Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Meninas do nado controlam saudade por medalha

Seleção treina no Canadá para o Pan desde o dia 9 de junho e só volta para o Brasil após o Mundial de Kazan, no dia 2 de agosto.

09/07/2015 10:51

"Longe de casa, há mais de uma semana. Milhas e milhas distante, do meu amor...". A letra da música "A dois passos do paraíso", da Blitz, retrata bem a atual situação das meninas da seleção brasileira de nado sincronizado. Só que para elas o quadro é ainda pior. Estão bem mais que há uma semana longe dos amores, amigos e familiares. Por um bom motivo. Desde o dia 9 de junho, treinam no Canadá para subirem ao pódio nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Já são 30 dias fora do Brasil e ainda terão outros 30 pela frente, por conta do Mundial em Kazan. Nesta quinta-feira, a partir das 13h, elas iniciam a briga por uma medalha no Pan. 

- A gente já ficou fora de casa um bom tempo, mas acho que nunca chegou a tanto, quase dois meses, e com duas competições tão importantes no meio. Isso só fortalece, une mais ainda a equipe. Acho que no fim das contas vai ser bom, a gente consegue se concentrar bastante para fazer tudo mais focado do que nunca - conta Maria Bruno, atleta do Fluminense.

Foto: Reprodução/Globoesporte.com

Depois dos Jogos de Toronto, Bia e Branca Feres, Luisa Borges, Duda Minucci, Lorena Molinos, Sabrine Lowy, Maria Bruno, Lara Teixeira e Maria Clara Lobo seguirão para a Europa. Mais treinos e em seguida o Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia. Das nove atletas da seleção, quatro namoram (Luisa com Lucas; Maria Clara com Fernando; Maria Bruno com Bernardo; e Bia com Maurício), quatro estão solteiras (Branca; Duda; Sabrine; e Molinos) e apenas uma é casada: Lara Teixeira. Aos 27 anos, ela é uma das mais experientes da equipe e conta como consegue administrar a distância do marido Fernando. Para ela, a tecnologia ajuda a encurtar distâncias.

- Eu estou mais de 15 anos no esporte e nunca fiquei dois meses fora. É até uma novidade para mim. Sofri mais antes de vir do que aqui, porque aqui a gente está focada, concentrada nos treinamentos e nas competições. Mas o meu marido tem que entender. Durante a viagem ele é até mais seco comigo. Eu é que falo: "tô morrendo de saudade". Só que ele tenta não passar isso para eu não ficar triste ou me sentindo mal, porque ele sabe que eu estou aqui, com um objetivo maior. Mas é óbvio que ele sente, todo mundo sente. Faz parte do esporte. Usamos o Facetime, a internet... Hoje em dia é muito melhor, a tecnologia ajuda muito, parece que a gente está um do lado do outro.

A rotina de viagens de um atleta não é fácil, ainda mais para manter um relacionamento. Das gêmeas Bia e Branca Feres, a primeira namora, já a segunda está solteira. A Vila dos Atletas reúne pessoas de vários países e esportes, promove um clima de interação e muitas vezes de "azaração". Bia comenta o assunto, mas prefere empurrar para a irmã:

- Rola saudade. Relacionamento para quem namora à distância tem que ter confiança. É óbvio que todo mundo pergunta como é na Vila, azaração, mas essa parte eu já deixo para a minha irmã que está solteira - diz aos risos.

Para Maria Bruno, a distância geográfica do namorado não é tão grande. Isso porque Bernardo integra a seleção brasileira de polo aquático que também está em Toronto e venceu na estreia o Canadá por 11 a 9 e a Venezuela por 22 a 2. No entanto, isso não impede que os dois quase não se esbarrem por conta da agenda de treinos e competições. 

- Eu não consigo ver muito meu namorado porque cada um tem a sua rotina de treinamento e, por mais que a gente esteja no mesmo prédio, é muito difícil de os horários baterem. Às vezes a gente se encontra no refeitório, no elevador, mas a gente tem que dormir cedo, focar no treino e não dá para encontrar muito - conta.

A seleção de nado sincronizado deixou o Brasil no dia 9 de junho a caminho de Montreal, no Canadá. Após quase um mês de treinos, viajou para Toronto, onde compete nos dias 9 e 11 de julho. No dia 12, viaja para Barcelona para mais uma semana de treinos, dessa vez na Espanha. O destino seguinte é a cidade de Kazan, na Rússia. O time chega no dia 19 de julho e fica até o dia 2 de agosto. As competições da modalidade no Mundial de Esportes Aquáticos acontecem de 25 de julho a 1º de agosto. Enfim, retornam ao Brasil após quase dois meses longe do arroz e do feijão. 

Fonte: Globoesporte.com
Mais sobre: