Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Colegas e torcedores do Criciúma choram a morte do goleiro Alexandre

Corpo do arqueiro campeão da Copa do Brasil em 1991 e de quatro títulos do Campeonato Catarinense é velado em crematório no Sul de Santa Catarina

18/02/2015 08:15

Velório Alexandre Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)

Esposa ampara Itá, que não consegue conter tristeza pela morte de Alexandre (Foto: João Lucas Cardoso)

Itá toca as mãos no caixão, olha para o rosto sem vida do ex-companheiro e chora. Foi obrigado a tirar do rostos os óculos para enxugar as lágrimas. O amparo ao eterno capitão do Criciúma vem da esposa que estava ao lado e, em seguida, do ex-zagueiro Vilmar. No salão do crematório onde está o corpo de Alexandre Pandóssio dava para ouvir apenas a voz de bebê da neta do arqueiro do Tigre que morreu na última terça-feira, por conta de múltiplas paradas cardíacas. Assim foi o momento de muita emoção nos primeiros momentos do velório do arqueiro campeão da Copa do Brasil de 1991 e quatro vezes do Campeonato Catarinense com escudo do Criciúma sobre o coração que parou de funcionar durante o futevôlei na praia do Balneário Rincão, horas antes. 

Velório Alexandre Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)

Ex-zagueiro Vilmar ajuda a consolar ex-companheiro e presta homenagem ao goleiro (Foto: João Lucas Cardoso)

Torcedores também prestaram homenagens ao passar pelo crematório em Içara, cidade vizinha à capital do carvão, onde é velado o corpo do ex-goleiro que faleceu na última terça-feira. Por volta das 23h o espaço foi aberto para que tricolores, amigos, familiares e ex-companheiros de Criciúma pudessem se despedir de Alexandre. O clube presta todo o suporte para familiares. Além de Itá e do ex-zagueiro Vilmar, Sarandí e Wilson, que formaram a frente de Alexandre a linha de defesa do Tigre na Libertadores de 1992, também passaram pelo local para a despedida. Maior artilheiro da história do Carvoeiro, Vanderlei também prestou suas condolências aos familiares e outros tantos abalados com a súbita morte do amigo aos 53 anos.

Velório Alexandre Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)

Maior artilheiro da história do Criciúma, Vanderlei recebe e dá palavras de conforto ao torcedor (Foto: João Lucas Cardoso)

Com uma camisa do Criciúma da 1991 repleta de autógrafos de atletas que a vestiram em campo na época, o projetista Luiz Carlos Pieri forneceu palavras de conforto a Vanderlei, e vice-versa ao redor do caixão. Usar a veste amarela, preta e branca em que tinha no lado direito do peito a assinatura do ex-goleiro foi a forma que o senhor de 62 anos encontrou para mostrar o quanto Alexandre vai deixar saudades nele e em outros torcedores.

Luiz Carlos Pieri Velório Alexandre Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)

- Esta é uma homenagem a ele, a camisa do campeonato de 1991, assinada por quase todos. Ganhei de um amigo que ganhou de um jogador na época. O Alexandre foi um dos primeiros a assinar, pouco depois que a tive �€“ comentou o homem com o número 13 nas costas.

Assim como Luiz Carlos, outros torcedores foram com camisas do Tigre ver com os próprios olhos o que a mente custa a acreditar. No final da tarde de terça-feira, durante uma partida de futevôlei, Alexandre sofreu a primeira parada cardíaca. Sofreria outras ainda deitado sobre a areia e a caminho do hospital. Com histórico de doenças do coração na família e sem realizar exames médicos periodicamente, o ex-goleiro não resistiu e faleceu pouco tempo depois de ser internado no hospital São José, em Criciúma. 

- Escutei a notícia no rádio e não queria acreditar no que ouvia. �‰ uma pena, porque o Alexandre era um cara muito gente boa. Isso serve para alertar a todos nós para nos cuidarmos �€“ disse Vilmar, que teve contato com Alexandre pela última vez no final do ano passado, em um evento que reuniu alguns jogadores do elenco do começo dos anos 1990, época áurea do Criciúma Esporte Clube.

O velório se estende até às 17h desta quarta-feira. Durante o dia, outros ex-companheiros de Alexandre devem passar pelo local. Em seguida o corpo será encaminhado para que seja cremado. Para o jogo diante do Joinville, às 19h30 desta quarta-feira, o Criciúma avalia de que maneira vai prestar sua homenagem ao goleiro mais querido nos corações da torcida carvoeira.

Velório Alexandre Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)

Tricolor se despede do goleiro enrolado em camisa utilizada por Alexandre na fase áurea do Criciúma

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: