Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Um ano após ataque de tubarão, Mick Fanning vence etapa J-Bay de surfe

Australiano dá show e vence etapa sul-africana do Circuito Mundial, superando a fera havaiana John John Florence.

16/07/2016 10:34

Um ano após ser atacado por um tubarão na decisão da etapa de Jeffreys Bay, o australiano Mick Fanning demonstrou frieza e maestria com a prancha no pé para retornar ao mar sul-africano e exorcizar o episódio com uma histórica vitória, na manhã deste sábado. Embalado pelo apoio da torcida na areia de J-Bay e ao redor do mundo, o veterano de 35 anos fez o que quis na decisão contra a fera havaiana John John Florence e somou 17.70 pontos contra 17.13 do rival para levantar o emblemático caneco. 

Mick Fanning campeão Jeffreys Bay J-Bay surfe (Foto: Divulgação/WSL)Mick Fanning é carregado após sair do mar com o caneco (Foto: Divulgação/WSL)

Com o triunfo, o tricampeão mundial somou 10.000 pontos no ranking desta temporada, pulou da 16ª para a 5ª colocação e praticamente assegurou a sua reclassificação para a elite em 2016, mesmo tendo optado por um quase sabático – ele disputou quatro das seis primeiras etapas do calendário do CT.

- É um sentimento muito diferente do que vivi no ano passado. Foi especial enfrentar o Julian (Wilson) na semi, assim como aconteceu na final do ano passado. Eu quero agradecer todo mundo que torceu por mim e me apoiou aqui no ano passado. Estou muito feliz - disse Fanning.

Mick Fanning campeão Jeffreys Bay J-Bay surfe (Foto: Divulgação/WSL)Mick Fanning comemora vitória no mar de J-Bay (Foto: Divulgação/WSL)

Vice em J-Bay, John John ganhou uma posição no ranking e agora é o o vice-líder, ultrapassando o astro brasileiro Gabriel Medina, que foi eliminado nesta sábado nas quartas de final e agora é o terceiro colocado. O líder seguirá sendo o australiano Matt Wilkinson, eliminado na terceira fase na etapa sul-africana do circuito.

Com uma imensa torcida na areia em J-Bay e em vários cantos do mundo, Mick Fanning começou a decisão demonstrando a sua enorme vontade de levantar o caneco. Com a sua tradicional mistura de fluidez, velocidade e força nas manobras, ele surfou com qualidade uma direita de tamanho mediano e encaixou três boas batidas para receber 7.17 dos juízes. Mas do outro lado estava John John Florence. O talentoso havaiano não deixou barato e respondeu com uma ótima onda. Com direito a um aéreo após algumas rasgadas, ele ganhou 8.50 e pulou para a primeira colocação, passados dez dos 35 minutos de bateria.

Sólido, Mick tratou de colocar uma segunda nota boa no seu somatório. Com velocidade e jogando muita água para o alto, o australiano encaixou cinco manobras bem fortes, sempre na parte crítica da onda, e foi premiado com o notão 9.93. Assim, ele passou a somar 17.10 pontos contra 8.50 de John John, que passou a precisar de 8.61 para retomar a dianteira.

A reta final da decisão foi emocionante e de alto nível. Mick e John John pegaram ondas quase ao mesmo tempo. O australiano mais uma vez fez tudo que podia em uma onda de tamanho mediano e ganhou 7.77. Com mais velocidade e manobras poderosas, Florence recebeu 8.63, mas precisava de 9.08. Ele bateu na trave. Sorte de Fanning, que venceu a final por 17.70 a 17.13, escrevendo um capítulo extremamente feliz em J-Bay, um ano após correr sério risco de perder a vida ao ser atacado por um tubarão.

Mick Fanning John John Florence Jeffreys Bay J-Bay surfe (Foto: Divulgação/WSL)Mick Fanning e John John Florence se abraçam após a decisão (Foto: Divulgação/WSL)

BATERIAS DE QUARTAS DE FINAL

1: John John Florence (HAV) 10.70 x Jordy Smith (AFS) 10.50
2: Kelly Slater (EUA) 11.97 x Josh Kerr (AUS) 12.94
3: Julian Wilson (AUS) 12.33 x Gabriel Medina (BRA) 11.93
4: Mick Fanning (AUS) 17.64 x Filipe Toledo (BRA) 16.40

BATERIAS DE SEMIFINAL

1. John John Florence (HAV) 16.50 x Josh Kerr (AUS) 14.43
2. Julian Wilson (AUS) 15.17 x Mick Fanning (AUS) 17.10

FINAL

John John Florence (HAV) 17.13 x Mick Fanning (AUS) 17.70

Fonte: globoesporte.com
Mais sobre: