Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Torre de acesso aos camarotes do Estádio Olímpico é demolida

Destruição gerou nuvem de poeira nas imediações da Avenida Carlos Barbosa

28/11/2013 12:20

A demolição do Olímpico teve mais um capítulo na manhã desta quarta-feira. Por volta das 9h40m, uma nuvem de poeira branca tomou conta das imediações do estádio, na Avenida Carlos Barbosa. Foi em decorrência do tombamento, realizado pela empresa Ramos Andrade, de uma antiga torre que dava acesso aos camarotes da antiga casa tricolor.

O processo levou apenas alguns segundos. Operários puxaram a base da estrutura, gerando o tombamento. A etapa faz parte da demolição mecânica, de cerca de 60% do estádio. 

Torres foram derrubadas na manhã desta quinta-deira (Foto: Diego Guichard)

Pendências encaminhadas

Ainda não há data para a implosão do Olímpico. Atualmente, há três laudos ambientais pendentes solicitados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam). Devem ser liberados nos próximos dias.
Entre as pendências, há o laudo de vizinhança, que é estudo de avaliação da integridade de imóveis da região, emissão de ruídos em relação ao barulho durante o processo de implosão, e laudo de cobertura vegetal, com listagem das espécies arbóreas na área. A OAS também faz o cadastro de moradores da região, que precisarão sair de suas casas por algumas horas durante o dia do procedimento. Até os animais de estimação desses moradores num raio de 150 a 200 metros do Olímpico são cadastrados. Além do isolamento, a força-tarefa passará por mais policiamento e rotas alternativas de trânsito.

Uma comissão foi criada pela Prefeitura de Porto Alegre para reunir todos os pontos e interesses dessa operação. E ela estima que a OAS deverá receber a liberação total nos próximos dias.

No entanto, a principal etapa da reta final do Olímpico não é material, mas sim a assinatura do contrato revisto entre Grêmio e empreiteira. Na próxima segunda-feira, o Conselho Deliberativo receberá e votará o novo documento. A partir de então, o acordo poderá ser selado. 

O Olímpico será entregue à OAS 90 dias após a assinatura do contrato entre as duas partes. A partir daí, a empreiteira se reunirá com a prefeitura para definir uma data.

Fonte: Globoesporte.com
Mais sobre: