Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Judocas do PI finalizam preparação e estipulam meta para o Brasileiro

Com 75 atletas, delegação quer conquistar as primeiras posições do torneio no MA.

31/03/2016 07:39

O fim de semana vai ser de competição para os judocas do Piauí. Uma delegação formada por 75 atletas viajam hoje (31) para São Luís, no Maranhão, onde acontece o Campeonato Regional I da modalidade. O torneio reúne atletas do Piauí, Maranhão, Ceará, Pará e Amapá.

Foto: Elias Fontenele/ODIA

Os piauienses serão minoria na competição, já que cada estado tem direito a levar até 100 atletas. Mas os treinadores acreditam que a qualidade deverá sobrepor a quantidade e o Piauí tem obrigação de estar entre três primeiros colocados.

“Espero que a qualidade dos nossos atletas faça a diferença. Nós estamos pecando em alguns pesos, pois não temos representantes. Mas em compensação temos muitos atletas fortíssimos que estão na mesma categoria e se eu separasse esses atletas eles ganhariam em categorias distintas, caso da até 73kg, com Stanley, Benito e Victor. É uma das categorias que dependendo do sorteio podemos garantir ouro, prata e bronze”, destacou Queiroz Filho.

A categoria Sênior costuma ser o carro chefe do estado em Regionais. Com inúmeros campeões regionais e brasileiros lutando. Dentre as categorias que promete um alto nível de disputa, está até 73kg, com cinco fortes nomes do Piauí, como Stanley Torres. O judoca é heptacampeão Regional e vem com um bom ritmo de competição nesse início de ano.

“Chego pensando em ser campeão. Acho que não tem como pensar outra coisa. Venho treinando forte e participei esse ano do Aquece Rio e Copa São Paulo, o Regional eu sempre tenho bons resultados e esse ano não vai ser diferente. O foco é ser campeão e se classificar para o Brasileiro”, ressalta Stanley.

Entre os mais novos, uma das promessas do judô piauiense é Gustavo Tourinho, de 13 anos. O garoto conquistou uma medalha de prata na Copa São Paulo, no último dia 20, e vem com forte ritmo de treinos. Gustavo já foi campeão da competição duas vezes e agora briga pelo título na categoria Sub 15, até 58kg. “Estou treinando para chegar em São Luís e conquistar o ouro. Estou com bons resultados ano e sei que o nível do Regional é sempre muito bom, o Ceará tem atletas bem fortes, mas chego bem para disputa”, conta Gustavo.

A maior preocupação dos técnicos do estado é com o time feminino do Piauí que continua tendo poucas representantes. Entre os nomes mais fortes, estão Lilian Lopes (até 48kg) e Joseanne Fernandes (até 52kg). As duas disputaram a Copa São Paulo na semana passada e chegam com um bom ritmo de lutas. Já as categorias menores, muitas vão sem representantes. O Campeonato Regional I acontece nos dias 02 e 03 de abril, em São Luís, no Maranhão.



Por: Pâmella Maranhão - Jornal O DIA
Mais sobre: