Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Triathlon: Daniel França completa pela 3ª vez UB515

Competição é dividida em três dias, envolvendo 10km de natação no mar, 421km de pedal e 84,4km de corrida.

29/04/2019 10:25

Aconteceu este final de semana em São Paulo e Rio de Janeiro, a 6ª edição do UB515 Brasil Ultra Triathlon. O Piauí contou com um participante, já veterano em uma das provas mais difíceis de triathlon. Fisioterapeuta, educador físico e treinador esportirvo, Daniel França participou pela terceira vez da prova.

“Desde a adolescência gosto de desafiar meus limites. Por isso comecei a praticar o Triathlon já como desafio. Com dezessete anos decidi fazer o meu primeiro meio Ironman em Porto Seguro, 1993. Fiquei muito feliz por ter completado a prova em terceiro lugar da minha categoria e ter subido ao pódio, o que fez minha paixão por esporte de longa distância aumentar ainda mais. O motivo maior para participar [do UB515] é testar meus limites e tentar encontrar o espírito de amizade e família que existia nos Triathlons dos anos 90”, afirma Daniel França.


Daniel França, na chegada do último dia de prova, após correr duas maratonas. Foto: Sandra Guedes/reprodução

A prova do UB515 é dividida em três etapas e este ano foi realizada nos dias 26, 27 e 28 de abril. Um dos diferenciais nesta edição foi o novo percurso. Nas demais edições, a prova terminava na cidade do Rio de Janeiro, em 2019 o evento foi concentrado entre as cidades de Ubatuba/SP e Paraty/RJ, mas passando também por Angra dos Reis/RJ. “Estamos convictos que estas alterações potencializarão o bem-estar e a segurança dos atletas e suas equipes de apoio, otimizarão a logística e, muito importante, manterão o espírito de jornada através dos valores de Ohana (família), Aloha (amor) e Kokua (solidariedade), que o UB515 propicia a todos os seus participantes”, disse Alexandre Luna Freire, diretor do evento, antes da realização da prova.

O UB515 é o único triathlon da América do Sul na distância Ultraman. A prova no Brasil é disputada nos mesmos moldes do Mundial, no Havaí, onde no primeiro dia os triatletas nadam 10km e pedalam 145km; no segundo, pedalam 276km; e no terceiro, correm duas maratonas (84,4km).

Este ano, Daniel França completou o primeiro dia de prova em 11º lugar, com um tempo total de natação e pedal de 08:04:32. No segundo dia de prova manteve a posição concluindo os 276km de pedal em 09:54:12. No último dia, Daniel França perdeu algumas posições, e encerrou a prova em 14º. O atleta ficou muito feliz com o desenvolvimento da prova que ocorreu sem maiores intercorrência e garante que ano que vem volta a participar da competição. “Ano que vem volto e ainda mais preparado. Quem não participou ainda, está perdendo”, ressalta.

O primeiro lugar geral da prova ficou com Ivan Albano que conquistou o tetracampeonato do UB515. Uma surpresa para o final da prova já que Erick Duarte liderou a competição nos três dias até passar mal na segunda maratona, e Albano assumir a liderança, conquistando a prova.

Por: Viviane Menegazzo
Mais sobre: