Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Revista põe CR7 em vantagem na briga por Bola de Ouro: "Quem pode bater?

Depois de exaltar Neymar no mês passado, "France Football", responsável pelo prêmio, tira brasileiro e Messi da briga, dizendo que Cristiano irá disputar troféu com Buffon, Griezmann e M'Bappé

09/05/2017 16:20

No começo de abril, a conceituada revista "France Football", responsável pela organização da Bola de Ouro, dedicou sua capa a Neymar, exaltando a grande fase do brasileiro e seu desejo por ser o melhor jogador do mundo. Mas bastaram um mês, as quartas de final da Liga dos Campeões e alguns shows de Cristiano Ronaldo para a publicação mudar seu foco. Em sua edição de maio, a revista traz o português na capa, o apontando como favorito ao prêmio.

Com a manchete "Quem pode bater Cristiano Ronaldo?", a "France Football" traz um panorama sobre os candidatos a faturarem o prêmio - que existe desde 1956 e segue como um dos mais conceituados do mundo do futebol, apesar de já não ser mais o oficial, concedido pela Fifa, que atualmente entrega o "The Best". A revista chama a atenção para o crescimento de CR7 no momento decisivo na temporada, destacando os oito gols marcados nas últimas três partidas pela Liga dos Campeões.

- Cristiano deixou de lado as estatísticas que obcecava, como a de maior artilheiro da Champions. Nesta primavera, o português reencontrou o frescor físico e o faro de gol - escreve a revista.

A publicação diz que as grandes atuações de CR7 na reta final da temporada o transformam em grande favorito ao prêmio - que só é concedido no fim do ano e leva em conta apenas os feitos de janeiro a dezembro. E afirma que "o número de pretendentes" ao prêmio se reduziu e quem deseja superar o luso "terá que impressionar muito. E rápido".

Neste cenário, a "France Football" não coloca Neymar e nem mesmo Messi na disputa. A revista justifica a ausência do argentino, tetracampeão do prêmio, dizendo que a ausência nas semifinais da Liga dos Campeões prejudicou o camisa 10 do Barcelona, recordando que o último jogador que conquistou a Bola de Ouro sem avançar até tal fase na Champions foi Fabio Cannavaro, em 2006, que ganhou a Copa do Mundo, em compensação.

A publicação ainda traz outros três candidatos a desbancar Cristiano Ronaldo: todos semifinalistas da Liga dos Campeões. O primeiro é Buffon, visto como nome com mais força para derrubar CR7 na disputa. Primeiramente, porque está perto da classificação para a final (após a Juve vencer o Monaco por 2 a 0 no jogo de ida), e também por sua importância histórica e para a Velha Senhora atualmente. Entretanto, põe com obstáculo o fato de ser um goleiro - o único a vencer até hoje foi Yashin, da União Soviética, em 1963.

As outras duas apostas da revista são menos badaladas. Terceiro colocado no prêmio de melhor do mundo no ano passado, Griezmann é apontado como candidato por seu grande desempenho ao longo da temporada. Mas a falta de títulos do Atleti (que precisa de uma virada histórica para superar o Real e avançar à final da Champions) é vista como o maior problema. Inclusive, a revista diz que o jogador deve mudar de clube se deseja ganhar a premiação um dia.

M'Bappé é o outro nome citado pela publicação, que cham a anteção para os 15 gols marcados apenas em 2017 - mesma quantidade de Cristiano Ronaldo. Porém, sua juventude é vista como um fator que o atrapalharia na disputa, já que os mais jovens vencedores do troféu foram Ronaldo e Michael Owen, com 21 anos. A revelação do Monaco tem 18.

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: