma oportunidade para o Codó e o próprio Victor Hugo de garantirem o índice”, declarou o treinador Fernando Donatan. 

Até os Jogos do Rio o velocista Codó vai ter três oportunidades de garantir o índice olímpico. A primeira delas será no GP Brasil que acontece nesse fim de semana, depois acontece o Troféu Brasil de atletismo e a última será no dia 11 de julho em uma etapa do Campeonato Paulista da modalidade. Mas segundo o atleta a intenção é garantir o tempo de 10s16 o mais rápido possível e chegar ao mês de julho com o trabalho voltado para as olímpiadas. 

“Já estou indo para São Paulo, até porque lá está muito frio, mas as expectativas para prova são muito boas. Todos vão com um objetivo só que é correr bem. O desafio Mano a Mano foi muito bom, apesar de ser um evento festivo, pois mostrou que estamos no caminho certo. Tive um inicio de prova, uma aceleração muito boa e faltou apenas um desenvolvimento de prova melhor para manter essa velocidade. Mas a gente agora está tranquilo”, explicou Codó. 

O Grande Prêmio Caixa de Atletismo acontece nesse fim de semana, em São Bernardo do Campo, São Paulo. José Carlos “O Codó” disputa a prova dos 100m livres e precisa correr abaixo dos 10s16 para garantir o índice olímpico. 

Edição: Aline Rodrigues
Por: Pâmella Maranhão - Jornal O DIA
Mais sobre: