Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Internado na França com infecção urinária, Pelé está em observação

Apesar de a situação ser considerada "tranquila e controlada", Pelé ainda não tem previsão de alta.

04/04/2019 12:16

Internado desde a manhã de quarta (3) em um hospital nos arredores de Paris por causa de uma infecção urinária, Pelé, 78, ainda deve ficar em observação por um ou dois dias, disse o assessor pessoal dele.

"Depende da recuperação total", afirmou José Fornos Rodrigues nesta quinta (4).

O assessor não confirmou se a participação de Pelé em um evento nos EUA, marcado para domingo (7), está mantida ou foi cancelada.

O Rei do Futebol será homenageado no evento Brazil Conference at Harvard & MIT 2019, em um painel que contará também com a presença do técnico da seleção brasileira, Tite.

Procurada repetidamente nos últimos dois dias, a assessoria de comunicação do Hospital Americano, em Neuilly sur Seine (a oeste de Paris), nem sequer confirma a internação do ex-atleta, alegando guardar discrição absoluta em relação às identidades de seus pacientes.

Pelé deu entrada no hospital na quarta, depois de ter febre na noite anterior. Ele já havia sido internado com infecção urinária em 2014, depois de ter passado por uma cirurgia de cálculos renais.

O ex-jogador foi a Paris participar de um evento de uma marca suíça de relógios ao lado do atacante francês Kylian Mbappé, 20, um dos destaques da última Copa do Mundo.

Os dois posaram juntos para fotos e trocaram elogios diante de jornalistas na noite de terça (2), em um hotel de Paris.

O encontro com Mbappé já deveria ter acontecido no ano passado, mas foi adiado em razão das condições de saúde do ídolo do Santos, tricampeão do mundo com a seleção brasileira.

Debilitado por três cirurgias recentes, ele não pôde comparecer ao Mundial da Rússia.

"Graças a Deus, estou bem. Fiz três cirurgias nos últimos anos, mas não estou 100%. Não sinto mais dor, sinto mais fraqueza. Eu tinha umas pernas bonitas, olha como estão agora [aperta as coxas por cima da calça]. Tive de fazer duas [cirurgias] no quadril, uma na coluna porque houve desgaste. Também tem o joelho. Até brinquei. Disse que joguei futebol por 30 anos, 25 no Santos e cinco no Cosmos. Deus só mandou a conta agora. Nos 30 anos de futebol, não tive contusão. Mas já estou até dando pique no lugar", afirmou.

Em 2012, Pelé passou por uma cirurgia para a implantação de uma prótese no quadril. Segundo ele, uma suposta falha obrigou-o a passar por nova operação, em dezembro de 2015.

"Segundo os médicos que me analisaram, teve um erro médico. Um erro na técnica dos brasileiros", disse o ex-atleta em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo em 2016.




Pelé reage bem, mas segue internado e cancela viagem aos EUA

Internado na quarta-feira (3) na França para tratar de uma infecção urinária, o ex-jogador Pelé passou a noite bem e "está reagindo muito bem" aos medicamentos, informou na manhã desta quinta (4) o porta-voz do Hospital Americano, localizado nos arredores de Paris. O "Rei do Futebol", no entanto, não irá mais aos Estados Unidos, onde receberia uma homenagem no domingo.

Apesar de a situação ser considerada "tranquila e controlada", Pelé ainda não tem previsão de alta. O porta-voz apenas informou que ele seguirá em observação, sem confirmar se permanece a expectativa de "um ou dois dias internado", passada pela assessoria do atleta na quarta-feira.

Pelé, 78 anos, deu entrada no hospital durante a manhã de quarta apresentando um quadro de febre. A assessoria de imprensa do atleta confirmou mais tarde que ele foi diagnosticado com infecção urinária e foi medicado com antibióticos.


Foto: Reprodução

Pelé viajou a Paris para encontrar com Kylian Mbappé, do PSG. A reunião com Mbappé estava marcada para o ano passado, mas teve que ser adiada também por problemas com a saúde de Pelé.

A programação de Pelé previa ainda nesta semana uma viagem a Boston, nos Estados Unidos, onde ele seria homenageado em um painel organizado pela Universidade de Harvard, que contará com as presenças também do técnico da seleção brasileira, Tite, e da jornalista Glenda Kozlowski. A assessoria de imprensa do atleta confirmou que ele não poderá comparecer ao evento por causa do contratempo.

A saúde de Pelé tem sido motivo de preocupação nos últimos anos. Em 2014, ele foi internado com infecção urinária. Já em 2016, ele não conseguiu ir à cerimônia de abertura das Olimpíadas por falta de condições físicas. Em 2017, o ídolo do futebol mundial foi ao sorteio da Copa do Mundo em uma cadeira de rodas.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: