Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corrida Fenae do Pessoal da Caixa acontece dia 19 de maio

A competição possui duas modalidades: caminhada e corrida. Este ano também terá a corrida inclusiva para cadeirantes

09/05/2019 10:19

Está chegando o grande dia da Corrida Fenae do Pessoal da Caixa. O evento está marcado para o dia 19 de maio, com largada às 7h da Apcef/PI, na Avenida Presidente Kennedy. A corrida, que chega a sua 11ª edição, é uma realização da Apcef/PI em parceria com as Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

A competição possui duas modalidades: caminhada (3 km) e corrida (7 km). Este ano, o evento traz uma novidade, a corrida inclusiva para cadeirantes, com percurso de 3km.

Glória Araújo, presidente da Apcef/PI, enfatiza que a Corrida Fenae do Pessoal da Caixa é uma forma de incentivar a prática de atividade física, promovendo saúde e bem-estar, tanto para os funcionários da Caixa como para os amantes do esporte. 

“Hoje a corrida faz parte do calendário esportivo de Teresina e promove a prática esportiva, auxiliando na qualidade de vida das pessoas, ajudando a reduzir o peso corporal, melhorando o nível do colesterol e aumentando a capacidade cardiorrespiratória, além de outros benefícios para a saúde”, comenta. 

A Corrida da Caixa iniciou somente para os empregados da instituição, mas hoje abrange a sociedade como um todo, ou seja, tanto os funcionários como a população em geral, inclusive grupos de corrida e quem gosta de praticar esporte. Além disso, também é voltada para quem pratica caminhada.

A expectativa é de que mil pessoas participem do evento este ano, atingindo a mesma quantidade de inscritos do ano passado. Contudo, é bom lembrar que o número de participantes é cada vez maior; por isso, é preciso se antecipar e não deixar para a última hora, pois as inscrições podem acabar.

A nova categoria, chamada ‘Superação’, voltada para cadeirantes e pessoas com deficiência, é uma proposta do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e que foi abraçada pela organização do evento. “Ofereceremos toda estrutura de segurança, com agentes da Strans para controlar o trânsito com ajuda de batedores, polícia e ambulância, tanto no Clube como ao longo do percurso. Durante todo o percurso, temos pontos de água e, no final, faremos a distribuição de água e frutas para os corredores, além de sorteio de brindes enquanto fazemos a apuração dos vencedores”, acrescenta a presidente da Apcef/PI.

Convidado 

A Caixa costuma trazer algum convidado para prestigiar e apadrinhar a Corrida Fenae do Pessoal da Caixa. Este ano, o grande convidado será o teresinense Cláudio Roberto Sousa, que possui o projeto “Cidadão olímpico, correndo na frente” e atende crianças e adolescente da periferia de Teresina.

O piauiense é um dos maiores corredores da história do atletismo brasileiro, já foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000 no Revezamento 4x100m; medalha de prata no Campeonato Mundial de Atletismo em Paris 2003, no Revezamento 4x100m; medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo na República Dominicana 2003, também no Revezamento 4x100m, entre outras conquistas.

Inscrições podem ser feitas online

As inscrições para participar da Corrida Fenae do Pessoal da Caixa podem ser feitas também pelo site, através do endereço eletrônico http://www.apcefpi.org.br, ou presencial, tanto na Sede Social da Apcef/PI, que fica localizada na Avenida Presidente Kennedy, número 1951, como na Sede Administrativa da Apcef/PI, que fica na Rua Barroso, 632/N Praça do Liceu – Centro/N.

Para confirmar a participação, é necessário preencher a ficha de inscrição e fazer o pagamento da taxa de R$ 85. Para maiores de 60 anos, será cobrada apenas metade da taxa. Quem se inscrever na categoria ‘Superação’ está isento do pagamento.

Os corredores inscritos serão agraciados com medalhas no final do percurso. Além disso, também será entregue uma premiação em dinheiro para os primeiros vencedores das categorias Caixa e Geral. A premiação ocorre após apuração dos resultados através do sistema com chip.

Os Kits serão distribuídos para os corredores no dia 18 de maio, no Clube da Apcef, a partir das 14h. No grande dia da corrida, além da competição ainda ocorrerá aula de dança, alongamento, aferição de pressão e glicemia, bem como sorteios para os competidores.


Edição: Virgiane Passos
Por: Isabela Lopes / Foto: Divulgação
Mais sobre: