Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com seis equipes, Piauiense de futsal irá iniciar em novembro

A competição será sem presença de público e terá um protocolo especifico para atletas e comissão.

20/10/2020 15:05

Demorou, mas o Campeonato Piauiense de futsal 2020 vai acontecer. Diferente das últimas edições apenas seis equipes irão disputar o torneio, muitos times não tiveram condições de se reestruturar por conta da pandemia optaram por não disputar competições esse ano. AABB/Mesa 14, JES, Piauí, Beneditinos, Belos e Borussia irão brigar por vaga na Copa Nordeste e Taça Brasil, competições nacionais que os representantes piauienses tem direito a vaga. O Piauiense acontece sem público e deve ter jogos no ginásio Verdão, em Teresina.

Piauiense 2020 terá seis equipes (FOTO: Jailson Soares/ODIA)

“Ainda não ficou definido a data exata que irá começar, mas acontece o congresso técnico no dia 3 de novembro para uma conversa com todos os representantes e federação e a partir daí a gente definir algumas questões internas para ter segurança e fluxo na competição”, disse Cidd Lustosa, presidente do JES.

A competição se apresenta em formato mais enxuto, turno único e em que todos jogam contra todos e os quatro primeiros colocados avançam para fazer semifinal e final. A pandemia de coronavirus acabou forçando uma pausa longa no calendário e por isso o tradicional Campeonato Metropolitano não irá acontecer e o Piauiense vai distribuir as duas vagas nacionais.

“Vamos seguir critérios de fazer uma competição que tenha um certo impacto, mas ao mesmo tempo será bem rápida, como forma de diminuir o risco de contaminação dos atletas e quem estiver participando da competição. Estamos organizando também um protocolo adaptado a nossa realidade para poder passar a imprensa e aos jogadores e assim fazer um torneio seguro”, conta David Menezes, Diretor de competições da federação.

A intenção da federação é fazer uma competição extremamente curta, como forma de reduzir os riscos de contaminação por covid-19. Alguns dos protocolos que serão utilizados nas rodadas de jogos é a sanitização dos espaços, intervalo de 40 minutos de um jogo para o outro, cadeiras intercaladas para os jogadores que estiveram no banco, aferição de temperatura na entrada do ginásio, equipe chegar uniformizada e ir embora logo após o jogo.  

O Campeonato Piauiense Sub20 também irá iniciar e com seis equipes brigando por título e deve seguir os mesmos protocolos. 

Por: Pâmella Maranhão - Jornal ODIA
Mais sobre: