Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cristiane Silva avalia treinos com a seleção brasileira

O foco foi a preparação do 4x400 m misto para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a serem realizados entre 3 de julho e 8 de agosto

05/02/2021 09:22

Com participações em mundiais e presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, a velocista piauiense Cristiane dos Santos Silva, de 32 anos, classificou, em entrevista ao O Dia, nesta quinta-feira (04), como “extremamente importante” o período de testes e avaliações com a equipe do Comitê Olímpico do Brasileiro. Ela esteve no último fim de semana no Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, São Paulo. O foco foi a preparação do 4x400 m misto para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a serem realizados entre 3 de julho e 8 de agosto.

“O camping foi extremamente importante. Eu fui convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo. Os testes foram para a gente pegar entrosamento, onde terá um mundial em maio. O meu treinador, Antônio Nilson de Sousa, participou e minha expectativa para este ano é que eu dispute a Sul-Americana, o Troféu Brasil de Atletismo e, a principal competição, as Olimpíadas de Tóquio”, disse.

Ao todo, 28 atletas foram convocados pela Confederação, sendo 14 homens e 14 mulheres. Além de Cristiane, outros dois atletas formados no atletismo piauiense também participaram dos testes: João Henrique Falcão Cabral e Marcos Vinícius Moraes. Todos eles disputam por outros estados.

“Eu represento o clube de Santa Catarina UCA São José. Agora, temos duas competições em março, em São Paulo, que irão decidir quem vai para o mundial de revezamento na Polônia. Para ir a Tóquio, temos até junho para fazer o índice para poder estar na equipe”, completou a velocista. 

Os piauienses vão participar do Mundial de Revezamentos, na Europa, nos dias 1º e 2 de maio, e do Sul-Americano, entre 4 e 16 de maio, em Buenos Aires.

Outros campings 

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou na quarta-feira (3) a realização de mais dois campings de treinamento em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). O primeiro será destinado aos atletas qualificados em provas individuais para os Jogos de Tóquio e ocorrerá entre os dias 16 e 20 de fevereiro, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).

O revezamento 4x400 m misto, coordenado por Evandro Lazari, terá oito atletas, quatro de cada gênero, sendo três pelo Ranking Brasileiro de 28 de agosto de 2019 a 28 de março de 2021, e um escolhido pelo treinador responsável. Está prevista também a participação de técnicos convidados. O time tem pré-programadas as seguintes competições: Brian Clay Meet of Champions, em Azuza, Mt Sac Relays, em Walnut, e Oregon Relays (dependendo de confirmação).

Os atletas passarão ainda por avaliações promovidas pelo Laboratório Olímpico nas áreas de Bioquímica, Fisiologia, Biomecânica, entre outras. Em Bragança Paulista, os participantes seguirão também com as atividades específicas desenvolvidas pelos treinadores pessoais.

Mais sobre: