Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Queda de rendimento emperra renovação de Aguirre com São Paulo

Quando o clube ocupava o primeiro lugar na tabela do Brasileiro, o clube cogitava abrir conversa com o treinador, mas a situação mudou de figura após o SP perder a dianteira do campeonato.

16/10/2018 11:57

Em agosto, Diego Aguirre estava em alta no São Paulo. Com o time na liderança do Campeonato Brasileiro, o clube cogitava abrir conversa com o treinador sobre a renovação do seu contrato, que vence no fim desta temporada. Os entraves pareciam ser um eventual convite para assumir a seleção uruguaia e o provável assédio de alguma equipe do exterior. No entanto, no segundo turno da competição, o time tricolor perdeu rendimento e, consequentemente, o primeiro lugar na tabela. Com isso, o futuro do técnico no Morumbi passou a ficar indefinido.
Segundo apurou a reportagem, é consenso entre o departamento de futebol e o próprio treinador que agora não é o momento para se discutir a renovação do vínculo. Afinal, a ideia é unir forças para fazer o São Paulo se recuperar e brigar pelas primeiras colocações. Porém, a permanência do uruguaio no cargo em 2019 também passa pelo desempenho que a equipe vai apresentar nesta reta final do Brasileirão.
Caso o time não consiga uma vaga para a Taça Libertadores, dificilmente Aguirre vai renovar o seu contrato. Aliás, se o time não ficar entre os primeiros colocados no Nacional e não garantir a vaga no torneio continental, o próprio uruguaio não deverá querer permanecer no São Paulo. Segundo pessoas próximas, ele sabe que a sua situação no clube ficaria muito fragilizada nesta hipótese.


Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Até mesmo por causa do seu início de trabalho convincente, Aguirre tem muito mais crédito do que seus antecessores no São Paulo. Por isso, a situação do treinador não é ainda mais preocupante. Mesmo assim, há os mais radicais dentro do clube que cobram uma recuperação imediata do time e não descartam até a possibilidade de uma troca no comando ainda neste Brasileiro caso a equipe não se recupere.
Depois de fechar a primeira metade do nacional na liderança, com 41 pontos e 71,9% de aproveitamento, a situação mudou. No segundo turno, o time se perdeu. Em dez partidas, a equipe somou apenas 11 pontos, com aproveitamento de 36,6%, 14ª melhor marca do returno. Na classificação geral, o clube tricolor é o quarto, com 52 pontos -7 a menos do que o líder Palmeiras.
Desta maneira, o resultado na próxima rodada, contra o Atlético-PR, no sábado (20), no Morumbi, pode fazer o São Paulo e Aguirre mudarem seus planos. Afinal, a distância para o líder Palmeiras pode aumentar, e o risco de perder um lugar na Libertadores também começaria a ficar mais real.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: