Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí conquista bicampeonato no handebol masculino dos Jogos Escolares

Defesa individual foi o ponto forte na vitória sobre o Mato Grosso por 38 a 27. Espírito Santo vence Minas Gerais e fica com o bronze

20/11/2016 10:34

O CAIC Balduíno Barbosa de Deus, de Teresina (PI), venceu a Escola Estadual Mario Spinelli, de Sorriso (MT) por 38 a 27, na tarde deste sábado, no Centro de Convenções de João Pessoa, e conquistou o bicampeonato da Primeira Divisão do handebol masculino dos Jogos Escolares da Juventude 2016, para atletas de 15 a 17 anos. Na preliminar, o Colégio Castro Alves, de Cariacica (ES), ficou com a medalha de bronze.

 Alunos do Caic Balduíno conquistam mais uma medalha de ouro (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)
Com muita vontade, a equipe piauiense dominou a partida desde o seu início. Muito bem treinada pelo técnico Giuliano Ramos, que usou uma defesa avançada e uma marcação individual, e não deixou o time adversário respirar. Assim, o time abriu cinco gols de vantagem logo no início do jogo. Os mato-grossenses ainda encostaram no placar (10 a 8), mas após duas exclusões de dois minutos em sequência, os piauienses voltaram a dominar o marcador e terminaram o primeiro tempo com 19 a 11 no placar.
 "Perdemos o jogo no primeiro tempo", lamentou o técnico Éder Almeida, ainda no intervalo. Ele ainda tentou corrigir o seu time para a etapa final, pediu para seus comandados se movimentarem mais sem a bola e a equipe melhorou no segundo período. Mas o time inteiro do CAIC Balduíno estava inspirado e voltou a sufocar o adversário.
 Conhecido pelo seu estilo Bernardinho de ser, Giuliano pedia atenção de todos apesar da grande diferença no placar. "Temos que pressionar do início ao fim. É por causa dessa pressão que nós estamos roubando bolas e marcando nos contra-ataques", esbravejou, após um pedido de tempo do treinador adversário, quando o seu time vencia por 12 gols de vantagem.
 Os destaques na vitória do Piauí foram o baiano Jonatas Santos, artilheiro da partida com 11 gols, e o maranhense Kaique Sá, que marcou dez. João Marcelo Carneiro e João Vitor Moura também tiveram grande atuação tanto na defesa quanto no ataque – cada um balançou as redes adversárias seis vezes.
 "Até o ano passado eu disputava os Jogos Escolares pela Bahia, mas eu já conhecia o projeto do professor Giuliano e fui fazer um teste lá no início do ano. Sou de Miguel Calmo, interior baiano bem precário mesmo, e há dois anos eu fui morar em Salvador por causa do esporte e dos estudos. Deixei toda a minha família pra realizar esse sonho de jogar handebol e estou muito feliz", disse Jonatas, com aquela alegria estampada no rosto.

Técnico Giuliano Ramos foi ovacionado pela equipe após a conquista (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)
 "A gente se preparou desde o início do ano para essa competição. Em todas as partidas atuamos com a nossa defesa muito avançada, sem dar tempo para os adversários pensarem. Esse foi o nosso segredo. Vencemos todos os jogos com uma boa margem de gols. Agora é só comemorar", afirmou Kaíque.
 Principal atleta do Mato Grosso, o central Matheus Gerhardt sofreu com a forte marcação de Reginaldo Sobrinho. Mesmo assim, ele acabou a partida com sete gols. Outro destaque da equipe foi o armador esquerdo Pedro Mota, também com sete gols.
 A equipe do CAIC defendeu o Brasil nos últimos três Mundiais Escolares, o primeiro foi em 2014, na Turquia. Nesse ano, a equipe ficou com vice-campeonato dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Cabo Verde, na África, outra experiência inesquecível para esses jovens atletas. “Agora só falta o COB me contratar para ser o técnico da seleção brasileira. Não tem problema não, eu aceito esse convite com prazer”, brincou Giuliano.
 Bronze – Na disputa pela medalha de bronze, a equipe do Colégio Castro Alves, de Cariacica (ES), venceu a Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia, de Santa Vitória (MG), por 23 a 17, e ficou com a medalha de bronze na primeira divisão dos Jogos Escolares. O ponta direita Kaleby Silva foi o artilheiro da partida com seis gols. O armador Tarcísio Oliveira e o pivô Guilherme Peixoto marcaram cinco gols cada um e o central Matheus Santos anotou quatro.
 "Pecamos em pequenos detalhes na derrota de ontem na semifinal para o time de Sorriso, que tem um time muito forte e jogou muito bem. Hoje, a nossa equipe jogou mais solta, o time estava mais confiante, jogamos com muita união. Fizemos o básico que é jogar o nosso jogo e conquistamos essa importante vitória", disse Kaleby.
 Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

Confira os resultados da segunda e terceira divisões:

Segunda divisão:

1º - C.E. Antônio da Silva (RJ)
2º - Liceu Maranhense (MA) 
3º - Colégio Dom Bosco (PE)

Terceira divisão:

1º - Colégio Sucesso (PA)
2º - C.E. Arabela Ribeiro (SE)
3º - Colégio da Polícia Militar de Goiás (GO)

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro
Mais sobre: