Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sarah Menezes e mais 17 atletas representam o Brasil em torneio

Os atletas foram selecionados após passar por treinamento de campo em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, que contou com representantes de oito países.

26/04/2019 11:33

Sarah Menezes iniciou o torneio com vitória sobre a argentina Oritia Gonzalez, nas punições. Brasileira imprimiu maior volume de ataques e forçou 3 shidos (penalidade mais fraca no judô). Agora, a piauiense vai enfrentar a paulista Larissa Pimenta, uma das revelações da nova geração do judô brasileiro. A judoca piauiense Sarah Menezes integra a equipe do Time Judô Rio que participará do Campeonato Pan-Americano de Judô, disputado desde ontem (25) até o domingo (28), na cidade de Lima, capital do Peru.

Além de Sarah (meio-leve), do Flamengo, também foram convocados, pela equipe Time Judô Rio, outros dois atletas: Rafaela Silva (leve) e David Moura (pesado), ambos do Instituto Reação.

Além do trio, completam a seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano os seguintes atletas: Nathália Brígida (ligeiro), Larissa Pimenta (meio-leve), Aléxia Castilhos (meio-médio), Maria Portela (médio), Mayra Aguiar (meio-pesado), Maria Suelen Altheman (pesado), Beatriz Souza (pesado), Eric Takabatake (ligeiro), Daniel Cargnin (meio-leve), David Lima (leve), Lincoln Neves (leve), Eduardo Yudy Santos (meio-médio), Rafael Macedo (médio), Leonardo Gonçalves (meio-pesado) e Rafael Silva “Baby” (pesado).


Foto: Arquivo O DIA

Os atletas foram selecionados após passar por treinamento de campo em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, que contou com representantes de oito países, entre eles potências como França e Holanda, e adversários continentais - Chile, Equador e Argentina. Esta será a penúltima competição antes do Mundial Tóquio 2019, que acontece entre os dias 25 de agosto a 1 de setembro.

Além de valer o sexto ponto no Ranking Mundial, o Pan de Judô servirá também como etapa classificatória e evento-teste para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Ele e a Copa Pan-Americana, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio na Cidade do Panamá, formarão o ranking pan-americano que definirá os classificados para os Jogos de Lima.

Haverá ainda o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, de 10 a 12 de maio, último torneio a contar pontos para o ranking antes da convocação para o Mundial, mas Sarah Menezes não participará desta competição. A escolha dos nomes foi baseada nos critérios de convocação estabelecidos pela Comissão Técnica e apresentados no final de 2018 durante a última etapa da Seletiva Nacional – Tóquio 2020, em Lauro de Freitas (BA).

A seleção brasileira que vai a Lima tem quatro medalhistas olímpicos. Além de Sarah (ouro em Londres 2012) e Rafaela Silva (ouro na Rio 2016), também já conquistaram medalhas em Jogos Olímpicos: Mayra Aguiar (bronze em Londres 2012 e bronze na Rio 2016), e Rafael Silva, o "Baby" (também bronze nas últimas duas Olimpíadas).

Por: Pâmella Maranhão
Mais sobre: