Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Depois de médicos, justiça mira motorista de Maradona

Maximiliano Trimarchi era um dos que estavam no local em que o ex-jogador morreu, no final de novembro

21/12/2020 15:14

Depois do médico de Diego Armando Maradona, a justiça argentina também colocou o motorista do ex-jogador na mira do processo que investiga se houve displicência médica no episódio que o levou à morte. Maradona morreu de parada cardiorrespiratória no dia 25 de novembro, em Tigre, na Região Metropolitana de Buenos Aires.

Maradona trabalhava como treinador do Gimnasia y Esgrima, que disputa a primeira divisão argentina, mas que, segundo os palpites de futebol desta temporada, colocava como um dos principais candidatos ao rebaixamento.

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas 

Segundo a delegacia de San Isidro, onde o caso está sendo tratado, o apartamento de Maximiliano Trimarchi, que trabalhava com Maradona até a morte do ex-jogador, foi revistado pelos policiais, e seu aparelho celular foi apreendido. Ainda de acordo com a delegacia, o motivo das buscas na residência de Trimarchi é que ele era um dos que estavam no Lote 45, em San Andrés, na hora que Maradona morreu.

A investigação sobre o motorista também terá uma perícia, feita pela Unidade de Análise e Investigação Digital da Polícia Judicial da província de Buenos Aires, em todos os aparelhos que ele usou nos últimos meses de vida do astro do futebol argentino.

Trimarchi entra em um círculo que já conta com o neurocirurgião Leopoldo Luque, que foi o responsável pela operação na cabeça de Maradona semanas antes de sua morte, e da psiquiatra que atendia o ex-jogador, Agustina Cosachov. Eles são suspeitos de negligência no tratamento do ex-jogador.


Morte de Maradona

Diego Maradona, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, morreu na manhã de quarta-feira, 25 de novembro, aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele estava em sua casa, em Tigre, cidade vizinha de Buenos Aires. Sua saúde já estava precária desde o início do mês, quando foi operado de um hematoma subdural e depois, por decisão familiar e médica, permaneceu hospitalizado devido a uma "baixa anímica, anemia e desidratação" e um quadro de abstinência devido ao vício em álcool.

Segundo a imprensa argentina, seis ambulâncias foram chamadas para atender o ex-jogador depois que ele passou mal, mas os médicos não conseguiram salvá-lo.

O "pibe de ouro" sofreu uma delicada cirurgia no cérebro no começo do mês e recebeu alta oito dias depois, após drenar uma pequena hemorragia. Luque afirmou na ocasião que a cirurgia era considerada simples, mas havia uma preocupação extra pela condição de saúde do ex-jogador.

Campeão mundial na Copa de 1986, quando ficou eternizado pelos gols que marcou contra a seleção da Inglaterra, Maradona era reverenciado e tratado como Deus na Argentina. “Muitas vezes me dizem: você é Deus. E eu respondo: vocês estão equivocados. Deus é Deus e eu sou simplesmente um jogador de futebol”, afirmou o craque argentino em 1991.

Seu gol de mão contra a Inglaterra ficou mundialmente conhecido pela "mão de Deus". O outro gol, em que Maradona driblou metade do time (inclusive o goleiro), foi eleito pela Fifa em 2002 como o mais bonito da história das Copas do Mundo.

Mais sobre: