Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jogos Olímpicos da Juventude são adiados para 2026; Piauienses são prejudicados

Entre as modalidades mais prejudicadas no estado estão o atletismo e badminton.

20/07/2020 14:00

O primeiro grande evento esportivo internacional a ter seu ciclo modificado foram os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2022, que agora acontece somente 2026. Isso por conta da pandemia do coronavirus. Com isso, atletas que estavam se preparando visando disputar a competição internacional não terão mais a oportunidade e entre os piauienses os esportes mais prejudicados são o atletismo e badminton.

A competição internacional envolve atletas de até 17 anos, no caso, Dakar 2022 teria esportistas dos anos de 2005 e 2006. Agora, apenas atletas de 2009 e 2010 e isso obriga os treinadores a mudarem toda uma geração. ‘Mais um evento esportivo completamente modificado por conta da pandemia. Uma mudança drástica. Eu mesmo perdi a oportunidade de colocar mais um piauiense na competição, assim como aconteceu com Leticia, que foi bronze em Buenos Aires, no ano de 2018’, frisa Antônio Nilson, técnico atletismo.

Letícia Lima foi a primeira mulher no atletismo a conquista medalha na competição que reúne futuros atletas olímpicos do mundo inteiro. Na época, o Brasil conquistou 13 medalhas, uma delas o bronze da velocista piauiense. O outro nome que poderia carimbar vaga na competição seria Victor Raphael, que esteve no Sul-Americano de atletismo sub16 e foi ouro e também subiu ao pódio no Brasileiro, mas com essa mudança não terá mais idade.


O badminton é outra modalidade em que os piauienses são fortes e a técnica Norma Rodrigues, responsável pela Seleção Junior fala que o sentimento é de frustração, pois se inicia o trabalho da geração seguinte devido à mudança brusca de data. 

Por: Pâmella Maranhão - Jornal ODia
Mais sobre: