Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Clubes vetam venda de mando de campo no Campeonato Brasileiro

As equipes estão proibidas de transferir seus jogos para fora de seu estado de origem, exceto em casos excepcionais, a serem analisados pela CBF.

28/02/2020 12:28

Representantes dos 20 clubes que vão disputar a Série A do Brasileiro neste ano se reuniram nesta quinta (27) na sede da CBF e definiram em conjunto com a entidade a tabela básica da competição, além das mudanças que serão implementadas no regulamento, entre elas, o veto à venda de mando de campo.

Desta forma, as equipes estão proibidas de transferir seus jogos para fora de seu estado de origem, exceto em casos excepcionais, a serem analisados pela CBF. 

A regra foi aprovada pela maioria dos times. O Flamengo, atual campeão, foi um dos que se posicionaram contra o veto. O presidente do clube carioca, Rodolfo Landim, criticou a decisão. "Sou a favor de que os clubes tenham livre arbítrio e façam o que quiserem com o mando de campo deles", argumentou.


Flamengo e Santos travaram duelo pela liderança do Brasileirão no Maracanã - Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Houve, também, uma redução no limite de jogadores que podem ser inscritos na competição. Cada clube, agora, poderá inscrever até 40 atletas, 5 a menos do que na temporada passada. Em contrapartida, o número de substituições no elenco aumentou de 5 para 8 -as inscrições vão até 14 de agosto e o período de trocas termina no dia 11 de setembro.

Durante o conselho técnico, a CBF colocou em pauta a discussão sobre estabelecer um limite para troca de técnicos ao longo da competição. Não houve maioria para a aprovação deste item. 

Com apenas dois meses da atual temporada, cinco times da Série A já demitiram treinadores: Cristóvão Borges (Atlético-GO), Rafael Dudamel (Atlético-MG), Argel Fucks (Ceará), Alberto Valentim (Botafogo) e Guto Ferreira (Sport).

A primeira rodada da competição deve ocorrer entre os dias 2, 3 e 4 de maio. Datas e locais exatos ainda serão definidos pela CBF.

*

Veja os jogos da primeira rodada:

Flamengo x Atlético-MG

Botafogo x Bahia

Palmeiras x Vasco da Gama

Santos x Red Bull Bragantino

Corinthians x Atlético-GO

Grêmio x Fluminense

Sport x Ceará

Coritiba x Internacional

Fortaleza x Athletico

Goiás x São Paulo

Fonte: Folhapress
Mais sobre: