Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Principal velocista brasileira cai no doping e técnico a defende

"Eu confio nela. Ela é neurótica sobre isso", disse Katsuhico Nakaya, O técnico da velocista Ana Claudia Lemos.

10/03/2016 13:06

Um dos principais nomes do atletismo brasileiro, Ana Claudia Lemos testou positivo para um exame antidoping. Apesar de não confirmar de maneira oficial, a Autoridade Brasileira de Controle de Doping (ABCD) disse ter notificado a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) sobre o caso. A entidade do atletismo diz não ter recebido nenhuma comunicação sobre a situação.

(Divulgação / COB)

O técnico da velocista Ana Claudia Lemos, Katsuhico Nakaya, disse estar surpreso com a comunicação que a atleta recebeu da ABCD, informando que os exames antidoping a que ela foi submetida deram positivo. "Eu confio nela. Ela é neurótica sobre isso", disse.

Ele espera por uma notificação oficial. "Ainda não recebemos nada nem a Confederação Brasileira", afirmou. Ana Cláudia está falando com a Associação Brasileira de Controle de Dopagem para saber qual substância foi detectada durante os dois testes realizados durante um Camping Nacional de Treinamento de Revezamentos, ocorrido no Rio de Janeiro.

Segundo Nakaia, Ana está "indignada". "Quando se tem culpa no cartório, você reage de outra forma. Como ela é inocente, ela está indignada. A Ana passa por seis a oito exames todo ano. Nunca foi encontrado nada. Não tem sentido", falou.

A recordista sul-americana dos 100 e 200 metros rasos vai pedir o exame da contraprova. Se confirmado o doping, ele poderá ser suspensa e ficar fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

De acordo com a CBAt, Ana Claudia ficará de fora da disputa do Campeonato Mundial Indoor, no próximo dia 17, para concentrar seus treinamentos na Olimpíada do Rio de Janeiro. Ela já havia comunicado a ausência na competição antes da notícia.

Ana Claudia é a principal velocista do país ao lado de Rosangela Santos. Na última temporada, ela viu Rosangela ter um ano melhor do que ela.

Questionado sobre o caso, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Arthur Nuzman lamentou o ocorrido. "Sempre fico triste em ver uma atleta pega no doping", disse o dirigente.

Fonte: UOL
Mais sobre: