Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Flagrado no doping, lenda cazaque pode perder ouro obtido em Londre

Bicampeão olímpico e tetra mundial, Ilya Ilyin nunca perdeu uma competição e é o maior nome do esporte da atualidade. Ele integra lista de 20 atletas flagrados pelo COI

16/06/2016 10:39

Na última semana, a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF- sigla em inglês) informou que o Comitê Olímpico Internacional (COI) descobriu 20 casos de doping referentes às duas últimas edições dos Jogos Olímpicos - dez casos em Pequim 2008 e dez em Londres 2012. Nesta terça-feira, a agência Reuters revelou que o multicampeão Ilya Ilyin, do Cazaquistão, está entre os denunciados. Segundo o relatório do COI, o cazaque competiu dopado nas Olimpíadas de Londres, quando conquistou a medalha de ouro, que pode ser anulada nas próximas semanas.

Ilya Ilyin pode perder a medalha de ouro conquistada nas Olimpíadas de Londres, em 2012 (Foto: Getty Images) 

Considerado o maior nome do levantamento de peso da atualidade, Ilya Ilyin soma ainda o ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e quatro títulos mundiais. Na Rio 2016, ele competiria na categoria até 105kg, a mesma do brasileiro Mateus Gregório. Aos 28 anos, o cazaque ostenta a marca histórica de ter ganho todas as competições que participou na carreira, iniciada em 2005. Todos os atletas denunciados pelo COI estão suspensos preventivamente pela IWF e devem ficar de fora da Rio 2016. 

Segundo a Reuters o COI deve anunciar nas próximas semanas a retirada das medalhas olímpicas dos atletas flagrados. Os testes foram realizados nos últimos meses pela Agência Mundial Antidoping (Wada) com o intuito de desenvolver novas ferramentas de controle antidoping, inexistentes nas duas últimas Olimpíadas.

Além de Ilya Ilyin, integram a lista de levantadores cazaques flagrados: as campeãs olímpicas Zulfiya Chinshanlo (53kg), Maiya Maneza (63kg) e Svetlana Podobedova (75kg). O grupo de atletas suspensos preventivamente tem ainda: o russo Apti Aukhadov (85kg), a ucraniana Yuliya Kalina (58kg), os bielorrussos Maryna Shkermankova (69kg), Yauheni Zharnasek (+105kg) e Dzina Sazanavets (69kg), e a búlgara naturalizada pelo Azerbaijão Boyanka Kostova (58kg).

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: